13.7
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.9
Centro Nacional de Pensões13.7
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Aplicação do grau do complemento por dependência

Conceição Maria Belo dos Santos Oliveira
Conceição Oliveira apresentou a reclamação
4 de agosto 2015

O meu pai com o nome de José dos Santos Oliveira com o Nº de Identificação 11217889971, foi presente a uma médica relatora no dia 10 de Abril na Seg. Social em Coimbra para lhe ser atribuído o grau de complemento por dependência. Nesse dia e após vários exames que levei e que não interessou á médica, foi-lhe atribuído o grau 1. Acontece que o meu pai, portador de pacemaker, HTA, pancreatite, colecistectomizado, alterações degenerativas marcadas da coluna cervical aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal, um trombo parietal antero-lateral esquerdo, tudo isto provado por documentos, deveria ter-lhe sido atribuído o grau 2 e não o grau 1 como aconteceu. Nesse dia ele encontrava-se em cadeira de rodas mas totalmente dependente dos meus cuidados, passando a acamado e a 15 de Abril. Como só em Junho recebi a informação do CNP, altura em que fui informada que já podia solicitar o outro grau, o que está incorrecto. Os beneficiários não têm culpa do tempo (meses) que demora para atribuição do complemento por dependência.
Foram entregues os respectivos documentos para poder ter o garu 2, tendo o meu pai falecido a 27 de Junho de 2015.
Face ao exposto, informo que a médica que avaliou o meu pai, o fez erradamente, pois só quis saber o nome dele e a idade. O grau que deveria ter sido atribuído deveria ser o grau 2. Apesar de ter falecido o valor em falta deveria ser reposto.
Solicito a revisão desta situação, pois os senhores sabem que o valor que recebem de subsídio de funeral não dá, ou seja (1250,00€).

Data de ocorrência: 4 de agosto 2015
11 de setembro 2015
Exmos. Srs.,
Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por email, para o endereço eletrónico do(a) interessado(a).
INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Linha Segurança Social - +351 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Núcleo de Gestão da Relação com o Cliente
Conceição Oliveira
11 de setembro 2015
Reclamação n.º2285915
A minha solicitação de reavaliação do complemento por dependência só foi efectuado a 19/6/2015, porque a Caixa Nacional de Pensões esteve desde o dia 10 de Abril para informar que o meu pai José dos Santos Oliveira tinha direito ao 1º Grau (grau esse que a médica atribuiu erradamente), pois o meu pai já era totalmente dependente e passou a acamado em 15 de Abril (tenho documentos do Hospital Universitário de Coimbra que comprovam). Se os senhores tivessem sidos rápidos nas suas avaliações o meu pai teria sido reavaliado mais cedo. Para provar o que afirmo, o meu pai acabou por falecer poucos dias depois de pedida a reavaliação. Os senhores demoram nestas atribuições, precisamente para que as pessoas morram e não tenham direito a subsídios.
17 de setembro 2015
Exmos. Srs.,