1.5
COLUMBIA SPORTSWEAR FRANCE S.A.S.

Columbia - Botas com defeitos que a loja \ representante não assume

Herman Piedade apresentou a reclamação
13 de março 2018 (editada a 17 de março 2018)

No dia 17/1/2018 compramos dois pares de botas Columbia na Loja Columbia Alcoitão para uso no Caminho de Santiago que iriamos iniciar a 11/2/2018. Na loja experimentamos alguns modelos e frisamos bem que a caminhada seria acompanhada de chuva pelo que precisávamos de ter botas de qualidade e á prova de água. Foram-nos recomendadas 1 par de North Plains Mid-Cor Columbia e outro par Redmond Mid Ligth que compramos respetivamente para mim e para a minha companheira.
Treinamos menos de 100 quilómetros, em passeio e com tempo seco sem problemas mas ao iniciarmos o Percurso em Ponte de Lima com caminhos mais acidentados e alguma chuva, ao fim de 3 dias e apenas 75 KMs feitos ambas as botas colapsaram completamente. De Waterproof não tinham nada pois os pés ficavam molhados logo na primeira hora de caminhada e começaram a descolar (ver fotos em anexo). O desconforto era tal que ao final do terceiro dia e após queimaduras de fricção por tecido molhado (ver fotos em anexo) tivemos de comprar outras botas de marca menos renomeada que cumpriram até ao final o caminho sem qualquer queixa.
Ao regressarmos apresentamos queixa dia 23/2 na loja Columbia Alcoitão, deixando na loja as botas e fotos para ser analisada a situação. Para nosso espanto no dia 28 de Fevereiro fomos contactados pela loja onde nos indicaram que a Rockland não encontrou qualquer defeito e que não podiam fazer nada a não ser aconselhar a reclamação junto da Marca.
Com a nossa queixa queremos ver resolvido via garantia o defeito dos artigos com a troca por vale em outra loja Columbia e que a loja que aparentemente é oficial da marca assuma a responsabilidade pelos artigos que vende não tendo o cliente de se dirigir diretamente ao fabricante.
Reforço que a loja Columbia Alcoitão, apesar da simpatia dos funcionários, perante 2 pares de botas a descolar e provas de falha no Waterproof declinou os defeitos e a responsabilidade de articular com o fabricante a garantia das mesmas.
Anexo Fotografias de ambas as Botas, queimaduras nos pés, Faturas de compra e Quilómetros feitos.

A mesma queixa será feita no Livro de Reclamações Online e como socio da DECO será dada conhecimento a esta associação de defesa dos consumidores.
Aguardo a vossa célere resposta.

Data de ocorrência: 13 de março 2018
Columbia
23 de março 2018
Bom dia Sr. Piedade,

Agradecemos pelo seu e-mail e pelo interesse em nossa empresa Columbia Sportswear.

O senhor comprou um par de sapatos Columbia que infelizmente estão a apresentar problemas de impermeabilidade.

Desculpamo-nos pelo ocorrido.

Como informa-nos que a loja em que comprou o produto não pôde ajudar, relembramos-lhe nossa política de garantia.

Na Europa, os produtos da marca Columbia Sportswear, incluído o calçado, dispõem de garantia de 2 anos. Esta garantia cobre os defeitos dos materiais e da mão de obra.

A empresa não oferece garantia sobre os danos provocados por mau uso, uso excessivo, acidentes, modificações, a ruptura natural dos materiais com o passar do tempo ou os problemas que ocorrem normalmente devido a um desgaste normal ou a não observação das instruções de conservação do produto, não sendo responsável a empresa nos casos supracitados.

Caso tenha comprado o produto há menos de 2 anos, e se o defeito está coberto por nossa política de garantia, ajudá-la-emos inclusive caso não possa retornar à loja onde foi feita a compra.

Para tal, queira por favor enviar-nos:

- 1 foto dos dois sapatos

- 1 foto da parte danificada do produto (já enviada)

- 1 foto das solas externas

- 1 foto do interior da lingüeta do artigo onde vê-se o número de modelo e o tamanho do sapato (trata-se de uma referência com letras e números como por exemplo a seguinte: BM3502/NM1000)

- 1 cópia da prova de compra (já fornecida)

Por favor indique o tamanho USA do produto, seu número de telefone, bem como sua morada.

Assim que recebermos esses dados informaremos-lhe os próximos passos a seguir.

Esperamos sua resposta e ficamos à sua disposição para qualquer informação complementar.

28 de março 2018
Charles W (Columbia Sportswear)

27 Mar, 17:14 CEST

Boa tarde Sr. Piedade,

Obrigado pela resposta e pelas informações fornecidas.

No caso em que a loja não possa ajudar oferecemos a nossa ajuda.

Quando verificamos um defeito de qualidade, substituimos o produto.

Para confirmar o defeito, teremos que fazer uma avaliação do mesmo. Por isso, pedimos que envie as botas defeituosas para nosso Departamento de Qualidade, na morada abaixo, junto com uma nota recapitulativa com seu nome, morada, número de telefone, número de devolução ZH 53469 e uma cópia da prova de compra:

COLUMBIA SPORTSWEAR DISTRIBUTION
Département Retours Consommateurs – ZH 53469
1542 Avenue des 2 Vallées / Zone Actipole de l'A2
F-59554 RAILLENCOURT SAINTE OLLE
FRANCE

Pedimos que limpe os artigos antes do envío.

Quando recibamos os items e que os mesmos terão sido avaliados, entraremos em contacto novamente.

Caso a avaliação confirme que o produto tem um defeito de fabricação, substituiremos pelo mesmo artigo. Caso não tenhamos mais o mesmo artigo em estoque, ofereceremos um artigo similar em termos de preço e qualidade.

Caberá ao consumidor os custos de envio do item para nosso Departamento de Qualidade, a Columbia Sportswear arcará com os custos de substituição e envio do novo artigo ao seu domicilio.

Informamos que todo produto enviado ao nosso Departamento de Qualidade para avaliação é destruído caso o defeito seja confirmado e não pode ser reenviado ao consumidor. Caso o defeito não seja confirmado, devolveremos o produto originalmente enviado pelo consumidor.

Esperamos receber os seus items.

Permanecemos a sua disposição caso necessite maiores informações.

-----------

Boa tarde

Obrigado pelo apoio mas, como não compramos as botas Columbia Online mas sim em uma loja autorizada, não nos parece justo suportar qualquer custo de envio para o estrangeiro para que seja ativada a garantia das mesmas. Alerto que apesar da vossa boa vontade, como marca devem saber que este pedido de custos extra para ativação de garantia é altamente penalizado pela legislação Portuguesa.

Alerto também que, conforme descrevemos nos mails trocados, já temos botas! Infelizmente, devido a problemas de qualidade dos vossos produtos tivemos de as adquirir de urgência de forma a que os prejuízos de deixar o caminho a meio com custos e interrupção de férias não se tornassem maiores. Não faz sentido ficarmos com dois pares de botas de inverno. A compra das botas da vossa marca tinha um propósito que falhou por problemas de construção (falta de impermeabilidade e descolagem das solas). Nem queremos os mesmos modelos de botas que tanto nos complicaram a vida.

Sugiro que em nome da satisfação do cliente e cumprimento da garantia se chegue a um meio termo:
Entregamos as botas no vendedor autorizado ou em qualquer outra loja em Portugal a designar pela marca e após a analise que irá confirmar com certeza os problemas de qualidade, a Columbia indica á mesma loja que temos um vale no valor de aquisição dos dois pares de botas em produtos da marca.

Atentamente

Good afternoon

Thanks for the support, but since we do not buy the Columbia boots Online but rather in an authorized store, we don’t think it is fair to bear any cost of shipping abroad so that the warranty of the same is activated. Despite your goodwill, as a trademark must know that this request for extra costs to activate guarantee is highly penalized by Portuguese legislation.

Also, as we described in the mails exchanged, we already have boots! Unfortunately, due to quality problems of your products we had to purchase them urgently so that the losses of leaving the Camino de Santiago in half with costs and interruption of vacations did not become bigger. It makes no sense to have two pairs of winter boots. The purchase of the boots of your brand had a purpose that failed due to construction problems (lack of waterproofing and taking off of the soles). You can also understand that we don’t want the same models of boots that have so complicated our lives.

I suggest that in the name of customer satisfaction and fulfillment of the guarantee that we reache a middle ground:
We deliver the boots to the authorized seller or any other store in Portugal designate by the brand and after the analysis that will confirm with certainty the problems of quality, Columbia indicates to the same store that we have a voucher in the value of acquisition of the two pairs of boots branded products.

carefully

29 de março 2018
Charles W (Columbia Sportswear)

29 Mar, 10:48 CEST

Bom dia Sr. Piedade,

Obrigado pela resposta e pelos comentários.

Entendemos seu ponto de vista, porém infelizmente não podemos propor a entrega das botas em uma loja de um revendedor para análise e em seguida a disponibilização de um vale para a compra de outros produtos.

Como os produtos já foram analisados pela loja Rockland em Alcoitão. É necessária uma análise por parte de nosso Departamento de Qualidade para a verificação do defeito incumbido ao calçado, que, todavia, não foi confirmado pelo revendedor. E caso o defeito fosse confirmado poderíamos substituir o calçado.

Nossa política de garantia prevê, em caso de defeito de fabricação, a substituição pelo mesmo produto ou por um produto similar. Não sendo possível a troca por produto de outro tipo ou a emissão de um vale de compras.

Permanecemos a sua disposição para qualquer outra dúvida e desejamos Feliz Páscoa.

29 de março 2018
Bom dia

O envio de dois pares de botas para França nunca será inferior a 60€, ou seja cerca de 1 terço do valor de compra... o que é inadmissível.
Na Rockland de Alcoitão as botas não sairam sequer da loja nem nos foi entregue qualquer folha de obra ou relatório o que é nitidamente ilegal.

Ainda aobre a política de garantia, seja em uma loja ou site online existe um periodo de satisfação, em que a reclamação de defeito foi feita. A lei Portuguesa é bem clara neste assunto. Se um produto não satisfaz o consumidor este, reclamando dentro do prazo legal, não é obrigado a ficar com modelo idêntico. ..

Perante este cenário, em que se verificam várias irregularidades, estamos ainda assim dispostos de boa fé a enviar para França os dois pares de botas caso a Columbia suporte os custos. Caso contrario seremos obrigados a recorrer à Associação de Direitos do Consumidor e entidade reguladora respectiva ASAE, já em copia no mail.

- - - - - - - - - - - - -

Hi

The shipment of two pairs of boots to France will never be less than € 60, about one third of the purchase price ... which is inadmissible.
In Rockland of Alcoitão the boots did not even leave the store nor was given us any worksheet or an analisises report which is clearly illegal.

In addition to the warranty policy, whether in a shop or online site there is a period of satisfaction, in which the defect claim was made. Portuguese law is very clear on this subject. If a product does not satisfy the consumer this, claiming within the legal term, is not required to be with identical model. ..

Faced with this scenario, where there are several irregularities, we are still in good faith to send the two pairs of boots to France if Columbia supports the costs. Otherwise, we will have to resort to the Consumer Rights Association and respective ASAE regulatory Comerce Department, already copied in the mail.

Herman Piedade avaliou a marca
10 de dezembro 2020