CHV - Centro Hospitalar Veterinário

CHV - Centro Hospitalar Veterinário - Negligência

Maria Gabriela Campos Mendes Ferreira
Maria Ferreira apresentou a reclamação
25 de janeiro 2022
A nossa cadela Bolota, estava internada há 2 semanas no CHV com um quadro grave de insuficiência hepática. Permaneceu por várias dias internada porque nos foi dito que a situação da sua saúde, embora preocupante, poderia estabilizar através dos tratamentos disponíveis na clínica. Aguardavam também o resultado de mais exames para adequar da melhor forma os tratamentos. No dia 14/11/2021 à noite, fui á clínica visitá-la e levei-a para passear na rua em frente à mesma. Ela estava bem e animada e só esmoreceu no momento em que tive de a deixar de novo no internamento do CHV.

Na manhã seguinte, recebi uma chamada do Director Clínico do CHV informando-me que a Bolota tinha sido atacada por outro cão no interior da clínica, facto pelo qual gostaria de apresentar as suas desculpas em nome do CHV. Nesse mesmo dia fui visitá-la e foi com grande choque que verifiquei que ela não se mexia, estava com diversas feridas na zona da cabeça, no olho direito, assim como tinha sangue no pescoço e estava a respirar com dificuldades. No início da noite e passadas cerca de 7 horas do ataque à Bolota, recebi um telefonema informando-me de que ela tinha falecido.

Registo esta reclamação porque, embora todos as pessoas do CHV com quem lidei fossem simpáticas e atenciosas, houve notória falta de profissionalismo e de rigor na implementação dos procedimentos que evitariam o ataque à Bolota. Numa clínica veterinária, em que a reacção dos animais que a frequentam é imprevisível, deveria haver procedimentos rigorosos que impedissem este tipo de situação de ocorrer.

É lamentável que a Bolota tenha passado as últimas semanas da vida dela em profundo sofrimento por estar afastada da sua família, por estar doente, por ter de ser submetida a tratamentos por vezes dolorosos, por estar num ambiente estranho e impessoal.

Mas o que verdadeiramente me atormenta é o facto de, apesar de tanto sacrifício dela e nosso, ela tenha morrido sozinha e longe de nós em consequência da negligência daqueles que deveriam ter cuidado dela.
Data de ocorrência: 15 de novembro 2021
Maria Gabriela Campos Mendes Ferreira