Clínica Médica Dentária de S.joão do Estoril
  • geral@clinicadentariasjoao.com

Clínica Médica Dentária de S.joão do Estoril - Prótese dentária

Maria Manuela Porto Lousa Vicente
Maria Vicente apresentou a reclamação
28 de março 2023 (editada a 14 de abril 2023)
Em meados de fevereiro de 2022, dirigi-me à clínica médica dentária S. João para me fazerem uma prótese removível de material acrílico com 3 dentes para o maxilar superior e outra com 4 dentes para o maxilar inferior. Próteses estas que deveriam ter umas pequenas peças em aço inoxidável para evitar que se partisse devido à fragilidade de um dos dentes (tal como na antiga).
Para grande espanto meu, tive que me dirigir várias vezes a esta clínica para provas, pois estava difícil de acertar, coisa que nunca me tinha acontecido antes.
No dia 21 de março, as próteses foram-me finalmente entregues, tendo eu então de pagar 203,75€ a adicionar aos 173,75€ que já tinham sido pagos anteriormente. Tudo com descontos pela entidade ADSE.
Em meados de novembro, dirigi-me novamente a esta clínica, a fim de me poderem arranjar as próteses pois verifiquei estarem gastas, além de as pecinhas metálicas começarem a apresentar pontos de ferrugem, como se tivessem mais de 10 anos de uso, isto comparado com as anteriores que já tinham 10 anos e não se encontravam em tão mau estado.
Quando a Dra. Carolina viu as próteses, disse-me que não notava nada de especial, ao que reclamei dizendo que nem as anteriores estavam tão gastas. Perante isto, pediu-me que voltasse lá noutro dia para a protésica ver o que se poderia fazer. Voltei então 15 dias depois, o que me deixou bastante desagradada pois, além de acharem que estava tudo bem, também fui acusada pela protésica de não ter pagado as pecinhas metálicas e que ainda estava a reclamar (o que não é verdade, pois tenho o comprovativo em como paguei 17,50€, se não foi mais, foi porque não mo pediram). Foi também nestas andanças que descobri que a prótese inferior ficou tão mal feita que dois dos dentes não preenchem todo o espaço vazio entre os dentes reais, e que um deles ficou tão fino, que está inclinado.
Entretanto a Dra. Carolina ficou de falar com alguém da administração e de depois entrar em contacto comigo. Até ao dia 10-03-2023, como não tinha tido qualquer tipo de contacto, nem da Dra. Carolina, nem da parte da administração, depois de ter ligado várias vezes para esta clínica e a resposta ser sempre a mesma: “vou transmitir o recado, ou, já transmiti o recado, ou, vou falar novamente” e não se passava disto, decidi deslocar-me à clínica. Falei então com outra senhora que ficou mais uma vez de transmitir o recado à administração. Três ou quatro dias depois, recebi então um telefonema da Dra. Inês para me dizer que achava muito estranho o estado da prótese uma vez que nunca tinha tido queixas sobre qualquer trabalho executado na clínica e que a Dra. Carolina era uma pessoa muito experiente apesar de ser muito novinha e que seria melhor deslocar-me à clínica para na presença das três (Dra. Carolina, Dra. Inês e Dra. Guilhermina), vermos o que se poderia arranjar, mas que seria impossível fazer uma prótese nova a preço de nada. Teria de aguardar uns dias pois a Dra. Guilhermina estava a fazer uma formação e como acabava sempre muito tarde, teríamos de aguardar. No dia 20de março, fui finalmente à consulta e para grande espanto meu, só estava presente a Dra. Carolina (com uma conversa que não tinha nada a ver com o que Dra. Inês me tinha falado ao telefone) que me apresentou uma folha de “Consentimento informado” para eu assinar. Folha esta onde sou informada sobre as diferentes fases, prazos de entrega e custos. Fui então esclarecida de que iria ser realizada uma nova prótese, superior e inferior que ficaria pelo valor de 390 €, do qual eu pagaria apenas metade, ou seja, 195€. O material seria exactamente o mesmo e com a garantia de 6 meses.
Nota: o documento faz referência a uma prótese acrílica anti alérgica superior de 4 dentes e uma inferior de 3 dentes, o que é precisamente o contrário, como já referi anteriormente.
Fui também informada que a garantia era de 6 meses sendo as próteses, friso bem, feitas precisamente com o mesmo material com o que a anterior tinha sido feita. Coisa que eu não sabia (do prazo de garantia tão curto) quando fiz a que tenho atualmente.
Perante esta situação, e prevendo que vou gastar mais dinheiro e continuar mal servida, recusei a proposta e decidi que iria apresentar queixa à ADSE, uma vez que não posso beneficiar da mesma nos próximos 2 anos. Irei ainda recorrer à ERS, pois penso que situações destas não devem passar em branco.
Data de ocorrência: 28 de março 2023
19 de abril 2023
Neste momento, penso que a melhor solução para este problema é ser reembolsada na totalidade do valor da prótese.
5 de maio 2023
Continuo a aguardar uma resposta da parte desta clínica desde o dia 28 de Março do presente ano.
Acho incrível este silêncio surdo da parte da mesma.
19 de junho 2023
Por incrível que pareça, continuo a aguardar uma resposta à minha reclamação, por parte desta cínica!
24 de setembro 2023
Infelizmente, ao fim de tanto tempo (desde Março) que aguardo uma resposta desta clínica e até agora a mesma matem-se em silêncio.
Lamento profundamente que uma clínica da área da saúde, consiga enganar tão bem os seus utentes e não só, porque afinal a ADSE também foi enganada, uma vez que, eu paguei gato por lebre, atendendo a que supostamente o material utilizado nas próteses foi de qualidade inferior, além de o trabalho ter sido mal executado por incompetência da protésica.
Este processo não está esquecido, está a seguir os trâmites legais.
Maria Manuela Porto Lousa Vicente
Maria Vicente avaliou a marca
28 de novembro 2023

Sim, foi necessário recorrer a outro meio para resolver esta reclamação pois ainda não está resolvida. A minha opinião sobre esta clínica é péssima. Não aconselho ninguém a ir lá. O material utilizado nas próteses é de péssima qualidade e o desprezo pelos utentes é total. Somos completamente ignorados.