Crédito Agrícola Seguros
Companhias de Seguros
1 Allianz 78.3
2 Ageas Seguros 74.8
Crédito Agrícola Seguros20.1
Crédito Agrícola Seguros, Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A.

Crédito Agrícola Seguros - Seguro automóvel com danos próprios - incumprimento contratual

Damião Ferreira apresentou a reclamação
6 de setembro 2021
Replico e-mail enviado à CA Seguros
Boa Tarde Exas

Cumpre-me informar V. Exas que há uns anos celebrei um contrato de Boa Fé, com a CA Seguros no que ao Seguro do meu carro Audi A6 ( apólice actualizada em anexo) dirá respeito;

O mesmo inclui danos próprios e para actos de vandalismo um Capital Seguro de 6.800,00€ com uma franquia de 250,00€;

Em letra de contrato ( seja ela em letra minúscula e/ou percetível) não vislumbro onde esteja lavrado que num acto de peritagem é tido em consideração, os anos da pintura, o estado da pintura, a extensão, a dimensão e a profundidade dos “riscos” e quejandas como factores que contribuem para uma forte redução do valor a atribuir para repor a pintura conforme ela estava antes dos actos de vandalismo;

Melhor explicando; Numa peritagem para a qual não foi convocado e nem soube a hora ( CA Seguros, S221M14323 confirma a marcação da peritagem ao veículo 85-07-ZQ para dia 30-08-2021 a seu pedido. Qualquer assunto poderá contactar através do sinistros@ca-seguros.pt. Por favor não responda a este SMS.-- ) o Exm.º Sr. Perito começou a ter em consideração todos aqueles itens e para pintar um Audi A6, alvo de vandalismo (“riscos”) em toda a sua dimensão atribuiu um valor de 600 e alguns euros, aos quais tem de se deduzir a franquia;

Ou seja, o remanescente ronda os 300,00€;

Para além de não me informarem da hora, valoraram o que honestamente plasmei ( ver anexo intitulado EMAIL) e não tiveram em consideração o que eu me esqueci de escrever;

Explicando. Afirmei que alguns riscos sitos no parachoques da frente do lado esquerdo tinham sido da minha responsabilidade. Em lado nenhum escrevi que tinha sido em todo a dimensão do aludido parachoques (lado esquerdo). Ali existem outros e profundos riscos que não foram produzidos por mim;
Não tive direito a defesa. Retiraram vantagem por que lhes interessava e foi-me retirada capacidade de defesa porque não me convocaram para a peritagem;
Esqueci-me de mencionar o estrago que me fizeram na antena do carro e, concomitantemente, no tejadilho. Imediatamente, não tiveram isso em consideração. Não estive presente não foi possível a minha defesa;
Vou ser penalizado por este esquecimento?
Retiram vantagem do que eu não disse, mas que é factual e deram uma interpretação extensiva do que eu escrevi porque lhes é favorável;
Não se me afigura um procedimento correcto, para não adjectivar de outra forma.
Considero que a peritagem deverá ser novamente realizada e na minha presença.
Por outro lado gostaria que me enviassem em letra de contrato que realizei de boa fé, onde está lavrado os factores que o perito deitou mão para atribuir um valor de 300,00€ para repor a pintura conforme estava antes dos riscos ali produzidos.
Eu não questiono se tem de pintar todo o carro ou não. Eu pura e simplesmente pretendo que os riscos desapareçam, porquanto eu pago religiosamente o seguro, por débito direto e tenho atribuído um valor de 6.800,00€ para danos próprios.
Agora, deitando mão de uma analogia permitam-me que eu coloque uma simples questão.
V. Exas, enquanto Entidade Seguradora entenderam no vosso douto conceito, atribuir ao meu carro ( Audi A6) o valor de 6.800,00€.(único proprietário desde que saiu do stand em 2005).
Se tivesse a infelicidade de o mesmo ser roubado (leiam as noticias sobre a quantidade de roubos e acros de vandalismos perpetrados na cidade de Braga) então não iria ser valorado naquele quantitativo porquanto o carro já tem (x) anos, tem a pintura gasta, veem-se muitos riscos, as peças tem desgaste, etc.
Principio aplicado na peritagem, no entanto este carro ainda não precisou de qualquer peça apesar dos seus 350.000 kms ( pasme-se nem embraiagem) e só não tem garagem porque o meu apartamento tem afecto um lugar de garagem onde o carro não cabe devido ás suas dimensões.
Em suma e reiterando
Pretendo nova peritagem;
Pretendo ser convocado e/ou saber a hora da peritagem;
Pretendo que sejam considerados todos os riscos, menos aqueles que foram produzidos por mim ( tive a honestidade de os denunciar) que tem um local específico e não toda a parte esquerda (frente) do para choques;
Pretendo que seja considerado o dano provocado no tejadilho com a tentativa de retirarem a antena, facto que apenas e só me esqueci de mencionar.
Refiro que não fiz uma comunicação formal e/ou participação. Apenas entrei em contacto via endereço electrónico com a Companhia de Seguros ( sempre passível de imprecisões) que não mereceu qualquer contacto telefónico.
Recordo uma sms que recebi na passada Quarta-Feira, pelas 16.44 ( CA Seguros - S221M14323 solicita contacto para 213806091, entre as 09.00H-17.30H, a fim de marcar a peritagem ao veículo 85-07-ZQ. Qualquer assunto poderá contactar através do sinistros@ca-seguros.pt. Por favor não responda a este SMS.-- ).
Por aqui se analisa a devida atenção que estão a dar a este caso. Recebo a sms às 16.44, ou seja a 45 minutos do terminus para eu contactar a Seguradora.
Desta forma não é de admirar eu não ter sido informado (pelo menos) da hora da peritagem do meu carro. Dever de Informação ostracizado.
Anexo o vosso SMS de hoje.
“CA SEGUROS/ S221M14323-Estamos a assumir a responsabilidade pelos danos no veículo 85-07-ZQ ao abrigo da cobertura facultativa de “Actos de Vandalismo”, conforme solicitado. A peritagem está definitiva, deverá o proprietário dar ordem de reparação à oficina conforme orçamento de 357,45€, já deduzida a franquia contractual de 250€. Alertamos que, em caso algum nos será possível assumir qualquer despesa inerente à demora ou ao atraso na reparação”
Em caso negativo, estamos perante um quadro de uma enorme injustiça e violação do contrato, não esquecendo que pago para ter danos próprios e não existem cláusulas restritivas em letra formal de contrato.
Tenho a intenção de anular todos os seguros que tenho na CA, incluindo o do carro e à posteriori recorrerei a um causídico até porque tenho quota num consórcio de advogados, contudo espero que impere o bom senso e não se torne necessário recorrer a este tipo de expediente que não me agrada.
Com os protestos da mais elevada estima e consideração
Data de ocorrência: 1 de setembro 2021
Damião Ferreira avaliou a marca