42.1
Caetano - Baviera - Comércio de Automóveis, S.A
  • Edifício Baviera - Rua do Barreiro, 547
    4405-730 Madalena
  • geral@caetanoretail.pt

Caetano Baviera - Exigência imediata de reembolso - desistência e falta de resposta adequada

Joao Ricardo apresentou a reclamação
1 de dezembro 2023
Estou a entrar em contacto para expressar a minha crescente insatisfação face à falta de resposta ao meu pedido de reembolso, um direito garantido pela legislação portuguesa, relacionado com a reserva do veículo modelo 220 d, efetuada em 22 de Novembro de 2023 ( tendo sido a exercido o direito de desistência a 23 de Novembro de 2023 ).

Gostaria de reiterar que, de acordo com a legislação em vigor, tenho o direito de exercer a desistência do contrato até 72 horas após a realização do pedido, com a garantia de reembolso integral do valor de reserva. Infelizmente, as tentativas anteriores de contacto têm sido infrutíferas, com chamadas desligadas de forma sistemática.

Além da violação dos meus direitos como consumidor, quero destacar a preocupação crescente com a imagem e reputação da marca BMW. A falta de resposta adequada e a não aplicação do reembolso comprometem não apenas a minha experiência enquanto cliente, mas também levantam questões sérias sobre a integridade e profissionalismo da empresa.

É indigno para uma marca com o prestígio e renome da Caetano e BMW ignorar as legítimas preocupações dos seus clientes e não cumprir com as obrigações legais. Este tipo de conduta compromete não apenas a minha possível compra futura, mas também influencia negativamente as recomendações que poderia fazer a outros potenciais compradores.

Não posso subestimar a importância da reputação de uma marca como a BMW, e é com grande deceção que vejo a presente situação minar a confiança que deveria ser intrínseca a uma empresa deste calibre.

Exijo, portanto, uma ação imediata para efetuar o reembolso integral do valor associado ao pedido de reserva. A ausência de uma resolução rápida forçar-me-á a explorar todas as opções disponíveis, incluindo a intervenção das autoridades competentes e suporte legal.

Agradeço uma resposta formal e urgente Estou disposto a proteger os meus direitos como consumidor e, simultaneamente, acredito que a BMW também deve zelar pela sua reputação e relação com os clientes.

Aguardarei a vossa resposta atentamente, esperando que esta situação possa ser resolvida de forma satisfatória e sem comprometer ainda mais a imagem da marca BMW.

Atentamente,

João Ascensão
Data de ocorrência: 1 de dezembro 2023
Caetano Baviera
4 de dezembro 2023
Estimado Joao Ricardo,

Agradecemos a sua exposição, a qual foi transmitida ao concessionário em questão. Em caso de necessidade será contactado por uma das vias que forneceu.

Atentamente,
Caetano Retail - Grupo Salvador Caetano
5 de dezembro 2023
Exmos. Senhores,

Espero que a presente missiva os encontre bem. No que tange ao disposto no Artigo 12.º, ressalvo que o prazo de 14 dias para a devolução inicia-se a partir da data em que o fornecedor é informado da resolução do contrato.

Consoante a conclusão desse prazo legal, percebo que o mesmo já se extinguiu. Contudo, em demonstração de boa fé, manifesto a minha intenção de conceder um período adicional até o dia 9 de dezembro para a efetivação da devolução do sinal. Cumpre observar que este processo deveria, em teoria, apresentar simplicidade, ainda mais considerando tratar-se de uma transferência entre contas na CGD.

Agradeço antecipadamente pela vossa atenção e diligência na resolução deste assunto.

Com consideração,
12 de dezembro 2023
Continuo sem qualquer tipo de tentativa de contacto , ou justificação relativo à retenção do valor sinalizado.

Avancei com uma reclamação no livro de reclamações e no término do período estipulado , irei avançar para um tribunal arbitral.

Gostaria que , a rapidez com que foi feita a solicitação da transferência para o sinal , fosse idêntica para a devolução, tal não se concretizou.

Termino com uma cópia da reclamação feita em livro “ No dia 22/11/2023, efetuei contacto com o concessionário Caetano Baviera, situado no Parque das Nações, com o intuito de colher informações acerca de uma unidade veicular específica. Após um diálogo substancial com a vendedora, fui aconselhado a efetuar uma transferência financeira como forma de garantir a reserva da referida viatura. Importa ressaltar que, durante este processo, não fui notificado acerca da irreversibilidade do montante transferido, cifrado em 1000 euros, estipulado como o valor mínimo aceitável pelo concessionário. Todos os eventos e diálogos correlatos foram integralmente documentados e registrados na plataforma WhatsApp.

No subsequente dia, por motivos de ordem pessoal, resolvi desistir da transação em questão. A vendedora, ciente desta decisão e da minha solicitação para reembolso do valor de sinal, comunicou-me a inviabilidade deste procedimento, fundamentando tal posição na alegada urgência na solicitação da viatura.

Em meio a insistentes tentativas de contato, constatei que a vendedora não apenas interrompeu o atendimento às minhas chamadas, mas também passou a desligá-las ativamente. Este comportamento, incompatível com as expectativas éticas e comerciais associadas a uma entidade de reconhecida dimensão como a Caetano Baviera, representante da prestigiosa marca BMW, demanda uma atenção imediata.

Até a presente data, subsisto desprovido de qualquer resposta ou esclarecimento por parte da empresa, face aos eventos descritos. Nesse contexto, expresso formalmente minha intenção de formalizar uma queixa, visando não apenas a restituição do montante em questão, mas também a salvaguarda do meu direito, nos termos previstos pela legislação portuguesa, relativamente ao direito de arrependimento. “
12 de dezembro 2023

Joao Ricardo avaliou a marca
10 de janeiro 2024

Existiram dois comportamentos distintos da marca, um primeiro mais arrogante e intransigente, na insistência da não devolução do valor sinalizado. Após a queixa, o caso foi acompanhado por outra pessoa, preocupado com a situação e resolveu a mesma em alguns dias.