40.2
  • Rua General António César de Vasconcelos Correia
    2350-421 Torres Novas
  • geral@cm-torresnovas.pt

Câmara Municipal de Torres Novas - Impedimento de acesso à minha residência que provocou ameaça de terceiro

Clara Marques
Clara Marques apresentou a reclamação
8 de outubro 2020
No momento em que as obras na rua onde resido impediram o acesso à minha residência, quer de carro quer pedonal, questionei os trabalhadores no local como seria o meu acesso a casa. Foi-me indicado que deveria estacionar o carro num parque privado na rua paralela e em caso de necessidade (por não existir outro acesso) atravessar o terreno que está a servir de estaleiro. Hoje, estacionei o carro no local indicado e aproximou-se um senhor que apenas sei que reside num dos prédios contíguos ao estacionamento que tenho utilizado, a dizer-me que eu não podia estacionar ali porque o terreno era privado. Perguntei se era o dono, respondeu-me que não, que era de um banco que ele representava. Disse-lhe que tinha tido indicação que o podia fazer e que iria estacionar ali o carro até poder chegar à minha residência e solicitei que o tal banco me contactasse querendo dar-lhe o meu contacto, ao que me respondeu que já o tinha! Insistiu que não o devia estacionar ali porque assim era provável que viesse a ter algum azar!!! Enfrentei-o perguntando se me estava a ameaçar, não me respondeu e foi embora.
Peço solução urgente desta questão, informando-me se existe autorização para estacionar no local que indiquei e atravessar o estaleiro a pé ou de carro (o meu carro é elétrico e desde o dia 23 de setembro que estou impossibilitada de o carregar, com todos os prejuízos que isso acarreta).
Reclamo da falta de informação sobre os acessos e peço indicação de como devo proceder, assim como, a intervenção direta da Autarquia, ou através da PSP, junto desde Senhor - que os trabalhadores da obra conhecem bem - assegurando que eu, minha família e os meus bens continuamos em segurança apesar da realização desta obra pública. Entendo que a ameaça foi provocada unicamente por falta de procedimentos corretos por parte da Câmara ou, não sendo o caso, a Câmara é responsável por por fim a esta situação.
Data de ocorrência: 8 de outubro 2020
Exma. Sra. Clara Sofia Claro de Sousa Marques:

Acusamos a receção da reclamação que endereçou ao Município de Torres Novas, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Antes de mais, lamentamos os constrangimentos causados pela intervenção na Calçada António Nunes e temos consciência do transtorno pessoal que tais constrangimentos podem acarretar para a vida dos nossos Munícipes. A Câmara Municipal e os serviços a ela afetos tudo fazem para que as intervenções necessárias cumpram com as normas de segurança e sejam realizadas de forma eficiente e no mais curto espaço de tempo possível, de forma a minimizar os impactos causados. No caso concreto, solicitei esclarecimentos aos serviços competentes, tendo sido informado que se encontra executado o último troço de vala aberta a grande profundidade e que os acessos ás residências já se estão a realizar com normalidade. Pelo exposto, lamentando uma vez mais o transtorno causado, apresento os meus melhores cumprimentos.

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
Pedro Paulo Ramos Ferreira