54.7

Fernando Carlos de Sousa Sobral
Fernando Sobral apresentou a reclamação
2 de setembro 2020
Boa tarde

É de lastimar a vossa postura e atitude, na forma como resolvem os problemas por vos criados, e na ausência da vossa resposta, as nossas reclamações.
Ando desde de 2016, a solicitar a Camara de Lisboa que proceda a reparação dos trabalhos mal feitos, a quando a substituição do telhado.
Problemas esses, que alem de serem do vosso conhecimento a já 5 anos, nos criam a nos inclinos bastantes transtornos de habitabilidade, uma vez que nos chove nos quartos onde dormem inclusive crianças.

De lastimar também é, quando nós assistimos a uma obra realizada pela Camara de Lisboa, num prédio ocupado indevidamente, situado na mesma rua e que derivado a ter caído o tecto de uma das habitações, a Camara quase que de imediato procede as respetivas obras de recuperação e remodelação.

Nada tenho a ver quer com a situação dos outros, e muito menos com as decisões tomadas pela Camara no que diz respeito a realização das empreitadas.
No entanto sinto-me “gozado” e digo-o porque:
Depois de tantas reclamações por mim efetuadas, a única coisa que a Camara fez ate a data foi mandar um técnico, tirar fotografias. Pela quantidade, já deve de existir um álbum.
Depois de ver os estragos causados, no trabalho que foi feito por nos inclinos, a Camara em vez de minimizar a situação, deixa que a mesma pior.
E por fim, depois da Camara ver a falta de condições em que os meus filhos dormem, nem tão pouco se preocupa.

Pois bem, conforme tive o cuidado de mencionar no anterior e-mail, caso não recebe-se a vossa resposta, daria eu inicio a reparação dos estragos no interior da habitação.
Depois disso e devidamente documentado, irei apresentar as despesas a quem de direito.
E a partir da data da conclusão dos trabalhos, todos os estragos ou qualquer infiltração que exista, serão participadas as autoridades competentes, para que desta forma fiquem registadas da forma legal.

Sem outro assunto de momento

Sent: 28 de agosto de 2020 10:58
To: 'Manuel Abilio Ferreira (DMPO/DHMEM)'
Cc: 'Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)' ; 'Eugénio Andrade (DMPO/DHMEM/DCH)' ; 'Joao Vargas (DMPO/DHMEM/DMEM)' ; 'Carlos Costa (DMPO/DHMEM/DMEM)' ; 'Fatima Proenca (DMPO/DHMEM/DMEM)'

Bom dia

No passado dia 21-08-2020 e no seguimento da vossa visita a habitação enviei-vos um e-mail a solicitar-vos a data para a vossa intervenção de reparação aos estragos causados pelas infiltrações provenientes do telhado.

Passados 7 dias não obtive qualquer tipo de resposta da vossa parte ao que também já estou habituado.

Como já me sinto cansado de estar constantemente a querer resolver este assunto que não é da minha responsabilidade porem sou eu e a minha restante família os prejudicados venho com o presente solicitar a vossa resposta ate ao próximo dia 02-09-2020.

Mais informo que a partir desse dia iniciarei eu os trabalhos de reparação nos tectos falsos e respetivos isolamentos térmicos, paredes e pinturas e substituição do pavimento flutuante danificado num dos quartos.
Apos a concussão dos mesmos tratarei perante a Camara de Lisboa da responsabilidade do pagamento dos mesmos bem como os respetivos estragos a partir da data da conclusão dos trabalhos.

Estamos prestes a acabar a época do verão e por consequência perder a melhor altura para a resolução deste problema que já dura a muitos anos e que uma vez mais saliento ser da vossa única e exclusiva responsabilidade.
E usando as palavras de um técnico da Camara Municipal de Lisboa num dos e-mails abaixo anexados
“Não é na altura do Inverno que teremos condições de reparar um telhado”

Não irei submeter mais os meus filhos a dormirem num quarto com baldes a apanhar a agua proveniente do tecto nem a ocuparem uma divisão em que o cheiro a mofo é constante e que a humidade é bastante.

Assim sendo aguardo pela vossa resposta ate a data indicada.

Sent: 21 de agosto de 2020 14:51

Boa tarde

Tendo já V.Exas efetuado a visita a habitação para avaliarem os estragos e os respetivos trabalhos necessários a efetuar venho com o presente perguntar a V.Exas qual a data prevista para o inicio dos trabalhos sendo que daqui a algum tempo teremos novamente o inverno a porta.

Aguardo a vossa resposta

Mais uma vez coloco-me a vossa disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

Sent: 21 de julho de 2020 01:01

Exma.ª Sr.ª Eng.ª Fatima Proença
Boa noite

Parece impossível que desde a data do ultimo e-mail enviado a V.Exas 27-11-2019 que V.Exas não tenham tido a dignidade de pelo menos responder.

Pois bem venho com o presente e pela ultima vez solicitar a V.Exas que procedam a reparação dos trabalhos mal efetuados pelos empreiteiros da Camara Municipal de Lisboa no telhado das habitações da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º e 2º e 57.

Informo que eu próprio deixarei de me preocupar em apanhar a agua que vem das infiltrações do telhado e conforme o vossos técnicos já tiverem o prazer e oportunidade de verificarem.

Mais informo que não assumirei as responsabilidades pelos danos causados pelas respetivas infiltrações quer no interior da minha habitação quer na habitação do 57 cuja a agua passa da minha para a de baixo.

Mais uma vez coloco-me a vossa disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

914647682

PS – Com as poucas chuvas que tivemos no dia de hoje e a presente hora tenho o chão do quarto do meu filho “ALAGADO” de certo estas aguas irão para o piso de baixo (n.º57)

Sent: 27 de novembro de 2019 01:18

Exma.ª Sr.ª Eng.ª Fatima Proença
Boa noite

Venho novamente por esta via expressar o meu descontentamento perante a CML e passo a explicar o porque
No passado dia 06-09-2018 enviou-me o e-mail que junto também anexo e que pode ver abaixo.

De facto a data do enviou do e-mail embora já não me recorde deveria de ser difícil a CML tentar fazer alguma coisa para reparar uma obra que desde o inicio foi mal efetuada conforme também pode ver em toda a correspondência já trocada uma vez que o tempo na altura deveria de ser MAU porem repare que já se passaram + de 365 dias.

Pois bem venho com o presente informa-la que uma vez mais e com as chuvas que tem em ocorrido tenho novamente as duas divisões já referidas com infiltrações provenientes do telhado que conforme já foi constatado por V.Exas foi mal efetuado.

Informo-a que tenho no quarto do meu filho o tecto de pladur e respetivo isolamento danificados começando inclusive a apresentar um cheiro menos agradável, as paredes a rachar e a ficarem com o estuque danificado proveniente da agua que escorre pelas mesmas e o pavimento flutuante cada vez pior.

Informa-la também que no nosso quarto sucede o mesmo alias ainda é visível a reparação mandada efetuar pela CML uma vez que nunca a mesma foi pintada

Passaram mais de 365 dias e a CML de Lisboa nada fez para corrigir um defeito numa obra que foi mal efetuada pelo respetivo Empreiteiro e pelos vistos mal Fiscalizada pela CML.

Não sou de reclamar por tudo e por nada porem quando mete a segurança (curto de circuito e saúde) da minha família em causa já sou obrigado a reclamar e repare que este assunto já vem desde 11-2016 já se passaram 3 ANOS e a resposta da CML foi 0.

Se pretenderem uma vez mais efetuar uma visita técnica a habitação para constatar o que é obvio estarei a vossa inteira disponibilidade para o efeito.

Assim sendo ficarei a aguardar o seu contacto para 914647682 ou pela mesma via para que me informe o que pretendem fazer.

From: Manuel Abilio Ferreira (DMPO/DHMEM) [mailto:manuel.abilio@cm-lisboa.pt]
Sent: 6 de setembro de 2018 18:05
To: Fernando Sobral
Cc: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH) ; Eugénio Andrade (DMPO/DHMEM/DCH) ; Joao Vargas (DMPO/DHMEM/DMEM) ; Carlos Costa (DMPO/DHMEM/DMEM) ; Fatima Proenca (DMPO/DHMEM/DMEM)

Exmº Senhor
Fernando Sobral

Temos presente o problema e, como compreenderá, somos , enquanto proprietários do edifício, os principais interessados em que o mesmo seja rapidamente resolvido.

Rapidamente já não será pois vem arrastando-se à já uns meses. Resta-nos pois tentar resolve-lo antes das chuvas.

Em breve será contactado para ir-mos ai com um empreiteiro para confirmar-mos o trabalho a efectuar (parece haver uma divergência entre a sua opinião e a dos meus técnicos).

Pedindo desde já a sua melhor compreensão apresento os meus melhores cumprimentos;

Engª Fatima Proença

Falei com o Engº Carlos costa que vai falar com a técnica que tem acompanhado este assunto.
Para visitar durante a próxima semana e intervir coma Santos e Cipriano..

Cumps;

Manuel Abílio Fernandes Ferreira, arquitecto
Director de Departamento
Direção Municipal de Projectos e Obras
Departamento de Habitação e Manutenção de Edifícios Municipais (DHMEM)
Campo Grande 13 – 2º andar | 1749-099 LISBOA
T. geral (+351) 217 806 100 | (+351) 217 808 392
www.cm-lisboa.pt | manuel.abilio@cm-lisboa.pt

De: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)
Enviada: quarta-feira, 5 de setembro de 2018 14:17
Para: Fernando Sobral
Assunto: RE: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Exmo Sr. Fernando Sobral,

De acordo com o informado anteriormente, no mail que anexo, este assunto terá de ser tratado, com o Departamento que detém a empreitada que irá realizar esses trabalhos, no entanto reencaminhei o seu mail ao Arqtº Manuel Abilío, director do Departamento que irá responder ao seu mail, dando todos os esclarecimentos.

De: fcssobral@gmail.com [mailto:fcssobral@gmail.com]
Enviada: quarta-feira, 5 de setembro de 2018 01:12
Para: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)
Cc: Pedro Costa (DMPO/DHMEM/DCH)
Assunto: RE: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Boa Noite

Venho com o presente informa-la de que ate a presente data ainda não forma efetuados quaisquer trabalhos de reparação no interior da nossa habitação e que foram provenientes dos trabalhos mal efetuados a quando a substituição do telhado da respetiva habitação.

Conforme por si indicado os mesmos teriam inicio no mês de Março passados 5 meses nada foi efetuado
Estamos perto do período de inverno e saliento que as infiltrações provenientes do telhado já me causaram danos materiais nos tecto, pavimentos e paredes de 2 divisões da casa conforme as fotos que já vos enviei

Mais uma vez informo embora seja a minha simples opinião que a infiltração não se deve ao tubo de queda pois as infiltrações são em locais completamente distintos do mesmo porem reforço que esta é apenas a minha opinião

O que pretendo de facto são as coisas reparadas e substituídas uma vez que foram por mim efetuadas e compradas para que possa habitar as respetivas divisões em conforto e comodidade.

Aguardo as vossas estimadas noticiais

From: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH) [mailto:ana.paula.barros@cm-lisboa.pt]
Sent: 5 de janeiro de 2018 14:46
To: Fernando Sobral
Cc: Pedro Costa (DMPO/DHMEM/DCH) ; Paula Carvalho (DMPO/DHMEM/DCH)

Exmo Sr. Fernando Sobral,

Na sequência do seu mail, quero dizer-lhe que entendo a sua preocupação quanto aos danos, mas também entende, que é necessário que se façam as reparações depois das chuvas, uma vez que o problema detectado é no tubo de queda.
Lembro-lhe ainda que este problema com o tubo de queda, nada tem a ver com a intervenção feita na cobertura, no entanto estamos a tentar resolver este problema com outra empreitada que só irá ter início em Março, e irá incluir também a reparação dos tectos e paredes danificados.

De: Fernando Sobral [mailto:fcssobral@gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 4 de janeiro de 2018 23:46
Para: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)
Cc: Pedro Costa (DMPO/DHMEM/DCH); Paula Carvalho (DMPO/DHMEM/DCH)
Assunto: Re: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Boa Noite

Antes de mais o meu muito obrigado pela vossa estimada resposta.
Para mim não tem qualquer tipo de problema que a vossa intervenção seja feita a partir de 20 Março de 2018.
Mas conforme ja tive oportunidade de explicar no anterior e-mail enviado cada vez que chove com mais intensidade entra bastante agua no interior dos 2 quartos em questão.
Em ambos os quartos existe tecto falso isolado com la de rocha que com a entrada de agua fica cada vez pior bem como as paredes que neste momento começas a apresentar rachas.

O meu maior receio será que quanto mais tarde for reparado o telhado e se ate la apanharmos mais chuvas mais estragado fica o interior.
Mas resta-me esperar

Para qualquer esclarecimento adicional estarei ao seu inteiro dispor

----- Original Message -----
From: Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)
To: Fernando Sobral
Cc: Pedro Costa (DMPO/DHMEM/DCH) ; Paula Carvalho (DMPO/DHMEM/DCH)
Sent: Thursday, January 04, 2018 4:39 PM

Exmo Sr. Fernando Sobral,

Na sequência do seu mail, que só agora dou resposta por ter estado de férias, venho informar que as reparações da cobertura irão ser executadas através da ETD nº 67/DMPO/DHMEM/16, a cargo do Engª João Vargas e fiscalizada pelo fiscal Pedro Costa.
De acordo com a indicação do Departamento a mesma terá lugar no início da Primavera.
Qualquer dúvida estamos ao seu dispor.

De: Fernando Sobral [mailto:fcssobral@gmail.com]
Enviada: domingo, 10 de dezembro de 2017 22:53
Para: Fernando Sobral; Ana Paula Barros (DMPO/DHMEM/DCH)
Assunto: Re: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Boa Noite

Venho com o presente informa-la que continuam a existir problemas de infiltração de aguas no interior da nossa habitação provenientes das obras efectuadas por V.Exas no telhado da morada acima mencionada.
Assim sendo pretendia a vossa intervenção afim de resolver a situação

Para qualquer esclarecimento adicional estaremos a vossa inteira disposição.

Sede e Oficina - Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

To: ana.paula.barros@cm-lisboa.pt
Sent: Wednesday, December 14, 2016 12:28 AM
Subject: Re: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Boa Noite

Venho com o presente informar-lhe que o problema da infiltração na zona do quarto continua a existir embora em menos quantidade.
Como pode constatar nas fotos em anexo as massas postas a quando a vossa reparação estão a empolar derivado a humidade proveniente das ultimas chuvas.
Assim sendo agradecia a vossa intervenção o tão rápido quanto possivel uma vez que pretendemos pintar o quarto em questão.

Para qualquer esclarecimento adicional estarei ao vosso inteiro dispor

Sede e Oficina - Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa
Sent: Saturday, November 05, 2016 1:06 AM
Subject: Habitação da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços 55 1º 1400-071 Lisboa

Exma. Sr.ª. Arqª Ana Paula Barros
Boa Noite

Venho com o presente apresentar-lhe o meu descontentamento e reclamação quanto aos trabalhos efectuados no interior da "minha" habitação" na morada acima mencionada para a reparação das infiltrações de agua provenientes na deficiência da construção do telhado.

Como ja era do vosso conhecimento as infiltrações eram visíveis em 2 divisões da casa (quarto e escritório) a ja algum tempo

De acordo com o que foi combinado/acordado procedeu a equipa por vos contratada a reparação dos trabalhos no interior da habitação nos dias 3 e 4 de Novembro
Hoje dia 04 de Novembro deram os mesmos por concluídos segundo o funcionário do vosso empreiteiro.

O que ficou acordado comigo e com o vosso empreiteiro e com o vosso conhecimento também foi que se V.Exas resolvessem o problema das infiltrações e resolvessem o problema do tecto danificado através da instalação de um tecto em pladur todos os trabalhos de pintura dos espaços afectos a vossa intervenção ficariam a minha responsablidade.

Porem acontece que no decorrer das chuvas de hoje a noite continuo a ter infiltração de agua no mesmo local onde ja existia (escritório) no entanto com mais abundância.
Como ja deve de ser do vosso conhecimento o tecto falso ja se encontra montado
O mesmo com infiltrações de agua e sendo a placa que é não ficara em muito bom estado
Saliento ainda que a minha responsablidade instalei um isolamento acústico entre o tecto falso e o tecto existente e este mesmo a semelhança do pladur também não ficara em bom estado.

Como também é do vosso conhecimento foram V.Exas que agendaram 2 dias para o inicio e conclusão dos trabalhos.

Pois bem neste momento tenho a minha habitação um pouco baralhada em virtude de ter que desocupar o espaço para a vossa intervenção

Estava por mim contratada uma equipa para a pintura das duas divisões amanha sábado dia 05 de Novembro para que pode-se de novo organizar a "minha" habitação para que possa estar em conforto na mesma juntamente com a minha família e saliento que tenho dois filhos menores
Derivado a situação que aconteceu hoje dei por cancelados os trabalhos com a referida equipa de pintura uma vez que o problema da infiltração continua a existir

Arqª Paula Barros venho com presente informar que neste momento e derivado a todos os incómodos que ja me foram causados por esta situação e que passo a descrever Estragos no interior da habitação que foi toda ela reparada por mim e a meu custo
Privação de poder trabalhar por 3 dias uma vez que tive de estar presente no interior da habitação e saliento-lhe que um dos dias apenas apareceu a equipa da CML
que necessito que resolvam o problema existente o mais breve possivel.

Mais informo que o estado em que foi deixado o barramento do pladur aplicado não permite a pintura do mesmo
O combinado e acordado por mim foi que V.Exas deixariam o tecto falso barrado e pronto a pintar e não foi isto que deixaram feito
Assim sendo e como ja estou "farto" desta situação agradeço que concluam e rectifiquem os trabalhos incluindo a pintura do tecto falso uma vez que não irei ser eu agora a passar o mesmo a lixa para que fique preparado para a pintura.

Durante a próxima semana de 9 a 11 de Novembro irei ter a minha mulher em casa pelo que agradeço que resolvam e concluam os trabalhos durante estas datas.

Posto isto fico a aguardar a vossa resposta o mais breve possivel a reclamação

Junto anexo fotos onde pode ser visível a infiltração da agua proveniente do telhado e também a forma do barramento

Data de ocorrência: 2 de setembro 2020
2 de setembro 2020
Exmo. (a) Senhor (a) Fernando Carlos de Sousa Sobral,

Recebemos a sua reclamação 45839620, com a data 2020-09-02, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
3 de setembro 2020
Exmo. Senhor
Fernando Carlos de Sousa Sobral

Recebemos a sua reclamação nº 45839620 com a data 2020-09-02, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

Procedemos ao reenvio da insistência do seu pedido com o número CML-618195-L8V1, para as unidades orgânicas responsáveis pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Departamento de Habitação Municipal
Campo Grande - 25, 6º, Bloco A 1749-099
dmmc.dhm@cm-lisboa.pt
e
Unidade de Intervenção Territorial Oriental
Avenida Francisco Salgado Zenha, Lote 4 - 4º, 1950-443 Lisboa
uct.uitor@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
4 de janeiro 2021
Bom dia
Apos a vossa resposta e ate a data de hoje apenas foi efetuada uma "visita" técnica ao local e que segundo palavras dos vossos técnicos seria para tirarem as medidas das janelas.
Acontece que nessa visita não foram tiradas quaisquer medidas nem resolvida a situação pelo menos que seja do meu conhecimento.
A única medida tomada para a resolução deste problema foi a que eu próprio tomei e com o consentimento do meu vizinho e que foi o de fechar as janelas por fora com placas de acrílico para que desta forma a agua proveniente das chuvas não se infiltrasse nas divisões da casa que ocupo.
Certo é que já não tenho o problema de infiltrações mas o meu vizinho não tem ao exterior a partir das referidas janelas.
Assim sendo e salvo indicação em contrario nada foi feito pela Camara Municipal de Lisboa ate a presente data.
04-01-2020