Bebidas - Alcoólicas

Brandy Mel - Não entrega prémios de passatempo

JOSE FREITAS
JOSE FREITAS apresentou a reclamação
22 de junho 2016

ASSUNTO: A marca BrandyMel publicitou prémios para concurso e depois dos 44 prometidos entregou apenas 4 e mesmo esses tarde e após várias insistências(com o pretexto de que nenhum concorrente fez uma frase de acordo com o que solicitava o regulamento, incluindo os vencedores) .Não entregou os prémios entre o 2º e 11º classificado de cada um dos 4 temas.
MARCA: BRANDYMEL Empresa detentora da marca: Viegas da Silva Industria de Bebidas, Lda Morada: Rua Nova dos Mercadores N 3.06.01M 1990-179 Lisboa Telefone: 210993492. Fax: 215935300 Endereço facebook- * PROIBIDO *://www.facebook.com/licorbrandymel
Eu, e dois familiares meus, participamos num passatempo promovido pela marca Brandy Mel, que tem distribuição nos hipermercados Portugueses e detida pela empresa FS VIEGAS. O referido passatempo prometia 44 prémios, sendo que eram 11 por categoria. O concorrente tinha de comprar uma garrafa Brandy Mel, que tinha de ser obrigatoriamente uma garrafa promocional alusiva a um de 4 temas e assim conforme a garrafa que comprava concorria a uma dessas categorias/temas. O consumidor/concorrente ia a um site, inseria o código que vinha na base dessa garrafa e fazia uma frase a dizer que amargura mandava embora.
Os vencedores deviam ser contactados em Janeiro, por isso liguei para a empresa e disseram-me telefonicamente que já tinham sido contactados todos os vencedores, o que estranhei pois tinha a certeza de que havia poucos concorrentes e menos do que os prémios disponíveis, pela simples razão de que era um produto de baixa rotação e as garrafas que eram necessárias para a participação não estavam disponíveis no mercado. Percorremos todos os hipers do Grande Porto e só conseguimos arranjar 2 garrafas para participar de tal modo que para se arranjar uma para a minha sobrinha, ligamos para todos os minimercados de uma marca que supostamente segundo eles teria e teve-se de ir a Lousada para se conseguir comprar mais uma. Simplesmente, as garrafas que obrigavam a comprar ainda não tinham chegado ao mercado.E verificamos isso insistentemente.
No dia 19 de Fevereiro no facebook responderam-me por mensagem a mesma coisa que tinham dito telefonicamente em Janeiro, ou seja, que já tinham contactado todos os vencedores mas depois de terem dito isto, talvez por os poucos concorrentes que tiveram perguntarem quando saíam os resultados e para afastar perguntas incómodas e insistentes , e para salvarem a cara, digo eu, acabaram por dia 23 de Fevereiro publicarem 4 vencedores, ou seja o 1º classificado de cada categoria, pedindo desculpa pelo atraso na divulgação dos resultados. Ou seja, divulgaram e contactaram quase um mês depois de já me terem garantido terem contactado todos, o que afinal era mentira como se viu. E para além disso, não fizeram qualquer referência nesse post aos outros premiados porque não tinham atribuído esses prémios. Mas, depois quando inquiridos continuaram a dizer que já tinham contactado todos os vencedores e no dia 13 de Abril dizem-me mesmo por mensagem escrita que “Os prêmios foram todos atribuídos e entregues aos vencedores” . Mas não tinham sido,e a 16 de Abril acabam por em mensagem reconhecer isso mesmo, tendo a lata de dizerem que nenhum concorrente cumpriu com o pedido e por isso tinham dado 4 prémios por especial atenção e os outros não tinham sido atribuidos “Caro José Freitas, as regras do passatempo eram fazer uma frase original e criativa, onde dissesse qual era a amargura do ano que queria mandar dar meia volta e como. Nenhum dos poucos participantes o fez! De qualquer forma e para não defraudar a expectativa dos participantes, decidiu a agência juntamente com a marca atribuir pelo menos os 4 primeiros prémios, selecionando unicamente pela criatividade. Pensamos ter esclarecido a sua dúvida. Cumprimentos”
Ou seja, a 16 de Abril de 2016, acabaram por reconhecer o contrário daquilo que sempre afirmaram, pois tinham andado a dizer que tinham atribuído os prémios todos e que todos os vencedores tinham sido contactados. Também o argumento de que ninguém tinha feito uma frase de acordo com o regulamento é completamente patético e visa apenas não atribuir mais prémios, sendo que inicialmente até tentaram não atribuir nenhum. A título de exemplo, envio uma das frases com que participamos, neste caso a da minha irmã, , “Neste novo ano, a tristeza vou mandar dar meia volta porque com Brandymel vou brindar e festejar para todo o ano alegrar!” Como se vê, a frase vai de encontro ao regulamento, diz que a amargura que quer mandar embora é a tristeza e diz como, dizendo que o quer fazer a brindar e festejar com BrandyMel. Além disso, o pedido é uma frase criativa, onde haverá alguma liberdade criativa e não se pede obviamente uma redacção literal na resposta ao desafio. A empresa nessa mensagem admite também quase não ter tido participantes e estes serem pouquíssimos e essa aliás é a verdadeira razão para tentarem não dar os prémios que deveriam dar. Ou seja, foram incompetentes na organização do passatempo e depois por este ter sido um fiasco não deram os prémios que deveriam ter dado.
Pedi ajuda à DECO para servir de interlocutor com esta empresa e marca, e apesar da DECO os ter contactado por escrito pelo menos 2 vezes, nunca se dignaram dar-lhes sequer resposta, o que também mostra o pouco respeito que parecem ter pelos seus consumidores, quando ignoram comunicações da principal associação de defesa do consumidor em Portugal. Lamentável este comportamento por parte duma marca que lida com a grande distribuição.

Data de ocorrência: 22 de junho 2016
JOSE FREITAS
4 de julho 2016
Boa noite

Aproveito só para informar que hoje mandaram-me mensagem a dizer que vão resolver o assunto, entregando os prémios contra declaração de quitação. Agradeço ainda a vossa atenção.

JOSÉ JORGE MOREIRA FREITAS

Ex.mos Senhores,
Visto que a reclamação está resolvida, solicitamos que seja registada como tal.
Cumprimentos