Cetelem Marca Recomendada
84.8
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Informação enganosa prestada na linha de apoio ao cliente cetelem sobre as condições do cartão de crédito cetelem mediamarket

Anabela Fernandes
Anabela Fernandes apresentou a reclamação
28 de março 2024
No dia 20/03/2023 procedi à adesão de um cartão de crédito Cetelem Mediamarket, para compra de um computador na Mediamarket em 11 prestações com juros, tendo as prestações ficado a ser debitadas por débito direto em conta da única conta bancária que tinha na altura, do ActivoBank.
Ao proceder à abertura de conta e à domiciliação do ordenado num outro banco em finais de Outubro de 2023, deixei de ter o cuidado provisionar com tanta regularidade a conta do Activobank, apesar de continuar com o débito da Cetelem a ser efetuado todos os meses através dessa conta. Por essa razão, e uma vez que o débito do mês de Novembro de 2023 não foi efetuado com sucesso da conta do ActivoBank, contactei no dia 06/12/2023 com a linha de apoio da Cetelem, através do n.º 217219000, no sentido de obter a entidade entidade e referência para pagamento do valor em falta, bem como para questionar se seria cobrado alguma despesa e/ou comissão adicional pelo facto da prestação do mês de Novembro não ter sido paga no timing previsto. Até porque, sendo previsível a cobrança de despesas e/ou comissões adicionais pelo atraso no pagamento das prestações, para mim faria mais sentido alterar a conta associada ao débito direto da Cetelem, por forma a não haver atrasos e, consequentemente, despesas adicionais.
De facto, aquilo que me foi informado na linha de apoio é que nenhum valor adicional seria cobrado pelo atraso no pagamento das prestações e que sempre que o débito na conta do ActivoBank falhasse, a Cetelem faria nos meses subsequentes o débito de 30 € juntamente com o débito da prestação do mês corrente, até que o valor da prestação em falta estivesse integralmente pago (sem cobrança de quaisquer comissões por isso).
Face a esta resposta, fiquei inteiramente descansada, não tendo mais pensado em alterar a conta associado ao débito direto.
Acontece que aquela informação prestada na linha de apoio ao cliente não passou de uma grande falácia, pelo que solicito a audição da chamada telefónica efetuada no dia 06/12/2023 para a linha de apoio da Cetelem (contacto n.º 217219000), a consequente constatação da informação que me foi facultada em erro e, por consequência, o estorno das duas comissões de devolução ou "recuperação de valores em dívida" cobradas, uma vez que a devolução das mensalidades contratualizadas após o dia 06/12/2023 só aconteceu devido à informação enganosa prestada pela linha de apoio da Cetelem.
Data de ocorrência: 6 de dezembro 2023
28 de março 2024
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que, receberá em breve uma comunicação do BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal, com vista a serem prestados os devidos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
10 de abril 2024
Olá Anabela Fernandes,

No seguimento da sua reclamação 110138424, apresentada no dia 2024-03-28, informamos que procedemos hoje ao envio dos devidos esclarecimentos para os seus canais de contacto (email/morada) associados à sua ficha de cliente. Caso necessite de alguma informação adicional, não hesite em contatar-nos pelos canais habituais. Obrigado.”
Anabela Fernandes
Anabela Fernandes avaliou a marca
10 de abril 2024

Resolveram a questão apresentada após a apresentação da reclamação.