• Rembrandt Tower - 9th floor,

Joaquim Matos apresentou a reclamação
9 de março 2023
Mail enviado à marca dia 3
"Boa tarde

A comédia deste broker continua.

Seguem 2 fotos tiradas com 1 segundo de diferença há cerca de 8 minutos, numa tento comprar a um preço (4,04) , que ainda assim está abaixo da cotação em tempo real como se pode ver na outra foto. Ainda assim para a DEGIRO a cotação está a 2,26 ou seja a cotação de abertura sensivelmente quando já vamos com quase 3 horas de bolsa americana decorridos. Pretendo compensação caso contrário também aqui irá seguir uma exposição ao vosso supervisor Bafin que se nada fizer, encerro a conta simplesmente. Obrigado

Não têm cotações em tempo real para o meu tipo de conta e ainda me prejudicam porque o vosso sistema está atrasado e não é pouco. UMA ANEDOTA de corretor.

Cumps

Joaquim Matos"

RESPOSTA DA DEGIRO

"Exmo. Sr. Carrega De Matos,

Obrigado por negociar com a DEGIRO.

A fim de evitar a manipulação do mercado e/ou ordens disruptivas, a DEGIRO só permite ordens limite quando o preço limite está dentro de um certo intervalo. O intervalo é baseado no preço de referência.

Infelizmente, não podemos garantir que o preço de referência seja sempre correto. Por isso, pedimos desculpa, mas pode consultar o artigo 7.6 Operação contínua do Contrato de Cliente.

Sempre que não conseguir efetuar uma ordem, pode enviar uma ordem por email para ordens@degiro.pt como pode ver no ponto 3.1 da Política de Execução de Ordens da DEGIRO:

"Se não for possível colocar a sua Ordem através da Plataforma de Trading porque deseja negociar num mercado ou com uma contraparte que não esteja acessível eletronicamente ou em caso de falha da Plataforma de Trading, pode colocar a sua Ordem por e-mail ou, se o e-mail não estiver disponível, por telefone."

MINHA RESPOSTA

"Boa tarde

Isso é simplesmente balelas e falha unicamente imputável à DEGIRO. Uma cotação está a por exemplo 5$, três horas depois da abertura da sessão fruto de uma valorização por exemplo de 50% desde que abriu, e a DEGIRO não me permite vender a 5$ porque ainda tem a cotação de fecho do dia anterior como referência, isto é normal?

Só num serviço medíocre e precário é que é. Garanto que irei imputar à DEGIRO quando não conseguir dar uma ordem igual ou perto do preço da cotação em tempo real porque a DEGIRO até nas cotações são um atraso de vida, andam sempre atrasados, esta tristeza não mete a DEGIRO na publicidade que faz. Comissões zero mas depois é falha atrás de falha e acabam por cobrar de outra forma. Esta vai seguir para o BaFin tal como a do reverse stock split e se tmbém aqui este regulador der razão à DEGIRO, estou fora.

Maldita a hora em que não me meti a 212 ou XTB."

ACRESCENTEI ISTO

"Boa tarde

Não sei se violou o contrato ou não, o que me parece óbvio é que acaba de se justificar com uma cláusula do contrato, no caso 7.6 o qual nada fala acerca de atraso nas cotações do vosso sistema que impossibilitam o cliente de comprar ou vender em casos de grandes valorizações ou desvalorizações.
Este ponto 7.6 não se aplica ao que está em questão, pois não se verificou nenhuma "atividade técnica para manter o funcionamento do serviço nem se realizou qualquer intervenção". Sejam honestos e assumam a responsabilidade é uma falha antiga pois já não é a primeira vez que vos reporto uma situação destas, já no passado vos reportei com a Shiftpixy aquando do reverse stock split.
O comum cidadão não tem de ser jurista para saber que cláusula foi violada mas neste caso a haver alguma que vos protege neste caso, que não é esta certamente, é abusiva pois assim é impossível o cliente negociar com a DEGIRO em casos de subidas ou descidas abruptas de ações como foi o caso.

- O que se passou foi, conforme mail enviado para vos a semana passada, de acordo com as 2 fotos que seguem em anexo tiradas com 1 segundo de diferença dia 3 deste mês (sexta-feira), numa vê-se que tento comprar ações da GNS a um preço (4,04) uns 4 minutos antes de fazer o print, em linha com a cotação em tempo real como se pode ver na outra foto. Para a DEGIRO, a cotação nesse preciso momento era de 2,26 e o preço máximo a que podia dar a ordem de compra era a ridículos 3,26 quando a ação estava, pasme-se, a 4,04, ou seja para a DEGIRO, a cotação dessa ação neste preciso momento era a de abertura dessa sessão e de fecho do dia anterior sensivelmente, quando, neste momento já íamos com quase 3 horas de bolsa americana decorridos, ou seja, atraso de pelo menos 3 horas na cotação desta ação no sistema da DEGIRO. Ainda neste 7.6 referem "Se o Cliente quiser fazer uma Ordem durante o período em que a Plataforma de Trading não estiver disponível...", não foi o caso, a plataforma sempre esteve disponível desde que negoceio convosco, o problema é o do atraso de cotações com fortes subidas ou descidas que o vosso sistema não acompanha e não permite ao cliente comprar ou vender ao preço atual e isto é reiterado. Tenho provas de já ter sucedido no passado conforme vos disse com a Shiftpixy. Numa situação em que segundos são decisivos, jamais uma ordem por email chegaria a tempo como se prova pelo gráfico

- Não vislumbro neste contrato qualquer cláusula que proteja a DEGIRO contra tamanha falha e pela 2ª vez contra o mesmo cliente, (certamente que não será apenas comigo) o que significa que a razão está do lado do cliente pois é uma falha imputável à DEGIRO não prevista contratualmente e ainda que estivesse, seria a meu ver abusiva pois se sempre que situações desta sucedessem, o cliente nunca conseguisse dar uma ordem, podia desistir de operar neste contexto de fortes subidas ou descidas que aliás, é o que grande parte dos investidores ou traders procuram, fortes variações, por mim falo.

- Seguem as 2 fotos em anexo cerca de 4 minutos depois de tentar mais que uma vez dar a ordem.

- Quanto ao prejuízo, seria quase impossível vender por exemplo no pico de hoje , mas por exemplo a 4,50$ vendia sem pestanejar e com perdas não venderia certamente. Portanto 568 ações x 4,04= 2294€ (cálculo em euros) 568x4,50=2556€ ou seja 262€ que o cliente (eu) perdeu neste trade. Este é o valor que pretendo de reembolso ou o equivalente em ações da GNS ou o equivalente em isenção do pagamento de conversão de moeda.

Metam-se no lugar do cliente e corrijam de uma vez este problema pois estou quase certo de que vai voltar a acontecer com qualquer cotada que dispare uma percentagem significativa."

ELES RESPONDEM ISTO

"Exmo. Sr. Carrega De Matos,

Obrigado por negociar com a DEGIRO.

Percebemos o inconveniente causado no entanto gostaríamos de esclarecer que sempre que se deparar com tal impossibilidade de colocação de ordens deverá contactar-nos o mais rapidamente possível para que possamos ajustar o preço de referência junto do nosso departamento de risco. Sendo que se trata de um procedimento rápido, após o seu contacto poderá colocar a sua ordem com sucesso muito brevemente.

Visto que a sua reclamação entra no campo hipotético não existem registos a relatar, mas se o pretender poderemos prosseguir com a sua reclamação. Aguardamos o seu parecer atentamente.

Esperamos que tal situação não se repita, mas se houver lugar a tal eventualidade no futuro pedimos-lhe encarecidamente que por favor proceda como indicado acima. "

EU RESPONDO ISTO

"Boa tarde

Hipotético? Os senhores têm prova de que tentei comprar a ação a 4,04, como é suposto o cliente provar que a venderia a determinado preço quando não a conseguiu comprar querem-me dizer? Sabem que o cliente não tem forma de provar e valem-se disso, VERGONHOSO. Se não há forma de provar que o cliente venderia a ação a determinado preço, muito bem, enviarei novo mail quando a cotada ultrapassar os 4,04 e aí informar-vos-ei de que seria nesse momento que venderia e aí calcularemos novamente o que o cliente perdeu de forma não hipotética mas concreta e provada.

Quanto à impossibilidade de colocação de ordens o cliente não tem de contatar a DEGIRO quando o vosso sistema não consegue acompanhar uma cotada em forte valorização ou desvalorização, uma chamada ou um email nunca demoram menos de 1 minuto, em 1 segundo o preço varia, vocês sabem disto mas tentam passar a batata para o lado do cliente.

Da minha parte vai seguir nova exposição para o BaFin, e quero ver onde se escudam no contrato com o cliente em como o cliente está impossibilitado de comprar ações em fortes valorizações ou desvalorizações porque o vosso sistema não acompanha o preço em tempo real, pelos vistos nem real nem com os normais 15minutos de atraso porque apelidam-se de o maior a nível mundial e nem com 3 horas de atraso se consegue comprar nestes casos. PÉSSIMO SERVIÇO, jamais aconselharei alguém a aderir à DEGIRO, bem pelo contrário, irei dissuadir e comentar negativamente todas as vossas publicações com estas duas situações, sabem é sacar o dinheiro ao cliente, não paga comissão paga a conversão de moeda, na CGD pagava comissão e nunca conversão de moeda e nunca tive problemas como os que tenho convosco, pena a direção da empresa, quem faz auditoria às trocas de emails e a entidade máxima do departamento de reclamações não ter acesso a estes 2 casos. À próxima vez que a XTB me contate com uma proposta, adeus Degiro, é que nem 1 plataforma de trading têm, broker de 3º mundo."

RESPONDO ISTO PARA TERMINAR

´"Meus senhores, prevê no seu entender, no meu como jurista a cláusula 7.6 nada tem que ver com o sucedido pois a Degiro não estava a fazer qualquer manutenção/intervenção técnica, mais, tenho forma de provar que este problema não é de agora e que a mesma situação que vos reportei no passado (há 6 meses) com a Shiftpixy, entrou-vos a 100 e saiu a 200 pois estamos na mesma e quando a empresa se recusa a resolver um problema assumindo o mesmo, não há cláusula alguma que vos proteja. Como é que o senhor prova que venderia algo com lucro quando não conseguiu comprar esse dito bem por erro e responsabilidade da empresa que lhe fornece o serviço quer-me dizer? A Degiro sabe que o cliente nunca conseguirá provar que iria vender a determinado preço com lucro e faz-se valer disso. A linha de cliente é para situações pontuais, não reincidências, uma linha de apoio ao cliente não é o local para um cliente comprar e vender ações com extrema volatilidade. Quando atendessem e pusessem a ordem no mercado onde é que já iriam os 4,04.

Vejamos esta hipótese, o senhor não compra ouro a x dolares a onça por responsabilidade de quem lhe presta o serviço, numa questão de segundos valoriza 10%, e volta ao ponto de partida, ora como não conseguiu comprar por responsabilidade que não é sua, como é que vai provar que o teria conseguido vender no mercado pelo menos com parte daquela valorização? Passar o ónus para o lado do cliente é muito bonito quando representamos a empresa, se fosse o senhor como cliente não ia gostar. A exposição já seguiu para o BaFin, certamente vai dar em nada com este reguladores/supervisores incompetentes que nunca têm competência sobre nada mas pelo menos ficam a conhecer mais uma conduta da DEGIRO."
Data de ocorrência: 9 de março 2023
Joaquim Celestino Carrega de Matos
Joaquim Matos avaliou a marca
28 de abril 2023

"Foi necessário de recorrer a outro meio para resolver esta reclamação?" E que tal colocarem a hipotese de resposta de a reclamação não foi resolvida? Talvez aí a estatística mudasse. Quanto à marca DEGIRO, a mesma fica com a diferença em reverse split nas quais as ações fracionadas são arredondadas para cima, quando se é arredondado para cima ações fracionadas, deveria ser do cliente e não ficar para estes * PROIBIDO * (ex: 44 ações seriam arredondadas para cima de acordo com o que sucedeu com a Shiftpixy, mas a DEGIRO ficou com essa diferença). Outra falha grave é não se conseguir dar ordens de venda a valores bastante superiores ao do fecho anterior, mesmo que a cotada abra a subir bastante, por exemplo, exmpresa X fecha o dia 27 a 1$, e no dia 28 abre a disparar 100%, ora se meter ordem de venda a 2,20$ a DEGIRO não o permite porque ainda está a assumir o preço de fecho do dia anterior e diz que a diferença entre o meu preço e o preço atual (atual para eles porque o atual seria 2$) é demasiado grande. RIDICULO