Bira dos Namorados

Bira dos Namorados - Divulgação de menu falso em app e constrangimento

Mariana Santos
Mariana Santos apresentou a reclamação
21 de novembro 2020
Estive ontem, 20/11/2020, no restaurante Bira dos Namorados com meu marido e mais um casal de amigos, pois sou assinante da aplicação Zomato e achamos interessante o menu divulgado na aplicação e a promoção que o restaurante oferece quando utilizamos a aplicação como meio de pagamento. Ao chegarmos no restaurante, verificamos o menu do lado de fora e não encontramos o menu divulgado na aplicação, mas decidimos entrar e conferir na mesma. O gerente nos indicou uma mesa para sentarmos e pediu que higienizássemos as mãos. Uma vez sentados, retornaram somente 15 minutos depois de sentados, quando finalmente uma funcionária veio buscar o pedido e perguntamos como funcionava e o que estava incluído neste menu (custava 9 euros e incluia também bebida, sobremesa e outros itens, com certas exclusões), quando a mesma disse desconhecer do menu que o próprio restaurante divulgou no Zomato, que iria perguntar à gerência sobre isto e finalmente informou-nos que deveríamos consultar por um QR code para ver a carta de hamburgueres e bebidas. Ao acessarmos o menu virtual, havia outra opção de menu, mais caro e que não satisfez a vontade de todos, por isto, educadamente e num ato de boa fé, minha amiga foi procurar o gerente para saber o que estava a se passar, já que nenhum funcionário e nem mesmo o gerente retornaram a nossa mesa para anotar pedido ou fornecer qualquer explicação, o que já estava a causar imenso constrangimento e olhares para nossa mesa. O nomeado gerente simplesmente informou-a que DESCONHECIA a aplicação Zomato (porém, como é aceito como meio de pagamento?) e fez pouco caso da situação, dizendo que também desconhecia aquele menu divulgado pelo próprio restaurante na aplicação e que nada iria fazer. Minha amiga retornou e ela mesma teve de nos explicar o que o gerente a informou, já que o mesmo nem sequer pediu desculpas ou veio a nós para informar que poderia ser um erro ou estar desatualizado ou sugerir algo que poderia nos agradar. Acredito que não cabe a nós, como clientes, ter de levantar-nos da mesa para buscar por explicações ou soluções quando a própria equipa simplesmente decidiu ignorar que ali estávamos. Nem mesmo deveríamos ser tratados com tamanha desfeita, ainda que percebemos e fomos pacientes ao ver que o restaurante estava cheio no momento que nos sentamos. Quando optamos por ir embora por conta disto, já haviam inúmeras outras mesas vazias e bem menor movimento, o que não justifica a falta da presença de um funcionário para conversar conosco, pois, de fato, ninguém mais retornou depois da primeira funcionária. Sentimo-nos desamparados pela lei que protege o consumidor contra divulgação incorreta de preços, ao acesso de informação (já que a única informação inicial que obtivemos constava na app e ninguém mais deu-se ao trabalho de vir explicar) e também enganados por publicidade enganosa feita pelo restaurante na aplicação (que o senhor gerente falsamente diz desconhecer). Nada foi feito, fomos ignorados, enganados, CONSTRANGIDOS e nem sequer houve a competência de quem está na gerência para explicar-nos e desculpar-se pelo erro que, fortunamente, fomos atrás da informação antes de realizarmos o pedido (já que nem mesmo outra carta havia sido disponibilizada aquando da nossa chegada), evitando maiores constrangimentos relativos à única oferta de menu que estava apresentada nesta aplicação e que conhecíamos.
Data de ocorrência: 21 de novembro 2020