Contageste-Técnica Oficial de Contas

Contageste - SINISTRO 26/01/2017 Danos de Água

João Pedro Nogueira
João Nogueira apresentou a reclamação
27 de abril 2017

1. Aos de 31 de janeiro de 2017, comunicámos para o endereço eletronico da Administradora de Condominios do Edificio Rua da Liberdade 26, a ocorrência de infiltrações no nosso teto e paredes da casa de banho, despensa e corredor do nosso apartamento 1º Esquerdo deste edificio. Correio eletronico enviado para contageste@portugalmail.pt ao cuidado da Exma Sra Administradora Dra Ana Paula Gouveia.

2. As infiltrações com inicio a 26 de janeiro de 2017, foram variando de intensidade e duraram por um período de 10 dias sem que fossem tomadas quaisquer medidas, fossem da iniciativa da Sra Administradora, fossem sob indicação desta a outros responsáveis.

3. No dia 3 de fevereiro de 2017, passavam 7 dias após o inicio do sinistro, deslocou-se pela primeira vez ao nosso apartamento o casal proprietário da fração 2º Centro deste edificio.

4. De seguida dirigimo-nos á fração 2º Centro, propriedade do Sr ..... e D......, e confrontando a inquilina deste apartamento, a mesma confirmou presencialmente aos seus senhorios que havia rotura na canalização da sua casa de banho fração 2º Centro deste prédio que habitava a alguns meses. Havia alertado os proprietários, mas que estes tardavam em mandar reparar e que sabia das infiltrações e queixas dos vizinhos do andar de baixo (nós) desde 29 de janeiro de 2017, data em que comunicou aos seus senhorios as nossas queixas.

5. No dia seguinte, o casal proprietário da fração 2º Centro deste edifício apresentou-se novamente no local do sinistro, desta vez acompanhados de canalizador para efeitos de averiguar da proveniência das águas. Confirmou-se uma vez mais que a proveniência das infiltrações só poderia vir deste apartamento 2º centro, pois foi verificado que o apartamento 2º Esquerdo não tinha água sequer em carga no circuito, nem humidades visíveis. Todos os outros apartamentos em nosso redor estão desabitados.

6. Dia 4 de fevereiro de 2017, alertámos os propietários do 2º Centro, que deveriam fechar a água, pois estávamos a receber infiltrações de águas sanitárias para além dos riscos de curto circuito, e de estarmos à vários dias sem utilizar o espaço para higiene pessoal. Não foi encerrado o contador de fornecimento de água deste apartamento 2º Centro.

7. Pelos registos que fomos fazendo, verificámos diferentes variações de intensidade de água no teto da nossa casa de banho e despensa, chegando a ser visível humidade no teto do corredor.

8. Apurámos posteriormente que das 22.00 horas do dia 4 para 5 de fevereiro de 2017, o circuito da canalização de água da casa de banho do 2º Centro ficou ligado por algumas horas.

9. Por volta das 00.30 horas (meia noite e trinta minutos), do dia 5 de fevereiro de 2017, o nosso quadro eletrico disparou por curto circuito na nossa casa de banho, causado pelo acumular de água no teto.

10. A situação gerou pânico, e fomos obrigados a pedir a presença da autoridade GNR - Seia, que se deslocou ao local. Compreendidas as razões da ocorrência, da grande acrga de água acumulada provocar riscos eletricos e suspeitando serem estas águas de origem sanitária, foi decidido encerrar o contador de fornecimento de água do 2º Centro. Coabita connosco uma criança de 9 anos.

11. Às 1.30 desta noite 5 de fevereiro de 2017, dirigimo-nos à sala de contadores e o referido contador foi encerrado na presença da patrulha da GNR.

12. Na manhã do dia 5 de fevereiro de 2017, enquanto transmitíamos a gravidade da situação à Sra inquilina, pudemos apurar que era hábito e prática desta, a algum tempo, abrir e fechar a torneira de segurança do circuito da casa de banho, por breves instantes de utilização. Nessa noite não foi fechada depois de fazer a higiene pessoal, porventura por esquecimento.

13. Registámos ainda que desde o encerramento do contador até à madrugada do dia 6 de fevereiro de 2017, a intensidade das infiltrações nas referidas divisões do nosso apartamento foi diminuindo. Terminando de pingar a meio da manhã do dia 6.

14. Nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro de 2017, a Sra Inquilina pernoitou fora para efeitos de realizarem obras de substituição da canalização da casa de banho do apartamento 2º Centro. Estiveram a realizar estes trabalhos o Sr ..... e outro acompanhante, no local estiveram as viaturas.......... e ..........

15. No dia 9 de fevereiro de 2017, o contador de fornecimento de água do 2º Centro foi de novo aberto pelos canalizadores que realizaram as obras de reparação da canalização da casa de banho do 2º centro.

16. Acionámos as nossas apólices (proteção estrutura) em meu nome e em nome da minha esposa (proteção recheio). Ambas declinaram responsabilidades por a causa ser vinda do exterior da nossa fração 1ºEsquerdo.

17. Não obtivemos até esta data resposta às diferentes comunicações, respetivamente dirigidas à Sra Administradora por carta registada c /AR, rececionada aos 16 de fevereiro de 2017 e aos emails de 31 de janeiro de 2017 e de 8 de abril de 2017.

18. Exigimos, no cumprimento das suas funções de Administradora do Condomínio Rua da Liberdade 26, Seia, que a Sra Dra Ana Paula Gouveia, se digne prestar todos os esclarecimentos e informações pedidas, sejam Apólices, Moradas, Contatos, cópias de participações, se as fez, bem como ponto de situação para efeitos de garantirmos a urgente resolução e reparação imediata deste sinistro.

19. O prejuízo acumula-se, a situação agrava-se pois os odores e bolores geram imenso incomodo. È intolerável manter este estado de coisas no apartamento da nossa morada. Não se percebe porque não dá resposta às nossas comunicações.

20. Entendemos ser legitimo exigirmos à Exma Srª Administradora o pedido de reparação destes danos.

Data de ocorrência: 27 de abril 2017