Bancos
1 Santander 84.1
BANCO BPI21.2
BANCO BPI S.A.

BPI - Omissão de informação de custas inerentes a amortizações ao credito habitaçã

Jose Cruz
Jose Cruz apresentou a reclamação
6 de maio 2015

Serve a presente reclamação para mostrar o meu descontentamento e revolta sobre a forma como tem vindo a ser conduzido o processo desde o inicio de abertura de conta por meio de um pedido de crédito habitação,em que desde o inicio houve diversas omissões quer a nível de juros de taxas e de comissões por parte da vossa funcionaria Carla Cruz, que ao longo do processo foi mostrando lacunas no conhecimento do produto que estava a vender bem como algumas irregularidades.
no pedido de credito habitação frisei que a minha intenção seria Amortizar capital em divida uma vez que tinha outros bens imoveis em processo de venda, a Sra Carla Cruz disse que não existia custas inerentes as futuras amortizações, esta situação foi dita quer a mim quer ao segundo preponente da conta sendo este vosso funcionário, tem plena certeza, bem tal como eu que nunca nos foi falado das custas de imposto selo e comissão cobrados pela vossa instituição no processo de amortização e esta questão ter sido questionada por mim algumas vezes, Outra das irregularidades cometidas pela Sra Carla cruz foi prestar informações sobre a conta ao 2º preponente e titular da conta, que o fez por diversas vezes pedido a regularização da conta e de movimentos da conta, não entrando em contacto telefónico comigo e sim com o segundo titular ao qual nunca dei ordem para tal ser feito vindo posteriormente a chamar a razão a senhora Carla Cruz, pois nunca lhe tinha dado consentimento de tal incumbência.
No passado dia 16 de Abril de 2015 desloquei-me á agencia Marshopping para efetuar a 1ª tranche da amortização sobre o capital em divida em que fui atendido pela senhora Cristina Vilela, onde esta de forma muito acelerada pergunta qual a necessidade de amortizar capital e que tal amortização era descabida, ao qual respondi a esta senhora que quem decidia fazer a amortização era eu e que ela não tinha nada a ver com isso e muito menos de me falar no tom arrogante que falou. E novamente perguntei a senhora cristina vilela quando iria sr realizada a amortização indicando que o mesma teria sempre que ser solicitada com 7 dias de antecedência e que se iria refletir no final do mês.voltei novamente a questionar se esta amortização teria custas adicionais onde a Sra Cristina Vilela, indicou que não seria acrescida de mais nenhum valor.
No decorrer do dia 4 de Maio de 2015 deparo-me na minha conta que só me foi debitado o valor da prestação do credito habitação e que o valor para amortização não tinha sido retirado da conta, contactei a vossa linha 707 020 500 onde me foi indicado que a conta não tinha provisão para pagamento da amortização ao qual fiquei estupefacto quando me indicam que teria de pagar o valor de €109 de imposto selo e comissão cobrada pela vossa instituição, mesmo assim indiquei a senhora que a conta tinha aprovisionamento uma vez que eu tinha plafond de conta ordenado, solicitei a senhora que me atendeu que efectua-se reclamação sobre o assunto e verifica-se a situação. Não satisfeito com a resposta entrei em contacto com o balção do Marshopping onde fui atendido pela Sra Cristina Vilela e lhe questionei dos valores cobrados que não eram de meu conhecimento em que a mesma me indica que estes estavam mencionados no contrato do credito habitação, ja de forma exaltado questionei se não era abrigação quer da Sra Carla Cruz e da Cristina Vilela me referirem estes valores quer no acto da adesão ao credito habitação quer no acto da amortização? esta fica em panico e pede para aguardar que vai falar com a Gerencia Carla Cruz e que volta brevemente a entrar em contacto comigo. passado isto resolvi ir ver o contrato de adesão ao credito Habitação, onde me deparo que: Os reembolsos antecipados estão sujeitos a uma comissão de 0,5% sobre o capital a amortizar acrescida de Imposto do selo.
No telefonema de retorno a Sra Carla cruz indica-me que a minha conta ordenado estava cancelada uma vez que não tinha dado entrada o meu ordenado, onde expliquei que estou de Baixa Medica mas que mesmo assim depositei lá o valor da baixa medica de € 600, e porque não me informam que me vão cancelar a conta ordenado? a conta não tem tido sempre dinheiro? eu não tenho sido cumpridor das minha obrigações para convosco? onde a Sra Carla me responde que me iria efectuar novamente a activação da mesma e dar seguimento ao processo de amortização. Se tivessem me indicado logo desde inicio destes valores eu não teria feito o credito por ali no balcão, mas sim pelo segundo preponente que é Funcionario do BPI, tendo logo outras condições bem como um SPREAD mais baixo e no acto da amortização so pagaria o imposto selo e ficaria isento da comissão.
Após esta situação no dia 5 de maio dirigi-me ao balcão do marshopping e solicitei o livro de reclamações para expor a minha indiganção uma vez que me sentia indignado onde a Sra Carla Cruz me levou para uma sala a parte e me responde: até lhe dou o livro, mas fiquem sabendo que será a vossa palavra contra a minha em nada vos vai valer. eu fiquei perplexo com tamanha arrogância.
Após escrever a reclamação pedi que efetuasse a transferência de balcão para o balcão da Praça da Galiza.
desde já vos informo que a minha intenção eé terminar com este credito habitação o quanto antes e efetuar o encerramento da conta uma vez que me senti extremamente enganado, e não quero ser mais vosso cliente.

Com os melhores cumprimentos

Atenciosamente

José Fernandes da Cruz

Data de ocorrência: 6 de maio 2015
7 de maio 2015
Exmos. Senhores,
Acusamos a recepção da mensagem de V. Exas. que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta à mesma e para que possamos esclarecer detalhadamente a questão apresentada, informamos que o Reclamante pode apresentar a sua reclamação através dos seguintes canais:

- Carta:
Banco BPI
Direcção de Organização e Qualidade - Gestão de Reclamações
Apartado 2231

- E-mail: gestao.reclamacoes@bancobpi.pt

- Fax: 21 724 18 88

- Formulário Online: Através do preenchimento do formulário disponível na opção "Contacte-nos" em cada um dos sites do Grupo BPI.

- Livro de Reclamações: Disponível em todos os locais de atendimento do Grupo BPI.

- Serviço Telefónico: Através do BPI Directo: 707 020 500 (atendimento personalizado, 24h por dia).

Ana Filipa Bravo
Jose Cruz
27 de maio 2015
lamento imenso mas não aceito isto como resposta uma vez que já reclamei por todos os meios quer que a entidade me prestava quer para o banco de Portugal e ate a data simplesmente indicam que eu não tenho razão, esta historia tem se vindo agravar desde estar a efetuar movimentos com o meu dinheiro da minha conta sem meu consentimento. indicando que se tratam de reforços de pagamento do cartão PREMIO quando eu tenho o cartão de credito pago na totalidade, e ainda me disseram que voltaram a efectuar saques de dinheiro... mais pagamentos quando eu nada devo a estes senhores.
12 de junho 2015
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção da mensagem de V. Exas. que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta à mesma, informamos que após a recepção de cada reclamação, o Banco BPI procede à sua análise e após ter a situação devidamente avaliada contacta directamente o Reclamante pelo que, qualquer esclarecimento ou informação sobre a mesma, deverá ser-nos solicitado pelo próprio.

Neste sentido, caso o Reclamante já tenha remetido a sua exposição ao Banco BPI, poderá o mesmo voltar ao nosso contacto, através dos canais disponíveis para o efeito, por forma a ser informado sobre o ponto de situação da mesma

Reforçamos a necessidade de o Reclamante nos apresentar directamente a sua insatisfação para que a mesma seja devidamente analisada e esclarecida por parte do Banco BPI.

Relembramos que as reclamações deverão ser apresentadas através dos seguintes canais:

- Carta:
Banco BPI