Centro Nacional de Pensões
Serviços Sociais e de Previdência
1 ADSE 78.9
Centro Nacional de Pensões13.6
Segurança Social
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua de Entrecampos, 57 r/c e cave
    1700-157, Lisboa

Centro Nacional de Pensões - Prestações Por Morte

Maria Carvalho apresentou a reclamação
20 de abril 2017 (editada a 6 de julho 2017)
bom dia, a minha mãe enviou este mail e Janeiro de 2017 que abaixo reproduzo

"Bom dia
Tendo solicitado em 16/06/2016, prestações por morte e pedido de pensão de sobrevivência relativo ao meu marido: David Mendes de Carvalho, NISS 10185326427 e de ate esta data ainda não me ter sido pago qualquer valor, venho por este meio solicitar a V. Sas que apressem a analise do processo, porque a minha pensão é muito baixa e não consigo fazer face a todas as despesas que tenho. Neste momento e como tenho bastantes problemas de saúde, estou a depender da ajuda de terceiros, pelo que agradeço a vossa atenção e compreensão na resolução rápida destes requerimentos. Na expectativa da vossa resposta, envio os meus cumprimentos,
Maria Araújo Abreu"

Depois de efectuadas varias chamadas para a linha da segurança social e enviado vários mails para este serviço, até hoje, dia 20 de Abril ainda não conseguimos uma resposta a este pedido. já la vai quase 1 ano sobre a morte de meu pai e a única resposta que nos dão é que o processo está em analise. Será necessário tanto tempo, para analisarem um processo?
Quando se efectuou esta reclamação foi recebido mail a informar que iria ser creditado em conta a partir do mes de Junho o valor correspondente a pensão de sobrevivência que tanta falta fazia à minha mãe, mas tal não aconteceu, conforme acesso porque a minha irmã tem conta conjunta. A minha mãe faleceu no final de Março e ate hoje não foi creditado na conta o valor que ela teria direito da pensão de sobrevivência do meu pai nem o valor pago das despesas do funeral. Temos de ter em atenção que o meu pai faleceu a 26 de Maio de 2016. Agora eu pergunto nos filhos que tivemos de ajudar monetariamente a minha mãe, porque a pensão de reforma dela que não chega aos 300 euros só chegava para pagar electricidade, agua, gás e medicamentos e as vezes nem isso, não temos direito a ser reembolsados do valor que ela deixou de receber pelos meses em que foi viva e do valor pago das despesas do funeral que fomos nos filhos que lhe emprestamos e com que viveu um pouco angustiada. Não temos nós filhos direito a ter uma resposta da segurança social sobre o não pagamento destes subsídios. A Segurança social solicita aos herdeiros o reembolso das pensões pagas em excesso, não deveria fazer da mesma maneira e pagar aos direitos o que esta em atraso.
Data de ocorrência: 20 de abril 2017
5 de julho 2017
Em relação a esta reclamação foi recebido mail a informar que iria ser creditado o valor a partir de Junho o que não aconteceu, uma vez que como temos acesso a conta porque as minhas irmãs tem conta conjunta verificamos que tal não aconteceu. Telefonamos novamente para os serviços da segurança social e informam que devemos efectuar uma reclamação uma vez que a minha mãe entretanto faleceu. Ora o que eu gostaria era que me informassem se nos filhos não temos direito a receber o valor que não foi recebido pela minha mãe, tanto de pensão de sobrevivência como de subsidio de funeral, uma vez que fomos nos filhos que tivemos de emprestar a minha mãe os valores para a sua alimentação e para pagar as despesas de funeral do meu pai, porque a pensão dela era inferior a 300 euros e não chegava para pagar electricidade, agua, gás e medicamentos porque entretanto a minha mãe ficou doente e um bocado amargurada por ter de depender dos filhos para viver por falta de resposta da segurança social. Já nos foi solicitado como herdeiros para reembolsar pensões recebidas indevidamente, Será que também não temos direito a receber o que a minha mãe tinha direito, ou pelo menos de nos ser informado porque não foi pago a pensão de sobrevivência e as despesas de funeral e o que deveremos fazer para as receber. Temos de ter noção que o meu pai faleceu a 26 de Maio de 2016, já tem mais de um ano. Já não chegou a dor de perder um pai e de seguida a mãe, ainda temos de nos incomodar para que voces resolvam esta situação de vez. Agradeço resposta urgente. Maria Alice Abreu Carvalho
Maria Carvalho avaliou a marca
5 de julho 2017