Ensinus - Empreendimentos Pedagogicos, Lda

Colégio de Alfragide - Falta de procedimentos em caso de acidente grave com a criança

Maria Guimaraes apresentou a reclamação
7 de maio 2018 (editada a 11 de maio 2018)

O meu filho frequenta este Colégio (de Alfragide) e teve um acidente no recreio da escola. Partiu 2 ossos e o Colégio preencheu parcialmente um documento de seguro, e telefonou à mãe para o ir buscar (como se de febre se tratasse). Levei o meu filho às urgências, não sabendo da gravidade. Também me foi aconselhado a não ir ao Hospital Amadora Sintra. O meu filho foi internado e operado (através do meu seguro porque o da escola não foi aceite no Hospital da Luz). Pelo que depois duns dias, contactei a escola a questionar sobre o papel do seguro. Ai informaram que eu teria de o ter preenchido, assinado pelo médico e ter sido enviado para o seguro no dia do acidente.

Data de ocorrência: 7 de maio 2018
Estimada Encarregada de Educação,

Confirmamos o sinistro do seu educando nas nossas instalações durante o período de recreio do Colégio.

O Colégio através do seu procedimento habitual, informou imediatamente a Encarregada de Educação da situação ocorrida e esta afirmou no exacto momento que vinha no imediato e rapidamente para o Colégio, sendo que logo que a informação do pulso partido foi transmitida, a chamada foi desligada pela Encarregada de Educação e não foi possível ao Colégio prestar mais informações e questões adicionais à Encarregada de Educação.

O Colégio como é seu procedimento, preencheu a Participação do Acidente Escolar com as informações pormenorizadas do sinistro: situação ocorrida, data, hora, lesão, natureza da lesão, testemunhas e o devido socorro prestado. A participação do acidente escolar da nossa seguradora é constituída por duas partes, uma referente à Escola onde é confirmado o sinistro nas nossas instalações e é descrito o acidente escolar e a segunda parte referente ao Boletim Médico que deve ser preenchida e assinada por um Médico responsável.

Após a chegada dos Pais do Aluno, estes levaram a participação do sinistro preenchido com as informações do Colégio e levaram o aluno ao Hospital. Durante a entrega da participação do sinistro, o Pai do Aluno (o primeiro a chegar) foi informado do nosso procedimento de participação de sinistros escolares, isto é, que teria que proceder à liquidação das despesas de tratamento necessárias e, posteriormente, o nosso seguro, através da sua apólice e limite máximo de tratamento e despesas iria reembolsar as despesas liquidadas. Qualquer despesa de saúde é reembolsada no nosso seguro, independentemente se o hospital de destino é público ou privado. Essa informação foi dada na presença do Diretor Pedagógico do Colégio.

Mais informamos que o Colégio accionou o seguro escolar e as despesas já entregues pela Encarregada de Educação foram processadas para a seguradora, no sentido de inicio à abertura de processo com vista ao reembolso das despesas liquidadas pelos Encarregados de Educação.

Encontramos-mos totalmente disponíveis para mais esclarecimentos adicionais.
11 de maio 2018
"O aconselhamento que a Encarregada de Educação refere relativamente ao Hospital Amadora Sintra não foi feito por parte do Colégio de Alfragide, aliás em posteriores troca de informações adicionais, foi perceptível que a Encarregada de Educação, em virtude das más experiências passadas em hospitais públicos, optou por sua iniciativa não levar o aluno para o hospital desse cariz."
Por acaso a experiência que tive com o Hospital Amadora Sintra foi bastante positiva, por isso não percebo este comentário. Foi neste Hospital que fui seguida e que tive o parto do meu filho mais velho e foram espectaculares. Não tenho nada a dizer senão bem. Houve recentemente um episódio curto de passagem numa urgência, com o meu filho mais velho, mas não cheguei a ir para a frente porque tenho um seguro de médico ao domicilio e consegui esta consulta nessa hora. Não obtive neste episódio qualquer sentimento negativo, excepto de que havia muita gente nas urgências. Posso até referir que tive anteriormente uma má experiência nos tempos de espera nas urgências da Luz. Como casos isolados, não se pode concluir nada sobre hospitais ou urgências.

Portanto, pela minha boca, nunca me ouve dizer senão bem do Hospital Amadora Sintra. Foi também onde o meu pai foi hospitalizado, e mais várias pessoas de familia.

No caso do David, optei por ir para o Hospital da Luz, devido ao fluxo do transito (hora de transito), porque pensei que não fosse tão grave, e porque seria mais fácil para o pai quanto à comunicação (todos falam inglês no Hospital da Luz). Se soubesse (sei que foi dito, mas o David não teve primeiros socorros e não foi comunicado nenhuma alternativa, eu também não tenho formação médica) da gravidade teria eu própria chamado uma ambulância - apesar que na aflição, nem sei se encontraria qual o telefonema a fazer - e seria esse o procedimento adequado. Acabei por ficar neste Hospital da Luz, porque com os raios X lá efectuados, seria o mais rápido e visto estarmos no local. E foi a escola acertada.

Estou a responder, apenas para esclarecer este ponto que acho absurdo de eu dizer mal do Hospital que tenho passado a vida a dizer bem. que muita gente diz mal deste Hospital Amadora Sintra, verdade. Que eu tenho dúvidas, muitas. Que tive más experiência lá, NUNCA. Sim, uma vez vi que a urgência tinha muita gente. Onde é que não tem, geralmente? Acho que em todo o lado. Mesmo nos supermercados ... sempre filas.

Bem, neste momento quero esquecer que aconteceu o episódio. Isto está fechado e resolvido (seguro está accionado). Apenas me quero concentrar que o meu filho recupera bem. O colégio neste momento está a ser 5 estrelas e isso é o mais importante. Não tenho nada a queixar-me sobre a volta ao colégio, pelo contrário e é isso que estou a comunicar a outros pais. Acidentes acontecem.
Maria Guimaraes avaliou a marca

Funciona bem ...