Centro de Saúde Póvoa de Santa Iria

Centro de Saúde Póvoa de Santa Iria - Ausência de Consultas

Marco Santos apresentou a reclamação
9 de janeiro 2014

Exmos. Senhores,
Há sensivelmente dois meses foi-me detectactado uma Disfunção da articulação temporomandibular (sobejamente conhecida por ATM). Desde então tenho feito medicação para acalmar as dores, as tonturas, situação essa que tem ajudado a controlar toda a serie de sintomas associados a doença.
No entanto, no passado dia 25 de Dezembro comecei a sentir alguns desses sintomas de forma mais grave, tendo em conta que o médico particular onde a referida doença me foi detectada me mandou tomar algum tipo de medicação em caso de ter uma crise dos sintomas assim o fiz. No passado dia 1 de Janeiro, tendo em conta que não melhorava, pressionado pela minha familia, contactei os serviços da Saude 24, tendo sido de imediato aconselhado a ir ao hospital tendo em conta que estava a entrar em dificuldades respiratórias. Nesse sentido, desloquei-me ao Hospital de Vila Franca de Xira, dando entrada nas urgências as 22:27h e saído do mesmo as 03:42h, sendo que segundo o médico a situação tinha-se agravado devido a uma crise de Sinusite que por sua vez terá tapado uma das Trompas de Eustáquio. Até aqui tudo bem, medicação via soro dores a diminuirem e quando vou para pedir um baixa médica para o trabalho, uma vez que segundo o mesmo deveria tirar uns dias de repouso, encaminha-me para o médico de familia (?!).
Aqui começa o filme!
1º Ponto: Não tenho médico de família;
2º Ponto: Ir para o centro de Saúde as 7H da Manhã tentar a sorte de ter consulta;
Dia 02 de Janeiro tendo em conta o adiantar da hora de saída do hospital e a sonolência facultada pela medicação, não me desloquei ao mesmo. No dia 03 de Janeiro, as 7H da Manhã já estava no centro de saúde consigo consulta para o Dr. Carlos Gouveia, o mesmo passa-me declaração para 2dias (?!), se fosse necessário mais para lá voltar (?!).
Obvio que voltei! E agora passo a enumerar quando.
- 2ª Feira - 6 de Janeiro - Chegada ao Centro de Saúde as 07:20h tinha 20pessoas a minha frente, não tive vaga de consulta;
- 3ª Feira - 7 de Janeiro - Chegada ao Centro de Saúde as 07:30h, não tinham consultas;
- 4ª Feira - 8 de Janeiro - Chegada ao Centro de Saúde as 07:20h tinha 10 pessoas a minha frente, marcaram consulta para as 17h, as 15h contactam-me a indicar que o Médico tinha faltado e como tal não tinham forma de arranjar consulta para o referido dia (isto dito de forma Arrogante), ao qual questiono a funcionária de que forma poderia ser consultado tendo em conta que a situação se estava a agravar e que necessitava de um atestado de incapacidade para trabalhar, ao qual me é dito o seguinte "venha cá ao serviço complementar (urgências) mas duvido que lhe seja passada a baixa". Cheguei ao Centro de Saúde as 19h, o serviço complementar inicia as 20h, ao qual o segurança me inidca que já não há senhas porque só iria atender 10pessoas (no minimo ridículo).
Nesse sentido unica hipotese seria voltar na 5ªFeira - 9 de Janeiro. Assim o fiz!
- 5ª Feira - 9 de Janeiro - Chegada ao Centro de Saúde as 07:00h tinha 10 pessoas a minha frente, quando vou para ser atendido dizem-me que afinal, ainda não têm garantia em como que o médico que faltou ontem vá realizar consultas hoje, no entanto marcam consulta para as 16:45h sem garantia que a mesma seja efectuada.

Lá estarei a hora marcada, mas conforme informei a funcionária do Balcão de Atendimento (que sem ter culpa da falta de competência da direcção do Centro de Saúde, mas que infelizmente é quem dá a cara), hoje dia 9 de Janeiro - 5ª Feira, não saio do Centro de Saúde da Povoa de Santa Iria sem ser consultado de forma ao meu estado de sáude ser reavaliado e com o papel de baixa médica passado. Tendo em conta que me ando a prejudicar no trabalho tendo em conta que desde dia 6 que não vou trabalhar e que ainda não foi entregue a justificação desses dias, para além do facto que a minha presença estes dias no Centro de Saúde me está também a gravar o estado de saúde.

Refiro ainda, que esta reclamação efectuada por este meio será endereçada ao Ministério da Saúde, a Direcção do Centro de Saúde, sendo efectuada também no Livro de Reclamações do mesmo, assim como aos mais variados meios de comunicação social.

Agradeço o tempo dispensado.

Data de ocorrência: 9 de janeiro 2014
10 de janeiro 2014

Aparentemente é necessário efectuar-se reclamações para as coisas avançarem neste país. Acabei de chegar do Centro de Saúde da Povoa de Santa Iria, após consulta com o coordenador do mesmo. Ontem, o mesmo após uma hora de receber a reclamação enviou-me mail a confirmar a consulta e solicitou a uma funcionária que me contacta-se no sentido de se confirmar a consulta.
Só lamento ter chegado ao meu limite para a situação ter ficado ultrapassada.
Marco Santos avaliou a marca
10 de janeiro 2014