1.5

Canon - Encomenda mal gerida por maus representantes da marca

Ricardo Nuno Carvalho Vieira
Ricardo Vieira apresentou a reclamação
7 de dezembro 2023
No dia 16 de outubro de 2023 desloquei-me à loja da Rádio Popular em Vila Nova de Gaia, perto do Arrábida Shopping para efetuar a compra de lentes da Canon (Objetiva Canon EF 70 – 300 mm 4 – 5.6 LIS e a Objetiva Canon EXT EF 2x III), que se encontravam em stock online.
Dado que havia uma campanha de aquisição de forma mais suave, nomeadamente 24x sem juros, efetuei crédito para aquisição dos produtos acima mencionados. No momento da compra informaram-me que estando nós na semana 42, a lente só chegaria pela semana 44. Do meu lado, ressalvei que não havia qualquer tipo de constrangimento, uma vez que tenho consciência que o equipamento teria de ser requisitado à “casa mãe” e poderia não estar disponível de imediato, como se verificou.
Durante o mês de outubro não fui contactado por nenhum colaborador da Rádio Popular de forma a dar seguimento ao processo, mas estava ciente que ainda estávamos no prazo acordado. Visitei a loja no início de novembro para saber se havia novidades relativamente à minha compra e ficaram de me retornar com mais informações.
A 8 de novembro recebo uma chamada de 49 segundos por parte da loja, a informar que tinham recebido a indicação por parte de Espanha que as minhas lentes seriam entregues (ambas) por volta de início de dezembro. Apesar de ter ficado um pouco desapontado quanto a este atraso, dado o meu entusiasmo com a compra, compreendi a situação e fiquei a aguardar.
Pelo final do mês de novembro, a dia 27, desloco-me mais uma vez à loja a ver se já teriam uma data concreta de chegada, dado que iria necessitar do equipamento a 8 de dezembro. Anotaram e ficaram de me retornar, o que não chegou a acontecer. No dia 28 do mesmo mês, por falta de feedback, tomo a iniciativa de ligar para o 220403040, número de Atendimento Geral da Rádio Popular e exponho a situação. Disseram que registaram a situação e iriam entrar em contacto com a loja, de forma a reforçar o meu pedido. Ficaram de me ligar a dar feedback, o que, novamente, não se verificou.
Qual a minha surpresa quando no dia 02 de dezembro, da parte da manhã, me ligam da Rádio Popular, do número 220731519 por 2 minutos e 21 segundos para me avisar que a Objetiva Canon EF 70 – 300 mm 4 – 5.6 LIS já não iria chegar, pois está descontinuada. Deram-me como alternativas a Objetiva Canon EF 70 – 200 mm ou a Objetiva Canon EF 70 – 300 mm, modelo básico, que eu já possuo, sendo que o meu objetivo era fazer um upgrade ao meu material atual.
Como é compreensível, desloquei-me à loja para apresentar reclamação, uma vez que o serviço não correspondeu, de todo, às minhas expectativas.
Quando expus esta situação ao Gerente de Loja, senti que houve uma tentativa de passar a responsabilidade ao cliente, colocando em causa a informação que transmiti, pelo que em nenhum momento assumiram o erro ou se dispuseram a analisar mais detalhadamente o processo. Acresce a isso o facto de, em cerca de 5 minutos, terem consultado as filmagens do dia em que adquiri estes produtos para verificar quem me atendeu, e impresso toda a documentação desta aquisição. Isso faz-me crer que o que se passou comigo, enquanto cliente, era já uma situação expectável e que já se estavam a preparar para este desfecho.
Ainda na loja indiquei ao Gerente que, estranhamente, a objetiva supostamente descontinuada, estava ainda disponível no site e para entrega grátis, tal como nesse dia, 2 de dezembro, pelas 20h06 ainda lá continuava (envio print em anexo).
Somente com esse argumento houve abertura para analisarem mais calmamente a situação. Ficaram de me dar uma resposta a dia 4 de dezembro, sendo que o fizeram do número 220731519, numa chamada de 05 minutos e 51 segundos, onde disseram que iam tentar arranjar solução e procurar a lente de outra forma, dado que constava do sistema como descontinuada. Até hoje, dia 6 não obtive mais nenhuma resposta.
É de lamentar que uma marca tão prestigiada como a Canon, da qual sou fiel usuário há mais de 15 anos, esteja a ser representada por uma entidade, neste caso a Rádio Popular, que não está, definitivamente, a prestar um serviço condizente com a vossa marca. Em nenhum momento houve uma tentativa de propor alternativas de uma gama superior, muito pelo contrário, sendo que apenas houve a sugestão de adquirir um produto inferior, que não satisfaz a vontade do cliente, neste caso, a minha.
Com esta exposição, pretendo alertar-vos para esta situação, bem como solicitar a vossa mediação para tentar encontrar uma solução para este impasse. Fico disponível para esclarecimentos adicionais.
Data de ocorrência: 16 de outubro 2023
Ricardo Vieira
4 de janeiro 2024
A falta de proatividade mostra muito de uma marca que já não é o que era. Cada vez mais o enfoque no cliente não é a prioridade, mas sim apenas o encher dos bolsos.