98.2

Em tratamento
Dalvana Roque
Dalvana Roque apresentou a reclamação
5 de abril 2024
Venho por meio deste expor minha insatisfação com a escola técnica E futuro, paguei o curso auxiliar técnico de farmácia o montante total, fui informada durante a negociação de que ao final do curso a escola garantia o estágio e uma possível contratação ao final do estágio. Terminei os módulos do curso em novembro de 2023 entrei em contato com a escola e eles me mandaram procurar farmácias para fazer o estágio. Ali vi que não se trata de uma instituição séria. É uma fraude esta instrução. Eu fui a várias farmácias na região que eu moro e os farmacêuticos criticavam até o modelo do currículo porque a escola não se prontifica em dar orientação ao estudante para elaborar um currículo dentro das normas para pedido de estágio. Quando eu ligo na escola para saber sobre meus estágios a responsável sempre responde que não há vagas. Não encontramos 800 € no lixo para investir em uma instituição que não leva em consideração o esforço dos alunos. Não há possibilidade de indicar esta escola para alguém.
Data de ocorrência: 5 de abril 2024
10 de abril 2024
Cara Dalvana Roque,

No seguimento da sua reclamação, vimos expor o seguinte:
O curso de Técnica Auxiliar de Farmácia tem um estágio de 210 horas, obrigatório para a conclusão do curso.
O nosso Departamento de Estágios tem diversos parceiros, tendo em conta a quantidade de formandos que já concluíram o curso na Academia eFuturo.
A Dalvana finalizou a parte teórica do curso a 19/11/2023, tendo sido feita a SPE (Sessão de Preparação para o Estágio) a 19/12/2023. Durante esta sessão, a Dalvana informou que trabalhava por turnos, dependendo sempre ter de enquadrar o estágio com o horário do serviço. Quando questionada, informou que só teria essa disponibilidade.
O departamento de estágios disponibilizou-se sempre para questões e esclarecimentos no que toca ao seu processo.
Em relação às candidaturas espontâneas, foi informada que caso tivesse interesse em estagiar numa determinada farmácia na sua zona de residência, poderia realizar candidatura espontânea, mas que todo o processo de procura é da responsabilidade do Departamento de Estágios.
A Dalvana tem-nos contactado desde então via email, e entramos em contacto telefónico duas vezes para dar conhecimento regular do seu processo.
Portanto, há sempre acompanhamento da nossa parte, durante o processo de pedido de estágio.
Após análise do seu currículo, este segue todos os critérios exigidos. Em nenhum momento requisitou apoio na realização do currículo.
Foram feitas várias propostas de estágio a diversas farmácias, pelo que estamos a aguardar um feedback positivo, para que possa prosseguir com o estágio, dentro da disponibilidade horária que demonstrou.
Mais informamos, que o processo de estágio depende de 3 partes (o formando, a Escola de Formação e o Parceiro).

Qualquer outra questão estamos à disposição.

Rita Lorena - Gestão de Formação
Dalvana Roque
11 de abril 2024
Ao ler está resposta mais desgosto eu senti. Vejo que estão tentando manipular a situação, removendo a responsabilidade de ter me orientado a procurar farmácias para estagiar. Eu volto a afirmar com mais ênfase a escola mandou que eu fosse atrás de estágio e agora quer dizer dizer que tem parceiros e que é responsável em providenciar espaço para o formando estagiar. Se isso não fosse verdade a escola não responderia que espera feedback. Espera feedback de quem? Dos parceiros? Falta organização, porque 4 meses para os parceiros darem feedback é um grande desafouro. Em relação aos horários que eu disponibilizo para fazer os estágios eu atualizei a informação em ligação telefónico, as quais foram mencionados em resposta por parte da escola. Atualmente também informei novamente meus horários. Então qual será a desculpa da vez? Não estaria a escola dando prioridade para alguns alunos que terminaram o curso posteriormente e em conjunto com seus parceiros passando-os a frente para concluí o estágio? A entidade só responde que tem parceiros, mas não consegue dar uma resposta plausível para o impedimento do estágio. Não faz sentido terminar todos os módulos de um curso online e ao final estar impedido de concluir por falta de espaço. Se tem parceiros a escola deveria ter uma lista constando a demanda de formandos a ser cumprida, ou seja ter data provável para iniciar o estágio. Esperar sem previsão demonstra total descompromisso por parte da escola. E volto a ressaltar em relação a minha disponibilidade eu deixei a coordenadora de estágio a par por ligação telefónica e ainda ontem reforcei com uma senhora que me ligou depois da reclamação que registrei aqui. A escola já tem o horário que eu tenho disponível. Preciso ter a data para iniciar os estágios e o nome do local.
15 de abril 2024
Cara Dalvana Roque,

No seguimento da sua reclamação, informamos que o estágio não depende apenas de nós ou da disponibilidade do formando, mas também da disponibilidade dos nossos parceiros.
Muitas vezes há indisponibilidade dos mesmos para receber estagiários, por diversas razões.
O Departamento de Estágios está em constante contacto com os parceiros, seja por e-mail ou chamada, no sentido de providenciar o estágio com a maior celeridade possível.
Mais informamos, que tendo o curso de Técnica Auxiliar de Farmácia estágio obrigatório para a conclusão do curso, a nossa dedicação e empenho aos formandos deste curso é a máxima possível.

Assim, estamos certos de que brevemente teremos um parceiro de estágio, onde poderá colocar em prática, o que aprendeu na teoria.

Qualquer outra questão estamos à disposição.

Rita Lorena – Gestão de Formação
eFuturo
eFuturo está a aguardar resposta do utilizador