Clever House - Sistemas Inteligentes, Lda

Clever House - Insistência em não cumprir a lei - Aspirador ECOVACS

Vitor Freitas de Sousa
Vitor Sousa apresentou a reclamação
18 de junho 2018

No dia 27/05/18 desloquei-me à loja da Fnac do C. Vasco da Gama para meter pela 3ª. vez um aspirador Robot na garantia (Ecovacs Debot M88). No entanto, como a minha "história" com a marca em questão já era longa e pelo facto do aspirador estar avariado pela 3º vez pela mesma razão, evoquei as alíneas 1 e 4 do artigo 4º (direitos do consumidor) da lei das Garantias (2008) que indica que o consumidor pode exigir a resolução do contrato, redução do preço ou a reparação do bem caso o mesmo não esteja em conformidade com o contrato ou se o bem se tiver deteriorado por motivo não imputável ao consumidor. No momento, o responsável de loja presente naquele dia, pediu para escrever esse pedido numa folha e a mesma seria anexada para a assistência técnica confirmar a natureza do problema e dar uma resposta. Ora o que a assistência da Ecovacs fez, foi ignorar a nota que indicava que desta vez não pretendia a reparação mas sim a resolução do contrato de forma a desligar-me de vez com a marca e enviou passadas 3 semanas o aspirador arranjado. No dia 16/06/2018 desloquei-me novamente à loja da Fnac para resolver a situação, já que me tinham enviado SMS a dizer para lá ir. Qual não é o meu espanto (ou não...dado que já estava à espera que estrategicamente a marca ignorasse o meu pedido) quando cheguei à loja, o aspirador estava lá para ser levantado. Logicamente que não o trouxe comigo e escrevi no livro de reclamações. O gerente que falou comigo, Sr. Noé Velhinho, foi extremamente simpático e atencioso mas estas qualidades não chegaram para eu mudar de ideias. Quem tem culpa nisto é a marca que pelos vistos não quer cumprir a lei mas a responsabilidade da Fnac, entra no momento em que também não quer cumprir a lei e mete o cliente no meio da situação com a marca quando, para o cliente o vendedor foi a FNAC e não a Ecovacs. Por isso, a Fnac é que devia resolver a situação e depois resolvia-se com quem lhe vendeu o equipamento. Devo salientar que antes deste modelo de aspirador, tive o topo de gama da Marca (r95) e que só esse modelo foi trocado no mínimo 4 vezes. Depois de me pedirem para, em vez de resolver o contrato, tentar o aspirador menos "inteligente", ou seja o M88 que é o modelo atualmente em causa mas mesmo assim, este no espaço de alguns meses, já foi para a garantia 3 vezes. De referir que a partir do M88 a situação da garantia começou a ser tratada via Fnac. O ponto de situação neste momento é que, enquanto um Juiz não me disser que a lei no meu caso não se aplica, eu não vou desistir do meu dinheiro e da respetiva resolução de contrato. Esperarei 5 dias úteis por uma resposta favorável por parte do fabricante ou do importador/representante (CleverHouse) que pelos vistos, ignorou o pedido de resolução de contrato que foi enviado através da Fnac. Isto, antes de accionar o gabinete jurídico da Deco e antes de recorrer, caso tenha me veja forçado, à instâncias judiciais ao meu dispor. O valor é bastante alto para a situação ficar por aqui. Nota: Tenho videos a provar as avarias constante do aspirador, posso meter aqui, fazendo o upload para o youtube caso necessário.

Data de ocorrência: 18 de junho 2018
Vitor Freitas de Sousa