42.9
Cristina & Ricardo Costa, Lda

CRC - Degradação de edificio por má conduta profissional e ausência de respostas

Miguel Magalhaes
Miguel Magalhaes apresentou a reclamação
6 de março 2023
A empresa em questão é neste momento responsável pela gestão do conmdominio onde moro, apresentado na morada acima (Via Central de Gondim, nº 65, 1º esquerdo). O Edificio começa a apresentar graves sinais de degradação sendo que os condóminos têm tentado entrar em contato com a Administradora Silvia Damas mas não conseguem.
Os emails também são devolvidos com uma resposta automática indicando que não têm capacidade de resposta e por aí vamos.

Na ultima assembleia geral houve condóminos que refutaram as contas apresnetadas e até à data não tivemnos feedback sobre as mesmas, sendo que temos diversos seviços sem prestaçãpo de fatura. Temos também a questão do nosso fundo de emergência para as obras que foi constituido há dois anos mas a administração resolveu usar esse valor para cobrir custos diários, sem prévia autorização.

Temos vários condóminos a queixarem-se de entradas de água em suas casas, o chão exterior do condomínio está em muito mau estado e propício a acidentes, porque apresneta musgo e ervas por todo lado. o Jardim já não tem intervenção há mais de 6 meses. Temos campainhas danificadas, portas de elevadores danificados e com molas estragadas e contionuam a ser debitados valores de manutenção destes equipamentos e ainda valores de manutenções preventivas que nunca geram qualquer ação imediata.

considero que o meu património está a ficar cada dia mais degradado e a afetar o meu bem estar pelo que necessitamos de ajuda para resolver a questão, já quie pelas vias normais não obtemos respostas.

Obrigado
Data de ocorrência: 6 de março 2023
CRC
4 de abril 2023
A CRC relembra o Senhor Condómino que relativamente à Assembleia Geral Ordinária de apresentação do Relatório de Contas em momento algum foi solicitado a verificação de qualquer despesa e ou a verificação da pasta da contabilidade. Relembro que para fazer afirmações deveria de primeiro analisar os documentos, não é, afirmar que gastamos dinheiro de obras sem saber analisar um Relatório de Contas. Contudo relembro-lhe que no decorrer do exercício a Administração do Condomínio efetuou vários trabalhos de manutenção/melhorias (todos discriminados) no edifício. No final o Relatório de Contas foi aprovado por maioria, sem votos contra, não tendo ficado deliberado qualquer feedback, conforme falsa afirmação e difamação.

Relativamente à afirmação que refere sobre a resposta automática do envio dos e-mails para a nossa conta do geral@crc-condomninios.pt a mensagem que é enviada para qualquer pessoa é a seguinte: "Agradecemos o envio do seu e-mail. O mesmo será respondido o mais breve possível.
Atendendo à quantidade de e-mails que recebemos diariamente, não conseguimos responder atempadamente a todos. Contudo, não significa que os mesmos não tenham sido recebidos, visualizados ou que não estejam a ser tratados. Caso tenha alguma dúvida, agradecemos que nos contacte através dos seguintes números: 229545513 ou 913488184/911082846 (custo da chamada para a rede fixa ou móvel de acordo com o seu tarifário). O Escritório funciona das 9h00 às 13h e das 14h00 às 18h00. Cumprimentos, CRC, Unip Lda." A empresa diariamente, visualiza e dá seguimento a todos os e-mails. Sobre este tema não tenho mais nada acrescentar.

Seguidamente, e sobre as infiltrações nas frações, talvez não seja do seu conhecimento, mas todas as reclamações que chegaram ao n/escritório foram visitadas e resolvidas. Lamentavelmente, a única que não conseguimos resolver é da entrada 71, 2º Cto, apenas e só com uma obra no terraço. Relembro o Senhor Condómino que a Administração apresentou em junho/2022 relatório de patologias e orçamentos para resolver os problemas de infiltrações de águas pluviais no edifício e em Assembleia deliberaram solicitar novos orçamentos descriminados por fases. Realizou-se nova Assembleia no final de julho/2022 e os Condóminos afirmaram que não tinham tido tempo de arranjar orçamentos (dos que tinham ficado responsáveis) apenas a Administração dispunha de um orçamento descriminado por fases. Passados vários meses e em dezembro/2022 o Senhor Condómino enviou e-mail à Administração a questionar se já tínhamos os orçamentos e esse e-mail foi-lhe respondido. Resumidamente parece que esta Administração foi fazendo o seu trabalho, apresentou orçamentos, soluções, etc.. Mas, quem ficou de apresentar orçamentos até esta data ainda nada apresentou.

Fácil é enviar constantemente e-mails. A Administração do Condomínio poderá sempre reunir com os Condóminos, desde que a reunião seja agendada atempadamente.

Por fim, só tenho acrescentar o seguinte: Para o cargo que fui eleita, não violei em momento algum as minhas obrigações, inexistindo qualquer prática de irregularidade ou negligência por mim praticadas.

Atentamente,
Sílvia Damas
Miguel Magalhaes
Miguel Magalhaes avaliou a marca
4 de abril 2023

Sem mais a acrescentar

Boa tarde D. Silvia. Prezo em saber que por aqui obtenho resposta da sua parte. Talvez seja o meio ideal para falarmos.

Relativamente À sua resposta, não é verdade que todos os condóminos tenham aceite os custos do anterior exercicio. Mas será um tema a debater em futuras reuniões, que espero que sejam breves.

Quanto às respostas e visitas perantes as reclamações, devo enteão ter tido algum azar com os condóminos que falei porque todos têm a mesma opinião. Mas são isso, opiniões e não difamações como tanto tenta demonstrar em todas as respistas que apresneta aqui no Portal da queixa. Pode discordar delas mas não pode acusar qualquer um de difamação, pelo menos não comigo ou terá de levar essa acusção mais em frente. Em momento algum falei do seu trabalho em concreto, falei da falha constante de respostas. Uma resposta automática não é uma resposta de um serviço que se paga patra ter um apoio ao condómino. Não é tambvém expectável que sejam os condóminos a identificarem problemas gerais do espaço onde habitam e que está a ser gerido por uma entidade externa, a CRC.

Relativamente aos Orçamentos, é mentira, e aqui sim, estamos a falar de uma acusação infundada da sua parte, que este condómino não tenha apresnetado uma solução, até porque geri contatos com a CRC e obtive um orçamento que foi depois gerido por vocês, como deve ser. Esse orçmaneto veio por intermédio do Sr. Adão Joaquim Teixeira Fonseca, Ou não receberam esse orçamento? Inclusivamente a pessoa que estava a tratar do prçamento entrou em contato comigo para tentar ir ao telhado porque ninguém atendia o telefone na vossa empresa.

Por fim, ainda esta semana tem um connunto de condóminos a pedir pontos de situação sobre os problemas do condominio que até à data não responderam. Não queremos respostas ao dia, mas ao final de um mês e mesmo com a falta de pessoal que indicaram ter, diria que passa a ser uma resposta obrigatória. Não basta enviarem um email a dizer que têm um fluxo grande de emails, não é solução, o cliente paga um serviço para o qual quer uma resposta, é assim no seu, no meu e em qualquer empresa que tenha o cliente na base do seu negócio.

Por fim, reforço apenas que o que fiz não foi uma difamação como tanto tenta demonstrar. é uma palavra forte e que deve ser utilizada com bom senso, ou perde o valor, dado que a utiliza em todas as reclamações.

Obrigado.