Lojas de Equipamentos Musicais
BimotorDJN/A
  • Rua Circular do Perm, nº 660, Lugar da Lage
    4505-680 Pigeiros
  • geral@bimotordj.com

BimotorDJ - Reclamação referente à recusa de devolução de compra dentro do prazo legal de 14 dias

David Leiroz apresentou a reclamação
5 de julho 2023
Assunto: Reclamação referente à recusa de devolução de compra dentro do prazo legal de 14 dias

Escrevo este texto para expressar a minha profunda insatisfação e formalizar uma queixa relativamente à recusa da loja Bimotor Dj em aceitar a devolução de uma compra realizada dentro do período de 14 dias, conforme estipulado pela Lei de Defesa do Consumidor em Portugal.

No dia 21-06-23 fiz uma compra na loja Bimotor localizada em Lisboa, que consistia numa coluna de Som Alto tx310. Desde o momento em que recebi o produto, percebi que ele não atendia às minhas expectativas.
Conforme estabelecido pela legislação de defesa do consumidor em Portugal, mais especificamente pelo Decreto-Lei nº 24/2014 de 14 de fevereiro, que regula o regime jurídico, tenho o direito de exercer o meu direito de arrependimento e solicitar a devolução do valor pago.

No entanto, ao entrar em contacto com o serviço de atendimento ao cliente da loja Bimotor, fui informado de que a loja não aceita a devolução do produto, alegando que só aceitam devoluções em compras on-line e não nas lojas físicas, em suma, tudo o que for comprado na loja física, não aceitam devoluções. Não estando em conformidade com as disposições da legislação vigente. Esta situação é inaceitável e configura uma violação clara dos meus direitos como consumidor protegidos pela lei.
Solicito, portanto, que a loja Bimotor reconsidere a sua posição e aceite a devolução do produto, ressarcindo-me integralmente o valor pago.
Destaco que a reputação desta loja é de extrema importância para outros consumidores, e espero que essa situação seja tratada de forma rápida e justa. Acredito que é do interesse da Bimotor resolver essa questão amigavelmente, evitando qualquer dano adicional à sua imagem.
Aguardo um retorno por escrito confirmando a aceitação da devolução e as instruções para o procedimento de reembolso. Caso contrário, terei que buscar assistência junto às autoridades competentes e considerar outras opções legais disponíveis para garantir meus direitos como consumidor.
Agradeço antecipadamente pela sua atenção e cooperação. Espero que possamos resolver esse problema de maneira satisfatória e evitar qualquer inconveniente adicional.
Atenciosamente,
Data de ocorrência: 5 de julho 2023
BimotorDJ
10 de julho 2023
Os nossos Cumprimentos.

Vimos por este meio, no seguimento de reclamação efetuada pelo cliente David Leiroz, enviar a V. (s) Exa.(s) as nossas alegações nos seguintes termos e fundamentos:

O reclamante efetuou a reclamação em causa, mas, conforme se irá demonstrar, não tem qualquer fundamento para a mesma.

Assim:

1) O reclamante, conforme refere na sua reclamação, deslocou-se no dia 21.06.2023 á nossa loja, física, em Lisboa, onde viu os produtos, pediu as informações que entendeu e, após isso, escolheu o produto em causa (coluna de Som Alto tx310).

2) Posteriormente, pretendeu devolver o produto alegando o direito ao arrependimento e que o poderia fazer no prazo de 14 dias após a compra ( explicando que o mesmo já não lhe interessava) .

3) No entanto, foi-lhe explicado que, sendo uma compra efetuada em loja física, não é aplicável o DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, uma vez que tal legislação apenas se aplica a contratos celebrados á distância e fora do estabelecimento comercial.

4) Não existindo legislação que estabeleça o direito do consumidor que adquira bens no estabelecimento comercial a arrepender-se da compra feita.

5) E Que tal informação está bem explicita no nosso site em https://bimotordj.com/pt/devolucoes-trocas e em https://bimotordj.com/pt/termos-e-condicoes nos nossos TERMOS E CONDIÇÕES.

6) Assim, salvo melhor opinião, entendemos que face ao supra alegado, não assiste razão ao reclamante, pelo que deve a presente reclamação ser arquivada por falta de fundamento.

Tudo com as devidas consequências.

Atentamente,

A Gerência
10 de julho 2023
Caro Senhor ou Senhora Gerência,

Agradeço a vossa mensagem, contudo, gostaria de expressar a minha preocupação relativamente à falta de ética demonstrada no serviço pós-venda e na abordagem aos clientes, conforme descrito no vosso comunicado.

Ao analisar a resposta à reclamação efetuada por mim, verifiquei que a vossa empresa não demonstrou preocupação em estabelecer uma relação de confiança e fidelização com o cliente. A maneira como a situação foi abordada transmite uma falta de consideração pelos direitos do consumidor e pela importância de um bom relacionamento com os clientes.

Alegar que a reclamação não tem qualquer fundamento, sem apresentar argumentos sólidos para justificar essa afirmação, demonstra uma postura pouco transparente. Além disso, ao negar o direito de arrependimento do cliente, baseando-se em interpretações restritivas da legislação, ignoram-se princípios básicos de proteção do consumidor.

Adicionalmente, apontar que as informações sobre as condições de devolução estão disponíveis no vosso website e nos vossos termos e condições não é suficiente para eximir a vossa empresa da responsabilidade de oferecer um serviço justo e ético.

Em suma, reforço a minha preocupação em relação à falta de ética demonstrada no serviço pós-venda e à aparente falta de preocupação em estabelecer uma relação de fidelização com os clientes. Acredito que é fundamental que a vossa empresa reveja as suas práticas e se esforce para proporcionar um serviço de excelência, respeitando os direitos e interesses dos consumidores.
Perante os factos, e tendo eu sido cliente por diversas vezes da vossa loja, valendo o que vale, irei sempre procurar alternativas à vossa loja, bem como passar a palavra deste acontecimento.
Atentamente,
David Leiroz avaliou a marca
4 de setembro 2023

A reclamação nunca teve solução. A bimotor não é recomendável!