BANCO BPI

Banco BPI - Fraude com cartão visa gold

António Morais
António Morais apresentou a reclamação
14 de agosto 2019
No passado dia 12 de Maio de 2019 apercebi-me que, dias antes, haviam sido realizados três movimentos não autorizados, relativamente ao meu cartão do BPI, no valor de €1.200,00. De imediato procedi ao seu cancelamento, via BPInet, e dirigi-me à esquadra da PSP da minha zona, para apresentar queixa da fraude informática de que tinha sido vítima. Somente no dia a seguir, 13 de maio, é que me desloquei ao meu balcão do BPI em virtude de dia 12 ser Domingo e este estar, por isso, encerrado. Uma vez no balcão, dia 13 de Maio, preenchi e assinei os documentos que me apresentaram como sendo os requeridos em situações como esta, de modo ao processo seguir os seus trâmites.
Durante os últimos três meses encetei vários contatos, quer junto do balcão, quer via telefone, para o BPInet, de modo a acompanhar o andamento do processo e tentar obter informações adicionais. O que me foi sempre afirmado era que o processo estava a se desenrolar e que estas situações levavam sempre bastante tempo, tendo sido, inclusivamente, referido o prazo, aproximado e estimado, de três meses, como sendo o habitual.
Entretanto, o montante em causa, chegado o dia convencionado para o seu pagamento, foi-me retirado da conta. Nunca, em qualquer momento, fui contatado por alguém responsável por estes processos, não obstante os meus constantes contatos, atrás referidos, terem sido sempre acompanhados de pedidos expressos de que me contatassem.
Hoje, dia 14 de Agosto de 2019, três meses depois, recebi um telefonema do meu balcão a informarem-me que, afinal, o meu processo esteve, este tempo todo, perdido!!!!! Ter-me-ei de deslocar novamente ao balcão para voltar a preencher os papéis citados, de modo a reiniciar o processo!!! Acho tudo isto muito desagradável e lamentável, terei de apresentar queixa junto das autoridades competentes para que, não só resolvam o meu problema rapidamente, como também sejam tomadas providências para que situações como esta não se repitam.
Os bancos têm de fazer todos os esforços para fornecer a máxima segurança aos seus clientes e, em caso de incidentes como este, de quebra de segurança, deveriam de se responsabilizar, em tempo útil, pelo ocorrido, nomeadamente arcando com o prejuízo e ressarcindo o cliente, que, como eu, segui sempre todos os requisitos de segurança necessários para que não surjam problemas desta natureza, nomeadamente, estar sempre na posse do cartão, não partilhar códigos, utilizar ant-vírus e plataformas de segurança.
Para além do mais, não tem qualquer cabimento que deixem o cliente sem qualquer feedback durante este tempo todo, alegando que não existem contatos possíveis com o departamento interno de segurança que trata destes casos. É uma falta de profissionalismo, de organização e de respeito pelos clientes.
Para concluir, como se não bastasse, após garantias várias de que o processo estava a seguir o seu percurso vêm a descobrir que afinal este estava perdido. Acho que a frase anterior dispensa quaisquer comentários, por ser tão evidentemente caricata e absurda.
Data de ocorrência: 14 de agosto 2019