AutoParts Logistic
AutoParts Logistic Marca Recomendada

Como testar a bateria do carro com ou sem multímetro?

Um multímetro é uma ferramenta necessária para a sua caixa de ferramentas. Um decente pode ser adquirido por menos de 50€ e pode ser usado para testar qualquer tipo de conexão elétrica em seu carro. Bateria? Sondá-lo. Retransmissão? Sondá-lo. Alternador? Tente!

O procedimento para testar uma bateria é bastante simples, mas mesmo uma rápida olhadela num multímetro pode fazer com que os mais inexperientes fiquem confusos. Não tenha medo: tudo o que você precisa de saber para usar o multímetro e ver como está seu carro são alguns passos simples.

Como sei se a bateria está morta?

Para começar, precisará de reconhecer os sinais de alerta de que sua bateria está em mau estado. Então tem que colocá-la à prova. Os sinais de alerta de que a sua bateria pode estar com defeito estão listados abaixo.

• O indicador de bateria acende.
  • Há corrosão nos terminais da bateria.
  • Há uma protuberância física na bateria.
  • As luzes internas do carro acendem, mas não arranca.
  • Nada sobre as funções do veículo.
  • O veículo arranca, mas o motor não.
  • O motor arranca lentamente.
  • As suas luzes estão fora de foco.

Como testar a bateria sem o multímetro

Se você ainda não o fez, pode verificar a integridade da bateria de outras maneiras se não tiver acesso a multímetros, que são ferramentas baratas que todos deveriam ter e comprar.

Use o teste do farol. Embora não seja cientificamente preciso, esse método pode ser uma maneira fácil de verificar a integridade da bateria.

• Acenda os faróis por cinco a dez minutos sem ligar o veículo.
  • Ligue o veículo.
  • A sua bateria pode estar prestes a acabar se, ao ligar o veículo, você perceber que as luzes diminuíram significativamente o brilho.

• Como testar a bateria com o multímetro

• Abra o capô, localize a bateria e remova qualquer capa de terminal que possa estar a bloquear os terminais.
  • Se necessário, limpe os terminais.
  • Mude a configuração de tensão CC em seu multímetro para 20volts.
  • Toque no terminal negativo (preto) com a ponta da prova preta.
  • Toque no terminal positivo (vermelho) com ma ponta de prova vermelha
  • Verifique a leitura no visor do seu multímetro. Uma bateria saudável deve ter uma leitura de aproximadamente 12,6 volts.

• Visite-nos, e aceda ao nosso blog.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de AutoParts Logistic.