Câmara Municipal de Sesimbra Marca Recomendada
Câmara Municipal de Sesimbra
  • O concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, possui uma área de 194,98 quilómetros quadrados e integra a Área Metropolitana de Lisboa. É limitado a norte pelos municípios de Almada e Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a sul oeste pelo Oceano Atlântico. A sua linha de costa, com múltiplas paisagens, estende-se desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.

• Rua da República, 3
    2970-741 Sesimbra
  • informacao@cm-sesimbra.pt

Câmara Municipal de Sesimbra - Aaafs não disponíveis para todos os alunos

Marina Nogueira
Marina Nogueira apresentou a reclamação
5 de outubro 2023
No dia 22 de Agosto recebi, assim como todos os pais, o link para Candidatura para o apoio à família do nosso filho que se encontra pelo 2ºano na Escola do Casal do Sapo das Fontainhas. Na altura, o link da inscrição não estava a funcionar, e por lapso meu só voltei a tentar no dia 3 de Setembro.
Assim, procedi à Candidatura no dia 3/9/23 para o ano letivo 2023/2024. A candidatura foi aprovada dia 11/9, mas no dia 4/10 recebi o email (em anexo) por parte da CMSesimbra que mencionava que o meu filho se encontrava em lista de espera (2ºlugar).
Enviei um email de indignação que relato em baixo pois considero que esta transferência de serviços que antes eram feitos pela EDUGEP (e ate a data, considero que eram bem executados) para a CMSesimbra não estão nem por um momento a considerar o interesse das crianças.

É com muita incompreensão e desalento que leio o email muito bem digitado em palavras bonitas e politicas com justificação de custos????? mas que nem por um momento respondem a tantas questões que tenho neste momento. Que nem por um momento põe a criança como prioridade.
Questoes que ficaram por responder:
-> vagas limitadas de que? De criancas que frequentam a escola?
-> que informação foi dada aos pais relativamente a limitaçao de vagas? E que alternativas apresentaram?
-> Segurança e bem estar dos alunos? Ou falta de recursos humanos para dar resposta a procura?

Falo por mim mas falo também por muitos pais que infelizmente não tem a flexibilidade laboral que eu tenho e procuram a vossa "ajuda". Considero 3 pilares fundamentais para a educação dos nossos filhos (filhos, pais e escola) devem estar unidos num único interesse... A felicidade das crianças. Eu dispenso discursos politicos sem um plano de ação, sem alternativas. Porque aqui em casa eu vou ter de dizer ao Rúben que não pode ficar na escola a partir das 15h. E se ele tem pedido.

Se queremos condições de respeito e dignidade para a nossas condicões de trabalho e perdemos dias em greve, devemos comecar a trazer esses valores apartir de "nós".
Data de ocorrência: 5 de outubro 2023
6 de outubro 2023
Caro Munícipe,
Serve o presente para acusar a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Aproveitamos, a oportunidade para informar que a reclamação efetuada por V. Exª. no Portal da Queixa, foi registada no sistema de gestão reclamações da Câmara Municipal de Sesimbra e irá ser encaminhado ao serviço competente.

Apresentamos os nossos cumprimentos,

16 de novembro 2023

Abaixo transcrevemos a resposta enviada pelo Serviço de Educação na "App Nós Sesimbra".

"Caro munícipe,
Exma. Senhora,

Pelo presente reitera-se o que já foi respondido anteriormente, nomeadamente que a frequência do Rúben nas AAAF’s do Casal do Sapo ainda não é possível, tendo em conta que se mantém em 2º lugar na lista de espera, cujas vagas são definidas pelo Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, cabendo à autarquia, única e exclusivamente a análise dos processos de candidatura.

Melhores Cumprimentos"

Assim iremos dar por resolvida a reclamação no Portal da Queixa.

Marina Nogueira
Marina Nogueira avaliou a marca
21 de novembro 2023

Solução encontrada. Conseguiram garantir apoio mas ao final de 2 meses apos inicio do ano letivo. Acho que funcionava bem melhor quando era gerida pela edugep. Serviço piorou quando a gestão passou para a CMSesimbra