Autoridade Nacional de Protecção Civil

Autoridade Nacional de Protecção Civil - Omissão de prestação de auxilio

Diana Gabriela oliveira Sequeira
Diana Sequeira apresentou a reclamação
19 de novembro 2022
Ontem dia 19 de novembro de 2022, pelas 17:30, o meu pai e um funcionário de empresa, seguiam numa carrinha, em trabalho, quando ficaram encurralados numa rua, no Cartaxo, que não conseguiam, o carro não saía do local e tornou-se complicada a saída dos passageiros da viatura.
O que foi feito de imediato, foi acionar o 112, mais tarde, os bombeiros que por diversas vezes se recusaram a prestar auxílio porque não se tratava de uma emergência médica.
Por volta das 19:00h, eu mesma liguei aos bombeiros do CARTAXO, para darem conta do sucedido e nos ajudarem de alguma forma, a atenção que deram ao caso, foi nula, disseram que não iam fazer nada e aconselharam chamar o reboque. Questionei como é que um reboque passava num sítio em que uma carrinha de dois lugares, fica presa.
O responsável pelo reboque disse que era uma zona difícil para o reboque.
Não NOS FOI PRESTADO QUALQUER TIPO DE AJUDA OU TENTATIVA POR PARTE DE NENHUMA AUTORIDADE.
Por volta das 20:00h, recorri às redes sociais indignada com a situação, contei o acontecido, e pedi ajuda para chegar a alguma autoridade competente que pudesse ajudar o meu pai. Recorri também ao facebook para pedir auxílio aos cidadãos comuns.
Eram 21:30 e nada foi feito.
Felizmente, um cidadão comum, voluntariou-se a ir buscar um trator e a rebocar a carrinha.
A situação ficou resolvida por volta das 23:00/23:30.
ZERO AXULIO DAS AUTORIDADES COMPETENTES. É esta a proteção civil que oferecem aos cidadãos. Se o cidadão não tivesse socorrido, quanto tempo teriam ficado ali? Importa referir que o meu pai e o funcionário residem em Viseu.
Data de ocorrência: 19 de novembro 2022