Segurança Social

(9.8%)

Serviços Sociais e de Previdência

Canal não oficial da Segurança Social.
Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Alteração do nib

Elsa Dionisio apresentou a reclamação

Consultei a página da SSocial para me inteirar como deveria fazer para alterar o NIB do crédito em conta, pois pretendia mudar de banco. Após entrar certificada com o cartão do cidadão, consegui chegar ao assunto que pretendia. Pareceu-me ser um passo relativamente simples, embora tivesse tido alguma dificuldade em encontrar o formulário MOD MG 2 DGSS. Preenchido o referido formulário com todos os dados solicitados, anexei os documentos pedidos quando a entrega não é feita presencialmente, a saber: Documento de identificação (CC) e documento da Instituição Bancária comprovativo do IBAN, e onde conste o nome do beneficiário pensionista. Como atualmente tudo se trata on-line, para facilitar a vida dos utentes e muito bem, entrei na minha conta através da Caixa Direta e solicitei a tal declaração do IBAN, que à partida está certificada pela instituição, uma vez que é gerado um PDF com os dados da conta e até com a indicação de um telefone disponível 24 h para o caso de ser necessária alguma informação adicional. Ora, constatei que afinal isto não serve para nada, pois os serviços da CNP obrigam-me a ir autenticar no banco este IBAN. Ou seja, ir perder umas largas horas para que um funcionário ponha lá um carimbo...certamente. Mas isto faz sentido?!!! É desta forma que se aliviam os serviços?!! Tratamos tudo on-line e atualmente já com autenticação governamental e depois...esbarramos em carimbos e deslocações aos serviços, porque aquilo que se criou on-line, afinal não é fiável. Assim é difícil que os funcionários dos serviços estejam disponíveis para tratarem de assuntos realmente importantes.

09 Set2019
Elsa Dionisio adicionou uma resposta

Hoje, dia 9 de setembro, e o problema continua sem ser resolvido pela Segurança Social, não obstante já ter sido enviado no passado dia 1 de agosto, a documentação solicitada, a saber, documento com indicação do NIB, autenticado pela CGD. Ou seja, a pensão continua a ser paga para o banco Millenium, o que acarreta para mim despesas de manutenção de conta mensais, de quase 6 euros...e desta forma estou impedida de fechar a conta daquele banco...apetece-me perguntar...qual é a parte do meu pedido que os serviços da SS ainda não perceberam???!!!!

09 Set2019
Elsa Dionisio adicionou uma resposta

Para ver se o problema fica resolvido, tive de me dirigir aos serviços da SS, para tratar do assunto presencialmente...sem comentários.

16 Out2019
Elsa Dionisio alterou o estado para Resolvida
16 Out2019
Elsa Dionisio avaliou a marca

Só ficou resolvido indo pessoalmente ao balcão da Segurança Social. O que significa que a tão propalada simplificação dos serviços usando a internet, é só para "inglês ver".