Decisões e Soluções
16.5
Mediação Financeira
Decisões e Soluções16.5
Decisões e Soluções - Mediação Imobiliária, Lda

Decisões e Soluções - Mau serviço prestado pela Decisões e Soluções de Ponta Delgada

Ana
Ana apresentou a reclamação
28 de junho 2018

Em Dezembro, fiz visita a um imóvel que me chamou a atenção no site Decisões e Soluções. Informei, na altura, que necessitava de fazer um empréstimo e disseram-me que era possível. Entretanto soube que a casa estava registada como casa de apoio ao agricultor e, para poder ter direito ao empréstimo, os antigos proprietários teriam que passar para casa de habitação. Os antigos proprietários aceitaram a mudança para casa de habitação e a imobiliária deu entrada na Câmara com o processo, através de um arquitecto com quem tinham parceria.
Enquanto isto, eu estava numa casa de renda. Em Março foi-me informado que poderia deixar a minha casa, porque a Câmara tinha aceito a mudança para casa de habitação, mas só aceitava esta mudança se fossem feitas obras na casa!! Eu deixei a minha casa de renda e os antigos proprietários deixaram a casa para que as obras pudessem ser feitas. Obras essas, que mais tarde descobrimos que afinal não eram necessárias.
Mais tarde, fui chamada à Decisões e Soluções, porque afinal a Câmara não tinha aceite a mudança para casa de habitação. Foram-me feitas outras propostas absurdas de empréstimos que não poderia pagar e, por final, decidi esperar pela resposta da Câmara ao segundo papel enviado pelo arquitecto.
À terceira tentativa do arquitecto de pedido de casa de apoio ao agricultor para casa de habitação e, de este ter vindo novamente recusado, a antiga proprietária do imóvel decidiu ir directamente à Câmara. Descobriu, então, que o papel entregue pelo arquitecto tinha sido recusado 3 vezes, porque 3 vezes tinha sido entregue errado. A antiga proprietária insistiu com a imobiliária para ter o meu contacto e foi, assim, que eu e a antiga proprietária conseguimos andar com o processo para a frente e reunir todos os papéis pedidos, tanto pela Câmara, como pelas Finanças, como pela Conservatória, incluindo papéis que deveria ter sido a própria imobiliária a tratar.
Neste processo todo, a antiga proprietária descobriu que o arquitecto tinha de ser pago por ela à parte e que não estava incluído na comissão que a imobiliária ia ganhar. A imobiliária nem deu escolha à antiga proprietária para ela escolher outro arquitecto, se assim o desejasse.
A partir de Maio também deixei de ter notícias por parte da agente imobiliária, sendo sempre a antiga proprietária ou a empresa que me ia fornecer o empréstimo, a informar do andamento do processo. Antes disso, estava sempre a insistir para que fosse assinado o contrato de promessa compra e venda, sempre que eu lhe telefonava, o qual me recusei a assinar, caso contrário, a imobiliária ficaria logo com a comissão e nunca mais teríamos notícia deles.
Chegámos a fazer uma reunião com a agente imobiliária e o Diretor da Decisões e Soluções, para tentar chegar a um bom senso. O que não se verificou. Ainda informaram a antiga proprietária que a comissão que iam ganhar era apenas por terem colocado a casa à venda no site e de eu a ter conhecido através deles. Disseram, ainda, que não era obrigação deles tratar da documentação, que só o faziam como “favor”.
Resumindo, nós fizemos o trabalho todo, a imobiliária não se chateou com nada e ainda levaram a comissão no final.
Se for para comprar ou vender uma casa, não aconselho a Decisões e Soluções, porque de decisões e soluções não têm nada. Deixam o trabalho todo para quem vende e compra e, no final, apenas ficam com a comissão.

Data de ocorrência: 28 de junho 2018