Baptista & Lima, Lda

Baptista & Lima - Obras nas partes comuns e particulares das habitações

Ana Almeida apresentou a reclamação
28 de julho 2022
Venho reclamar desta empresa de administração de condomínios. Pelo facto de não sabe de exercer a sua actividade, e de não ser correcta, por favorecer o cliente , e me prejudicar . Tenho uma cave com entrada independe. Aproveitam se desse facto e pedem me para pagar despesas das habitações , pedem me para pagar obras da fachada e incluem despesas que eu não tenho acesso , e nao são parte comum ,como por exemplo a entrada que não tenho acesso para as garagens dos habitantes dos apartamentos. Não tenho entrada para as habitações , não tenho qualquer apartamento. Colocam também despesas das janelas das marquises que foram feitas sem autorização. Entre outras despesas. Já pedi para retirarem as despesas que não me pertencem e nada fizeram .
Data de ocorrência: 27 de julho 2022
Baptista & Lima
29 de julho 2022
Na qualidade de nova administração desde Agosto de 2021, foi aprovado na assembleia de 12 de Janeiro de 2022 o orçamento ordinário para 2022 onde a fração A, cave, só participa nas despesas em permilagem: fundo de reserva, administração, expediente, despesas bancárias, contencioso e reparações em partes comuns a todos.

As obras aprovadas em assembleia são de conservação de toda a envolvente exterior do prédio, a menos da cobertura, onde o custo é rateado pela permilagem constante de cada fração no título constitutivo da propriedade horizontal.
29 de julho 2022
Infelizmente não respondeu a minha questão . Referi que estão a pedir pagar despesas particulares. Além da despesa da fachada do prédio despesas comum a todos como referiu. Mas o problema e que incluiram no orçamento outras despesas que não são comuns a todos . Como consta na propriedade horizontal a minha fração A não é considerada comum no acesso as garagens daí eu estar a pedir para essa despesa ser retirada .
E referi também as marquises que foram feitas pelos proprietários das habitações ... e querem que eu contribuia também???
31 de julho 2022
Queria também acrescentar que só recebi a referida ata há dias via e-mail. Logo informei que ia impugnar a ata por não concordar pagar as referidas despesas que na propriedade horizontal não são consideradas partes comum com a minha fração. E até agora estou aguardar resolução
Atentamente
Ana
14 de agosto 2022

Entretanto de acordo a lei , me protege no art 1424 CC n 3 as garagens/box encontram se afastadas do o prédio, encontram se num entrada que os moradores tem acesso, e usufruem eu não tenho . Apenas tenho fração comercial de baixo do prédio. E existe abuso querem que pague o que é da responsabilidade de quem se serve. E depois pedem valores abusivos, com base eu contribuir para quase 3 x mais do que os moradores. Já pedi para me excluírem as várias despesas que são da responsabilidade dos moradores e a empresa nada diz .
Aguardo

Atentamente
Ana
24 de agosto 2022

Como se verifica está presa tem péssima atitude, remete se ao silêncio. Sendo a única com a fração comercial, aproveitam se para eu pagar despesas da responsabilidade dos moradores. E ata de junho não qual eu manifestei me contra. Pedi para me enviar o orçamento detalhada para poder excluir despesas q não são minhas. E a empresa nada, as de despesas que me atribuem a fração A Fracao A da ok um autêntico assalto, como posso mostrar. E pode se ver o oportunismo em anexo nos valores que me pedem para pagar.
24 de agosto 2022

Ana Almeida avaliou a marca
16 de novembro 2022

Sim tive de recorrer aos tribunais. Porque nas atas colocam erros MT graves. Enviam as atas para endereço errado, colocam despesas dosoradores para a fração comercial pagar . Por exemplo fizeram uma obra telhado , perdiam me 3500, 00. E não descontam nada fundo comum de reserva , como e possível tantos erros . Mas isto tudo e culpa da advogada que quer e processos , quantos mais mais ganha. Daí não dá jeito resolver.

É de lamentar que uma empresa especializada na acividade de administração de condomínio, numa prestação de serviços, não domine toda a legislação da PH, ou despreze de ânimo neve a sua devida aplicação rigorosa.
Não basta dizer ou justificar à condómina queixosa que determinado orçamento foi aprovado em assembleia de condóminos, desprezando o seu dever de cumprimento da lei, quanto ao cálculo e à imputação das quotas.
A que propósito é que a condómina queixosa tem que comparticipar nos encargos com obras de conservação de áreas comuns de que não beneficia, nomeadamente, das garagens e portões, marquises, etc ?
Mais rigor, mais competência, mais respeito pelas questões apresentadas pelos condóminos...