Câmara Municipal do Funchal
Município do Funchal
  • Praça do Município
    9004-512 Funchal
  • cmf@cm-funchal.pt

Câmara Municipal do Funchal - Denuncia / reclamação - expulsão de jardim publico - mercado da penteada

Letícia Skiriba
Letícia Skiriba apresentou a reclamação
9 de abril 2024
Serve o presente para denunciar uma situação inconcebível que teve lugar hoje (09-04-2024) por volta das 11h00 da manhã no jardim lateral do mercado da penteada
( jardim anexo ao ribeiro).

Encontrava-me a passear o meu cão (devidamente atrelado), cão com apenas 3 meses de idade, (devidamente vacinado, registado e com chip) quando o funcionário da Frente Mar (acompanhado do funcionário da CMF) expulsaram-me do jardim.

Fui alertada ao longe por um grito, não sabendo o que se passava dirigi-me até aos senhores, disseram-me que não me permitiam continuar no espaço e de imediato fecharam a entrada com uma cancela de metal.

Perguntei o motivo, ao que de forma ligeira e grotesca o funcionário da FRENTE MAR respondeu-me que os funcionários não estavam para limpar dejetos de cães.

Olhei educadamente para o senhor, mostrei-lhe de imediato que tinha na mão sacos próprios para limpar caso isso acontecesse (o que não aconteceu).
Também informei que me fazia acompanhar de um bebedor canino portátil (caso o meu cão tivesse sede) e que naturalmente serviria também para jogar água na relva caso o meu cão urinasse. (Saliento novamente que o meu cão não evacuou nem urinou).

Triste com o que aconteceu dirigi-me atónita para o café do mercado que frequento desde sempre.

Nasci e fui criada na zona da penteada, sou cliente assídua de todos os espaços comerciais (sem exceção), café, barraca, pingo doce, banco, correios etc…
o mercado é frequentado por imensos animais acompanhados pelos donos como imensamente frequentado por animais (cães e gatos) abandonados.

O jardim lateral, mencionado em epigrafe, fica numa zona verde que em nada atrapalha o ciclo de movimentação comercial.

O funcionário da frente mar foi o único que se fez ouvir (o funcionário da CMF) limitou-se a apoio moral por presença.
Agora pergunto, desde quando a Frente Mar tem jurisdição/responsabilidade sobre aquele espaço?

Desde quando é proibido passear por jardins públicos acompanhada de um animal?

Se alguém tivesse presenciado negligência da minha parte ao não limpar dejetos do meu cão, entendia que me chamassem atenção, mas não foi o que aconteceu, não entendo porque fui tratada que nem uma transgressora e desrespeitada enquanto cidadã.

Agradeço antecipadamente toda a atenção que me venham a disponibilizar.

Sinceros cumprimentos,

Letícia Skiriba