CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Devolução de encomenda importada

Paulo C. S. Silva Coelho
Paulo Coelho apresentou a reclamação
19 de setembro 2021 (editada a 20 de setembro 2021)
Exmos Srs.

Os serviços dos CTT vão de "mal a pior". Primeiro o carteiro que deveria entregar a correspondência diáriamente, parece que deve ter um emprego noutro lado qualquer pois pasme-se... Só faz entregas ao Sábado, facto do qual tenho testemunhas, tendo criado problemas graves aos "clientes" nomeadamente quando se trata de situações que obrigam a resposta urgente, situação que já me aconteceu a mim e aos meus vizinhos algumas vezes.
É estranho tal acontecer pois morando na Amadora, na rua 9 de Abril e a 400 metros do Centro da Cidade e a 500 metros da Câmara Municipal, não se compreende de todo.

A segunda reclamação, que é muito mais grave, tem a ver com o ainda pior funcionamento dos Serviços ligados à Importação e ao Desalfandegamento de encomendas postais, aí é o caos tanta a incompetência e a irresponsabilidade.
Tendo feito a encomenda de um smartphone a 18/07 na plataforma Ebay a um dos meus fornecedores habituais fiquei como habitualmente á espera da entrega, controlando portanto os registos de "Tracking" de início numa base semanal na Post NL e posteriormente a partir da chegada da mesma a Portugal numa base quase diária no site dos CTT. assim sendo e, quando a mesma entrou na fase de Desalfandegamento fiquei á espera da chegada de uma qualquer das notificações para tal que dizem que me enviaram mas que nunca recebi. Durante mais de um mês e estranhando a demora contactei os CTT por 6 (seis) vezes com o recurso ao formulário pois não existe qualquer contacto telefónico (o que é absurdo) e pasme-se... Não recebi uma única resposta.

Por fim, apesar de terem todas os meus dados tanto via formulário como na própria encomenda, dizem via "Tracking", que fizeram a devolução da encomenda ao remetente...

Depois de ter feito as minhas pesquisas junto dos meus fornecedores internacionais fiquei a saber que nestas devoluções nomeadamente de Smartphones de gamas média-alta e alta, normalmente o produto desaparece "sem rasto", pelo que esperar por ele seria o mesmo que esperar pelo Pai Natal.

Assim sendo encomendei outro, que me foi enviado via DHL e em 2 semanas já estava na minha mão. Ao contrário dos serviços dos CTT, fui devidamente notificado via telefone e via e-mail, enviei de imediato a documentação e tudo correu bem.

Agora, como não pretendo de maneira nenhuma ficar com um prejuízo de 139,99 GBP (mais de 180 Euros), quero que os CTT como empregadores e portanto responsáveis pelos actos dos funcionários que tem ao serviço averigúem o que se passou na realidade, me indemnizem nesse valor e tomem as necessárias providências para que isto não volte a acontecer.

Junto envio a documentação.
Agradecendo desde já a atenção.
Data de ocorrência: 19 de setembro 2021
19 de setembro 2021
Estimado(a) Cliente, Paulo C. S. Silva Coelho,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 65106221, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

Atenciosamente,
Apoio ao Cliente
21 de setembro 2021
A 21 de Setembro continuo sem receber qualquer notificação ou resposta ás questões que coloquei nos 6 (seis) formulários que enviei via Website dos CTT.
Por outro lado o meu Fornecedor enviou-me um "Tracking" completo e... Para meu espanto não houve qualquer devolução dado que a referida encomenda ainda se encontra em Lisboa (resta saber onde e em que mãos).

Ver anexo
Esta resposta tem um anexo privado
Estimado(a) Cliente, Paulo C. S. Silva Coelho,

Informamos que, por forma a procedermos a averiguações complementares, será necessário que nos indique os seguintes dados: nome e morada completa do destinatário, incluindo código postal , os quais deverá encaminhar através do formulário online disponível no site CTT https://www.ctt.pt/ajuda/contacto, dando indicação do nº de portal da queixa.

Atenciosamente,
Catarina Ferreira
Apoio ao Cliente
Boa tarde:
Penso que nos CTT devem andar muito distraídos pois se tivessem lido a reclamação teriam percebido que fiz 6 (seis) comunicações via Formulário e não obtive resposta a nenhuma delas pelo que fazer um sétimo contacto pela mesma via seria como dar um copo de água a um afogado. Por outro lado nesses seis contactos que fiz deixei toda a informação necessária. Mas... Enfim, junto envio em anexo os dados necessários.
Portanto, a razão para reabrir a reclamação é pelo motivo de nos CTT se terem limitado ao envio de mensagens via "Copy-Paste" e não se terem dado ao trabalho de ler a reclamação em causa pois se o tivessem feito não teriam sugerido o disparate que vem na resposta.
Estimado(a) Cliente, Paulo C. S. Silva Coelho,

Informamos que, relativamente à reclamação 65106221 , não foi rececionado até ao momento qualquer formulário oriundo do email associado ao portal da queixa.

Desta forma, reiteramos o envio de dados para que possam ser iniciadas as averiguações no âmbito portal da queixa.

Atenciosamente
Catarina Ferreira