Centro de Saúde de Carnaxide
Centro de Saúde de Carnaxide
52.8

Centro de Saúde de Carnaxide - Atendimento tão humilhante e desrespeitoso!!

Raquel Salavessa
Raquel Salavessa apresentou a reclamação
24 de abril 2012

Hoje, 24-04-2012, desloquei-me ao Centro de Saúde da minha área de residência - Centro de Saúde de Carnaxide. Estando grávida de 38 semanas e após uma visita ao meu médico (privado), que me indicou repouso absoluto até ao final da gravidez por perigo de elevada tensão arterial. Assim, de acordo com as regras, no Centro de saúde solicitei uma consulta, a um médico que estivesse disponível para que mediante a justificação do meu médico me passasse baixa médica. Quando cheguei ao Centro de Saúde, retirei senha e quando um dos postos de atendimento ficou livre dirigi-me ao funcionário, indicando que estava grávida, apesar de ser obviamente visível e portanto solicitando o atendimento prioritário, que assiste as grávidas, neste tipo de locais. O funcionário felicitou-me pela gravidez e mandou-me aguardar pelo número indicado na senha, e assim aconteceu. A primeira reclamação é a de no Centro de Saúde de Carnaxide não respeitarem a prioridade de atendimento a grávidas. Após a solicitação da consulta no balcão de atendimento, e passo a informar que eram já cerca 13h, o funcionário contactou a médica, por telefone interno a qual me mandou entrar de imediato. Fui então atendida pela Drª Graça Miguens Louro. A qual me passou o documento de baixa médica. Aproveitei a minha consulta para pedir a isenção de taxas moderadoras, que assiste às grávidas e que se prolonga por um mês após o parto, esta isenção consiste no preencimento de um documento pelo médico, o qual demora, literalmente um minuto a preencher. Qual no foi o meu espanto e o do meu marido, que assistiu a tudo, quando a referida Drª nos disse que já passava da hora dela e que lhe tinham "prometido" que era só passar a baixa médica e mais nenhum papel e que nunca mais na vida seria generosa ao ponto de atender ninguém fora da sua hora nem que estivesse a cair para o lado (a esta altura seriam cerca de 13.15h), pois tinha mais o que fazer, dizendo que nem sequer tinha no seu gabinete os impressos para a isenção, ao qual respondi que os poderia mandar entregar no seu gabinete ou que eu mesma os poderia ir buscar lá fora. Muito de má vontade telefonou a um funcionário do Centro de Saúde pedindo a entrega dos impressos, ordenando que nunca mais lhe enviassem pacientes fora da hora pois a paciente (eu) estava ali plantada à espera do impresso. Esta é a minha segunda reclamação, se eu tinha indicação de uma gravidez de risco por elevada tensão arterial, tendo obtido uma consulta na recepção, nunca tendo mencionado que a pretendia fora de qualquer horário de funcionamento, após este atendimento tão humilhante e desrespeitoso para com o utente, saí do Centro de saúde com elevados e perigosos níveis de tensão arterial. Questiono-me sobre o facto de esta Srª ter competências para o exercício da sua profissão, eu sei que onde trabalho (empresa privada) se tivesse um comportamento tão pouco profissional, tão pouco ético e altamente desrespeitoso seria despedida com uma merecida justa causa.

Data de ocorrência: 24 de abril 2012