98.2

João Carlos Ernesto Lima
João Lima apresentou a reclamação
27 de março 2023
Boa noite

Realizei o curso online de técnico auxiliar de saúde com sucesso e garantiram me estágio (extracurricular), sendo que eu aceitei, pois é a área profissional em que me quero integrar. No entanto, quando fui procurar estágio, ninguém me ajudou e só deram conselhos e ideias. Nada mais.
Assim que encontrava uma hipótese de realização de estágio, a entidade formadora afirmava estabelecer protocolos de cooperação. E enviavam os ditos cujos, mas nunca tinha resposta de ninguém e diziam para continuar a procurar quando o que deviam fazer era pressionar mais para ajudar as pessoas a encontrar estágio extracurricular na área.
Tanto quanto sei não é sequer legal o que estão a fazer e este tipo de coisas não pode acontecer especialmente numa área mais prática. Sinto me completamente enganado e usado por uma entidade que apenas recruta alunos sem se preocupar com o futuro deles e preocupando se apenas em que se pague as prestações ou o valor do curso. Sinto me completamente usado e enganado ao ver que só se estão a preocupar em encher os bolsos com publicidade, mas não estão a ajudar me de verdade a procurar estágio. Inclusive tenho a documentação que for necessária para comprovar o que tenho dito.

O que é certo, inclusive, é que não se preocupavam mais se a pessoa era aceite e muito menos se tinha hipótese de emprego/ estágio (foi o meu caso e muito certamente o de outras pessoas, mas só posso falar com a certeza de mim) e estive n meses à espera que dissessem alguma coisa e nada.
Inclusive, a entidade formadora sabendo que não aceitavam que entidades profissionais contratassem alguém sem prática em contexto de saúde, afirmou para eu ir à procura de emprego em lares de idosos ou até mesmo hospitais.

Quando se tratou de pagamento das prestações estavam prontos, mas para ajudar a procurar estágio extracurricular já ninguém se chegou à frente para ajudar. Contactei n vezes a entidade formadora E futuro para ajudar e diziam prometer ajudar mas não ajudavam nada a não ser para pagar.

Mais, gostaria de saber qual é a comparação da área de hotelaria com a área de técnico auxiliar de saúde?! Não tem nada a ver e não se compara saúde com hotelaria. São coisas completamente diferentes.

Tenho contas para pagar, não estou a conseguir arranjar estágio extracurricular com esta entidade formadora, não tenho forma de pagamento imediato e preciso urgentemente de resolver este assunto.

Continuação de boa noite e aguardo atenciosamente a resposta.
Data de ocorrência: 24 de março 2023
eFuturo
28 de março 2023
Caro João Lima,

No seguimento da sua reclamação, vimos expor o seguinte:

Após finalizar o curso de Técnico Auxiliar de Saúde, foi agendada uma sessão de preparação para o estágio, com o nosso departamento de estágios, no sentido de percebermos qual a sua preferência a nível de localidade, entidade e disponibilidade horária.
Desde essa altura, foram feitas várias candidaturas de estágio para hospitais, pois indicou ser esse o seu interesse.
Tendo em conta que existem diversas entidades de saúde, nomeadamente, lares, clínicas, centros de saúde, ao optar apenas por hospitais, a oferta é menor referente aos parceiros de estágio.
Foi mencionado, pelo departamento de estágios, que os hospitais têm critérios de seleção muito específicos como total disponibilidade, rotatividade de horários, várias entrevistas até o estágio ser validado. Contudo, o João pretendeu avançar com a candidatura na mesma.
Há sensivelmente 2 meses o João aceitou passar a candidaturas para lares ou centros de dia, contudo, ainda não recebemos uma resposta positiva. Continuamos a contactar parceiros, pelo que, assim que obtivermos uma resposta positiva, será contactado para agendamento de uma entrevista.

Reforçamos que o estágio é extracurricular, o que faz com que não esteja vinculado ao percurso de formação, ou seja, é um serviço externo, que depende de três elementos (o formando, a eFuturo e os Parceiros). Assim, apenas quando as 3 partes estão de acordo, o estágio pode ser realizado.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Rita Lorena – Gestão de Formação
eFuturo
22 de junho 2023
Caro João Lima,

No seguimento da sua reclamação, vimos expor o seguinte:

Há sensivelmente 5 meses o João aceitou passar a candidaturas para lares ou centros de dia, contudo, ainda não recebemos uma resposta positiva. Continuamos a contactar parceiros, pelo que, assim que obtivermos uma resposta positiva, será contactado para agendamento de uma entrevista.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Rita Lorena – Gestão de Formação