Câmara Municipal de Guimarães
  • geral@cm-guimaraes.pt

Câmara Municipal de Guimarães - Serviço MyCity - Deficiências na utilização

Marco Lopes apresentou a reclamação
8 de julho 2018

Sou utilizador da plataforma MyCity (* PROIBIDO *://www.mycity.pt, nomeadamente * PROIBIDO *://guimaraes.mycity.pt) bem como da APP ANDROID (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eupa_sistemas.mycity) desde o inicio da implementação do sistema, e recentemente deparei-me com diversas situações que tormam este serviço uma perda de tempo para o munícipe que se dá ao trabalho de participar as ocorrências:

1) Participei dezenas? de ocorrências ao longo do tempo, e NUNCA tive necessidade de indicar pormenores sobre a RUA e ou FREGUESIA das mesmas, nem tal faria sentido, uma vez que o sistema permite uma geolocalização manual (web) ou automática (app) que SEMPRE foi aceite por quem analisa as ocorrências, até esta semana, em que reportei duas situações (uma de zona pedonal sem iluminação - candeeiro avariado? - com obstáculo no passeio faz com que as pessoas tropecem, e outra relativa a uma zona de estrada SEM pavimento e não sinalizada). As ocorrências foram fechadas (dadas como RESOLVIDAS) com uma mensagem enviada "Por favor submeta nova ocorrência, detalhando a descrição da ocorrência e identificando o nome da rua e freguesia". NUNCA tal me foi pedido anteriormente, e nem faria sentido, porque a localização foi correctamente efectuada através da APP! Não percebo estas situações... Se o sistema foi elaborado para simplificar, porque razão haveria o munícipe de ter de investigar o nome da rua??

2) O sistema não permite EDITAR as ocorrências, como tal, qualquer eventual erro nas descrições / foto fica irremediavelmente registado... sem possibilidade sequer de ANULAR a mesma...

3) O sistema NÃO permite RESPONDER às mensagens deixadas por quem de direito (esta impossibilidade de resposta a uma eventual mensagem é deveras desesperante!!!), nem mesmo ADICIONAR novas informações, obrigando os utilizadores a efectuar NOVA ocorrência? Ficam então diversas ocorrências apenas para rectificação?

4) Existem ocorrências PENDENTES e sem resposta há quase 1 ANO E MEIO! Uma delas tive de abrir uma queixa à parte, uma vez que a CMG basicamente voltou as costas à situação: https://portaldaqueixa.com/servicos-do-estado/camara-municipal-de-guimaraes-permite-apropriacao-de-zona-verde-publica-para-uso-privado

EM RESUMO: com estas limitações / imposições / requisitos, mais valia terem implementado um FÓRUM (que teria custo "zero", pelo menos o software) e cada ocorrência teria um acompanhamento da comunidade, por CATEGORIA e TÓPICO... seria BEM mais viável e vantajoso! Sem a geolocalização "automática", que simplifica todo o processo, o sistema actual é muito limitativo e não cativa o seu uso por parte dos munícipes.

Data de ocorrência: 8 de julho 2018
16 de março 2019
A CMG descontinuou a app MyCity e lançou uma nova APP MyHomeCity.

-------- Message --------
Subject: MyCity, é agora MyHomeCity
Date: Mon, 4 Feb 2019 16:54:41 +0000
From: Guimarães MyHomeCity <myhomecity@cm-guimaraes.pt>

Estamos a contactá-lo para lhe dar conhecimento de que a plataforma de gestão de ocorrências MyCity do Município de Guimarães, na qual se encontra registado, vai ser desativada e substituída por uma nova plataforma.

Na procura de soluções mais robustas e tecnologicamente mais avançadas, o Município de Guimarães decidiu lançar uma nova plataforma de Gestão de Ocorrências, designada por MyHomeCity. Esta nova plataforma, integrada com a App Municipal, garante todas as funcionalidades da sua antecessora e disponibiliza ainda um novo mecanismo de interação que permite abrir um canal direto de comunicação entre o cidadão e os serviços municipais.

Considerando as limitações técnicas e legais, não nos é possível efetuar a migração da sua conta de utilizador da App antiga para a nova, neste contexto, convidamo-lo a instalar a nova App, efetuar um novo registo e conhecer as funcionalidades desta nova plataforma.

Município de Guimarães
23 de abril 2019
A CMG vai tentando, e diz que com a nova APP melhorou o serviço do MyCity, mas na verdade, tudo ficou na mesma ou PIOR, uma vez que existem novos BUGS, alguns dos quais bastante estranhos (por exemplo, a APP mistura participações de diversos utilizadores, que ora aparecem listados ora desaparecem, bem como NÃO PERMITE que o utilizador COMUNIQUE de volta, ao contrário do que foi prometido com a nova APP). Algumas participações desaparecem, e outras são fechadas sem serem resolvidas e não existe possibilidade de resposta.
22 de julho 2019
Afinal nada está resolvido! A nova plataforma criada pela CMG trouxe problemas atrás de problemas!!!

Exmos srs,

Sou um utilizador activo da plataforma desde a sua primeira edição (MyCity). Tenho portanto, acompanhado a evoução e problemas da mesma.

Volto a comunicar que desde há alguns meses que a APP (pelo menos) se baralha completamente, onde consigo visualizar ocorrências de OUTROS utilizadores, onde faltam ocorrências minhas, etc etc... uma salgalhada.

Recentemente (DIA 20 do corrente mês de JULHO de 2019) deixei de ter qualquer ocorrência listada! Entretanto introduzi DUAS NOVAS ocorrências, das quais NÃO RECEBI o FEEDBACK de registo no meu email, e as mesmas NÃO aparecem na APP!

Hoje tente fazer um RESET à APP ANDROID (limpei cache - algo que faço muitas vezes, e limpei também todos os dados da APP). Ao fazer login, presumo que me tenha esquecido? da password, e tentei, por 3 VEZES fazer a recuperação da mesma. NÃO FUNCIONA! Não é a primeira vez que recuperação da PASSWORD não funciona.

Em RESUMO: NADA FUNCIONA! Se me dizem que não detectam o problema, então serei apenas EU o utilizador afectado? Não faz sentido... Estão as minhas OCORRÊNCIAS na vossa base de dados? Estão os dados todos ok? Devo ter algumas DEZENAS de ocorrências neste momento. Pelo menos isso poderia ser verificado.

Agradeço que analisem novamente a situação. Darei feedback novamente QUANDO (e se!) a minha password for RECUPERADA...

Cumprimentos
Marco Lopes avaliou a marca