Bombeiros Voluntários de Caneças

Bombeiros Voluntários de Caneças - Vergonhoso

Barbara Monteiro
Barbara Monteiro apresentou a reclamação
12 de julho 2022
Por volta das 00h40, demo-nos conta de que um dos caixotes do lixo da Estrada de Montemor (500 metros do Lidl de Caneças, a caminho de Montemor) estava a pegar fogo, ligámos logo para os Bombeiros a avisar e esperámos por eles. Não aparecendo nenhum carro dos mesmos e vendo que o fogo rapidamente estava a abraçar a erva seca do matagal que se encontra atrás desse mesmo contentor voltámos a ligar, explicando que estava a querer avançar pelo mato seco e ai mesmo seria um incendio de grandes proporções, disseram que viriam e mais uma vez nada.
Fomos nós moradores que com baldes e mangueiras conseguimos apagar a tempo o fogo. Liguei para os bombeiros a avisar que já não precisávamos dos seus operacionais porque a obrigação dos mesmos foi feita por civis, algo que seria bastante aceitável e até necessário se eles nos tivessem explicado, das duas vezes que telefonámos, que não se podiam dirigir a um foco que iria culminar num incendio de enormes proporções como já aconteceu várias vezes nessa mesma zona, por estarem a apagar outros focos. Pena não terem feito.
Correu tudo bem para alegria e segurança dos moradores da rua, mas podia ter corrido muito mal, e bastava só terem perguntado se podíamos tentar apagar o fogo do caixote de lixo.
Espero que fique a lição para essa corporação.
No entanto, ainda telefonámos a avisar que já não precisavam de vir porque o fogo estava extinto. Claro que sabíamos perfeitamente que os bombeiros não viriam, foi apenas um desabafo de alguém que não pôde contar com a cooperação de bombeiros da vila onde mora.Obvio que não foi um telefonema simpático, dado à situação pela qual tivemos de passar e a operadora tentou desculpar o indesculpável. Pouco ou nada ouvi o que ela estava a dizer, não interessava. o importante era que tivessem percebido que agiram mal, algo que não aconteceu.
Data de ocorrência: 12 de julho 2022