Câmara Municipal do Porto
  • geral@cm-porto.pt

Câmara Municipal do Porto - Limpeza e supervisão da limpeza de dejetos caninos

VITOR GOMES apresentou a reclamação
14 de maio 2021
A cidade do Porto, muito mais que a maioria das cidades do nosso país vem sendo confrontada com um número crescente de cãezinhos que se passeiam na rua, muitas vezes sem qualquer trela e "depositando" os seus dejetos em qualquer sítio, nomeadamente nos passeios de peões, o que nos obriga a fazer autênticos circuitos, para evitar pisar o indesejável.
Se, por um lado, nunca vi nenhuma autoridade a supervisionar as infrações dos donos dos animais, que não limpam esses dejetos e teimam em deixar a imagem da nossa cidade num estado deplorável, também é certo que existe muito pouca sinalética dissuasora que estimule os cidadãos ao cumprimento de boas práticas. Praticamente, não existe nada de sugestivo em nenhum local.
Aliás, é muito bom exemplo um placard (foto em anexo) que hoje encontrei na Rua Faria Guimarães, no cruzamento com a Rua da Constituição, lançando o desafio para que seja colocado por toda a cidade, pois é simples, barato e transmite informação de grande utilidade aos cidadãos que passeiam os seus animais em espaços públicos.
Por outro lado, é raríssimo encontrar sacos de recolha de dejetos dos cães, conforme constitui prática corrente no estrangeiro. Lá, é quase impossível não encontrar sacos plásticos nos locais que as autoridades ambientais/municipais espalharam pelas cidades, enquanto aqui no Porto é praticamente impossível encontrar sacos plásticos nesses locais. Por exemplo, na rua em que habito há um ano, e na qual se encontra colocado, mesmo à porta do meu prédio, o recipiente que fotografo e anexo a esta reclamação, nunca foi colocado qualquer saco para recolha de dejetos animais.
Gerir com qualidade também é fazer pequenas coisas que nos permitirão marcar pontos de civismo e urbanidade.
Não é suficiente fazer anúncios e grande espalhafato dizendo que somos uma cidade excecional, quando falhamos nas mais pequenas coisas.
Como refiro reiteradamente, não basta parecer; é preciso SER, para fazer acontecer, de facto.
Muito obrigado.
Data de ocorrência: 14 de maio 2021
24 de julho 2021
Apresentei esta reclamação em 14 de maio de 2021 e ninguém me responde.
É lamentável!...
9 de agosto 2021
Apresentei esta reclamação em 14 de maio de 2021 e ninguém me responde.
É lamentável!...

30 de dezembro 2021

13 de janeiro 2022

3 de fevereiro 2022
Afinal, para que serve este portal???!!!

Estou cansado de não conseguir fazer-me ouvir!.

Enviei exposição para o Polígrafo, da SIC, que me transmitiu que explorará o tema logo que tenha disponibilidade de agenda para o efeito.
17 de fevereiro 2022
Afinal, para que serve este portal???!!!

Estou cansado de não conseguir fazer-me ouvir!.

Estamos perante uma cidade suja que coloca cartazes com informações claras sobre as multas a aplicar por dejetos de animais na rua e tudo continua a passar-se como se não houvesse regras nem lei.
Não há qualquer supervisão nem vigilância das autoridades, pelo que tudo continua a passar-se com uma falta de civismo gritante que permanecerá enquanto não sentir o preço a pagar pelo desrespeito e pela desobediência.
7 de março 2022
Tudo de mantém na mesma, infelizmente
23 de março 2022
É a minha última intervenção sobre este tema e só vos peço uma coisa:
Tenham respeito pelas pessoas.
Deixem de brincar comigo!
Apresentei a reclamação em 14 de maio de 2021 e até hoje ninguém me respondeu nem o tema foi resolvido.
É como se nada se tivesse passado.
Portanto, a ineficácia do site é gigantesca; não serve mesmo para nada.
11 de abril 2022
Há dejetos de animais por toda a cidade, em quaisquer espaços públicos e ninguém limpa.
Sendo isso uma questão cívica e não havendo respeito pela lei, há que tomar medidas.
Se não conseguem tomar medidas, o que revela, desde logo, muita incompetência de gestão, pelo menos limpem as ruas, passeios, parques e todos os lugares da cidade onde somos obrigados a ter de contornar dejetos de animais.

26 de abril 2022

4 de setembro 2022

18 de setembro 2022

3 de outubro 2022
Iniciei esta reclamação em 14 de maio de 2021.
De 15 em 15 dias recebo pedido de atualização da mesma, sendo que a situação continua exatamente no mesmo ponto em que se encontrava na referida data.
Já houve interlocução com a Câmara Municipal, assim como com a PSP e a Polícia Municipal.
Porém, não se verificou a adoção de nenhuma medida para resolver o problema, que é muito grave, nem se verifica nenhuma ação, de ninguém, para fazer cumprir a lei, o que me parece muito negativo num Estado de Direito.
Assim, quem cumpre é que acaba prejudicado e é ridicularizado pelos incumpridores.
Vivemos num país absolutamente inacreditável.
O Portal da Queixa não está a servir rigorosamente para nada, pois nem sequer analisam as exposições que venho fazendo sucessivamente!
18 de outubro 2022
3 de novembro 2022
17 de novembro 2022
Quando me enviam a atualização da reclamação escrevem:
"Se já encontraste uma solução para o teu problema altera o estado da tua reclamação e partilha essa informação com os outros utilizadores.
Se ainda aguardas novidades por parte da marca, coloca uma nova resposta. É importante que a tua reclamação se mantenha ativa."

4 de dezembro 2022
Quando me enviam a atualização da reclamação escrevem:

19 de dezembro 2022
2 de janeiro 2023
Já nos encontramos em 2023!...
VITOR GOMES avaliou a marca
17 de janeiro 2023