Casa de Repouso de Carnaxide

Casa de Repouso de Carnaxide - Trato desumano

Cármen
Cármen apresentou a reclamação
18 de junho 2019

E um lar que não tem condições tanto de espaço como em termos de mobiliário como sofás camas ,tudo velho e nada confortável na hora de visita a minha mãe estava sempre suja de comida e ela queixava seque queria ir a casa de banho ao que elas respondiam que já tinha ido.Teve lá dois meses e todas as semanas estava pior não só por causa da doença mas penso que ninguém falava com ela ou com os outros idosos que estavam sempre sentados em frente de a televisão e não falavam nem andavam ...um verdadeiro depósito de idosos a casa de banho tinha um mangueira e uma sanita sem assento sem condições e a sala cheirava a urina. Para o final estava muito magra e ela sempre tinha comido bem. E com muita tristeza que vejo lares como este a ganharem dinheiro e a não tratarem os idosos com respeito

Data de ocorrência: 18 de junho 2019

Sr. Carmen tive um familiar nessa instituição, 2 anos, e foi tratado com muito carinho e muito respeito por todos os que la trabalham desde auxiliares à direção. Muito cuidadosos e atenciosos ate ao fim de semana e noites.
Muito prestaveis em tudo. Podem nao ter luxo a nível material mas têm luxo a nível de tratamento. se a senhora sua mae emagreceu nao foi porque não lhe davam de comer, era do organismo da mesma ou mesmo da doença.

Lamento informa-la Sra D. Maria mas minha mãe só parecia ser bem tratada quando lá estávamos! Começamos logo a procurar outro lar.
Uma colega minha que tinha lá o pai acamado, apesar do colchão especial para Escaras estava cada vez pior teve de o tirar de lá.
Se perguntar às pessoas que moram lá perto, a alcunha o lar é "mata Velhos"

mesmo essa não há condições os utentes comem mal a comida é deslavada e quando é reportado a assistente social finge que não ouve ou que não vê ! Muitas vezes falta fraldas e esponjas para os limpar usam produtos de higiene que as famílias trazem com outros utentes foi me dito que usavam uma esponja para vários utentes só quando fazem
Coco que se pode trocar também me foi dito que usam a mesma toalha com vários utentes e que só tem acesso a 6 esponjas por turno para cada piso! Chega altura da chuva os utentes não tem roupa porque não há condições de secar a roupa porque os utentes pagam pouco para se comprar uma máquina de secar roupa! As casas de banho são um nojo sem condições algumas tanto para os utentes como para as funcionárias isto pra não falar das baratas enormes que existem la muitas a dormir com os utentes dito por funcionária de la e a vagarem pela casa assistente social só está lá para ir beber cafe triste ! A dona acha que tem a casa bem entregue mas claramente não faz ideia do que se passa ali até a mesma chegar ao local e começar a por ordem em tudo ! Bem contudo as funcionárias fazem o q lhes é indicado pois só estão ali para cumprir regras!

Tenho o meu pai nesse lar vai para 6 anos .
Visito com regularidade e falo com ele por telemóvel todos os dias.
Embora os seus 86 anos, é ainda muito lúcido e, nunca me reportou nada de anormal .
Recordo-me, em determinado momento, a alimentação andava a perder qualidade e, questionei a direção, no qual me foi dito que a empresa de catering andava a falhar com o acordado e, iriam mudar de fornecedor, que segundo o meu pai assim foi feito .
O meu pai felizmente ainda não usa fraldas, mas pago esponjas todos os meses mediante recibo do fornecedor das mesmas em nome do meu pai, logo depreendo que o lar não tenha qualquer interesse em poupar esponjas e, segundo percebi as fraldas funcionam nos mesmos moldes.
Sim é verdade que as wc´s já mereciam umas obrazitas, mas não vou confundir com higiene. E deixo o meu obrigado a todos os funcionários que lidam com o meu pai diariamente desde auxiliares , enfermeiras ,fisioterapeuta , médico e sem esquecer a assistente social.
Bem hajam!.

Sr António se aparecer se surpresa vai ver a surpresa que tem!
As casas de banho estavam imundas, fraldas amontoadas no chão e a minha mãe com restos de comida seca na roupa e no rosto e cara.