Electro Pescador Lda
  • 21 291 82 14
  • Praça da Liberdade nº 17A loja 37 R/C
    2825-355 Costa da Caparica
  • info@electropescador.pt

Electro Pescador - Queixa sobre equipamento defeituoso vendido pela electro pescador

Jeremias Pires apresentou a reclamação
2 de outubro 2023
Comprei um telemóvel marca maxcom nesta loja física, sita na Costa da Caparica, em 22.JUL.2023. Duas semanas depois, durante uma chamada, o ecrã ficou ilegível. Dirigi-me à loja quando me foi possível, em 20.AGO, para que o aparelho fosse enviado para reparação, me fosse entregue outro em substituição ou me fosse devolvido o valor do mesmo. A funcionária que me atendeu recusou-se resolver a situação com qualquer uma das possibilidades mencionadas. Recusou-se enviar o dispositivo para a marca, afirmando que os cristais do ecrã se encontravam danificados por o telefone ter caído ao chão, o que não era abrangido pela garantia. Esta alegação é falsa. Os danos não se devem a um uso indevido por parte do proprietário do dispositivo, tanto mais que inexistem marcas no aparelho, como riscos, rachas ou quaisquer outras, que indiciem descuido por parte do utilizador. O aparelho não caiu ao chão nem sofreu qualquer pressão fora do uso regular expectável para este tipo de dispositivo. Foi-lhe mostrada, inclusive, a carteira própria para telefones em que o mesmo foi sempre transportado, o que corrobora o cuidado e o uso devido que do mesmo foi feito no curto espaço temporal em que foi usado. Portanto, o estado do ecrã apenas se pode dever à fraca qualidade do equipamento em questão, quiçá o facto de não estar devidamente concebido para o tipo de abertura/fecho que apresenta. Naquela data solicitei o livro de reclamações, que não me foi apresentado, e foi-me pedido que voltasse depois.
Na impossibilidade de regressar à loja física antes, uma semana depois visitei-a, fui muito bem atendido por outro funcionário que prontamente recebeu o telefone e tudo o que com ele vinha na caixa e confirmou que seria enviado para reparação à marca. Dois dias depois, para meu espanto, fui contactado telefonicamente por outra funcionária com as alegações iniciais e a mesma recusa em enviar para reparação o telefone, que se encontra, à data, ainda em posse da EletroPescador.
Decidiu a funcionária da EletroPescador enviar um e-mail a um suposto fornecedor, que, em conluio com a loja, respondeu negativamente acerca da garantia. Não prevê a Lei resposta de um qualquer fornecedor desconhecido, cuja legitimidade é questionável, e que age numa política de lesa clientes. Aponto, também, o facto de a redação do e-mail ao suposto fornecedor pela EletroPescador, de que me deu conhecimento, é indicador da falta de rigor da empresa, pois o ecrã do telemóvel não se encontra "partido", ao contrário do que afirmaram, mas, como as fotos bem elucidam, encontra-se ilegível devido a um defeito por identificar.
Depreendo, pelo facto de me ter sido reportado nessa loja que outras situações ocorreram com outros equipamentos, que se encontram a vender produtos que, de antemão, têm conhecimento que são de qualidade questionável e que darão problemas, embolsando o valor dos mesmos e sugerindo aos consumidores lesados que os deitem fora, desconsiderando, inclusive, os malefícios a nível ambiental que tais ações acarretam.
Registei a minha queixa no Livro de Reclamações a 10.SET.2023.
É bastante claro que a EletroPescador se socorre do previsto no normativo legal sobre estragos no telefone face a quedas, por isso insiste em que o aparelho não está abrangido pela garantia, o que não é verdade e que não pode provar. Como atrás descrito, as fotos provam que no curto espaço de tempo em que foi usado, e bem usado, o telefone não sofreu qualquer ação por parte do usuário, pelo que os “cristais danificados”, como se vê no visor, apenas se podem dever a defeito de fabrico da marca maxcom.
Tendo em consideração que o defeito do produto é de origem e não causado pelo consumidor, tendo-se este defeito manifestado nos primeiros 30 dias após a entrega do bem, pretendo que a EletroPescador cumpra o consignado na Lei, assumindo o meu direito de rejeição, resolvendo o contrato, ou seja, devolvendo-me o valor da compra. A EletroPescador encontra-se em incumprimento, porquanto eu deveria ter sido reembolsado 14 dias após a comunicação do defeito, o que ainda não sucedeu.
Data de ocorrência: 26 de setembro 2023
2 de outubro 2023
Lamentamos e compreendemos a insatisfação da cliente com a situação.

Por outro lado, é necessário esclarecer que equipamentos com ecrã danificado não estão abrangidos pela garantia, não se trata de uma decisão da Electro Pescador uma vez que recebemos instruções que nos impedem de resolver a situação a contento da cliente.

Sublinhamos ainda que esta situação é transversal a qualquer loja , obtendo a cliente a mesma resposta se optasse por comprar noutro local.

Apesar deste facto, entendemos que seria uma ação de boa-fé comunicar à assistência técnica a situação com fotos ilustrativas, este procedimento foi efetuado por email e com o conhecimento em CC por parte da cliente que obteve a resposta ao mesmo tempo que nós, confirmando o que desde o início informamos.

De resto este é um procedimento imposto pelas marcas a todas as lojas sem deixar manobra de decisão para as mesmas.

Segue foto do equipamento apresentado

atentamente
Joaquim Tomás
4 de outubro 2023
Insisto que o ecrã danificado não se deveu a um uso indevido da parte do cliente e usuário, tanto que volvidas duas semanas de utilização apresentou os danos durante uma chamada. Anexo exemplo de foto onde é notória a inexistência de quaisquer marcas que indiciem queda ou uso irresponsável do telefone, no entanto tenho fotos detalhadas de todo o telefone que atestam a veracidade do meu testemunho. A minha reclamação foi feita no período temporal determinado por Lei para resolução do contrato, não foi um ou dois anos depois. É tão irrelevante como ridículo a empresa Eletro Pescador escudar-se sobre o seu procedimento indevido afirmando algo que não pode ser comprovado - que todas as lojas têm o mesmo procedimento. E nem que tivesse, poderia tratar-se igualmente de uma atuação ilegal. Eu comprei o equipamento à Eletro Pescador e não noutra loja, portanto a entidade que tem o dever de me reembolsar é a Eletro Pescador, de acordo com o previsto na Lei. Deverá, ainda, a Eletro Pescador reportar a questão do equipamento defeituoso à marca, o que ainda não fez, nem mostrou interesse em fazer. Ao meu caso foi dada a resposta que convém à Eletro Pescador, em total desrespeito pelos direitos do consumidor e claramente lesando o cliente que pagou por um equipamento para o deitar fora duas semanas depois. Informo que avançarei com uma queixa-crime face a esta situação caso a Lei não seja cumprida e não seja ressarcido do valor do equipamento.
27 de outubro 2023
Aguardo resposta sobre a situação exposta, caso não seja ressarcido do valor que me é de direito, avançarei com queixa/denúncia às autoridades competentes sobre a matéria.
24 de novembro 2023
Estimada cliente,

A informação que solicita já foi prestada anteriormente, a qual repetimos em baixo.

"Lamentamos e compreendemos a insatisfação da cliente com a situação.

Segue foto do equipamento apresentado

atentamente
Joaquim Tomás"
Jeremias Pires avaliou a marca
16 de janeiro 2024

Lamentável e ilegal a política da marca em roubar os clientes, porque foi dum roubo o que se tratou. O equipamento é defeituoso, a marca não o admite e fica com o valor cobrado pelo equipamento aos clientes.