Empresas de Gestão Municipal
2 EMEM 71.6
3 Ágora 39.8
EMAC34.3
Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.
  • 800203186
  • Complexo Multiserviços – Estrada de Manique, nº 1830 - Alcoitão 2645-138 ALCABIDECHE
  • linhaverde@emac-em.pt

EMAC - Recolha do lixo e jardins

Mónica Nunes
Mónica Nunes apresentou a reclamação
7 de maio 2014

Exmos. Srs.,

A Empresa EMAC que faz o serviço da recolha do lixo e cuida dos jardins da zona onde eu vivo, especificamente na Quinta do Barão em Carcavelos, decidiu estabelecer o horário das 08h00 da manhã para a recolha de lixo, esquecendo-se que muitos residentes ainda dormem como é o meu caso pois trabalho até tarde e acordo por volta das 9h da manhã. Acontece que o camião faz bastante ruído na remoção e reposição do contentor no local, acordando todos os que ainda descansam, sabendo que normalmente este serviço é efetuado ao final da noite, pois mesmo aqueles que acordam mais cedo e que se deslocam para os seus postos de trabalho têm que esperar que o camião descarregue o lixo até ao final do bairro. Não faz sentido!
Não entendo que só nesta zona isto aconteça! Muitas vezes também acontece, como foi o caso de hoje, máquinas a cortar a relva e a tratar do jardim também a partir das 8h da manhã. É muito barulho num bairro tão sossegado e agradável como é o da Quinta do Barão.
Fica aqui o meu desagrado e de muitos residentes que sofrem as consequências deste tipo de atitudes.
Grata pela atenção. Esperando que a empresa possa alterar os horários destes de serviços.
Melhores cumprimentos.
Mónica Vieira Nunes

Data de ocorrência: 7 de maio 2014
8 de maio 2014
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção da V/ comunicação, que agradecemos.
Informamos que a Munícipe Mónica Vieira Nunes remeteu ontem, 07/05/14, directamente para a N/ linha Verde o mesmo assunto, que ficou averbado nos N/ serviços sob os nº PHC 376 902 (Serviço de Recolha RSU) e 376 903 (Serviço de Espaços Verdes – Manutenção) – anexo.
A matéria reportada será analisada pelos respectivos serviços e alvo de resposta/esclarecimento, tão breve quanto possível.

Melhores cumprimentos,

Ana Roldão Rodrigues
Chefe da Divisão de Atendimento Externo e Apoio ao Cliente
15 de maio 2014
Exma. Sra.
D. Mónica Vieira,

Na sequência da exposição efectuada aos N/ Serviços no passado dia 07 (e reportada igualmente no Portal da Queixa, a quem damos conhecimento) e que nos mereceu a melhor atenção, vimos pelo presente informar que, por dever de zelo e de absoluto respeito pelo Munícipe/Reclamante, a Cascais Ambiente, enquanto Entidade Gestora da Limpeza Urbana e Recolha Selectiva e Indiferenciada no Município de Cascais, de resto como sempre faz em casos análogos e de acordo com procedimentos internos exigidos pela sua Administração, realizou as diligências necessárias no sentido de obter os esclarecimentos na situação exposta.

Assim, damos nota do seguinte esclarecimento quanto à exposição em apreço:
I. Desde já, lamentamos os incómodos que os N/ serviços possam ter causado na zona em referência;
II. Não obstante sermos sinceramente sensíveis à reclamação efectuada, a colaboração que tomamos a liberdade de Vos solicitar vai no sentido de compreender que alguns serviços específicos de higiene e limpeza urbana têm que ser iniciados bem cedo por se tratar de uma hora do dia em que é possível trabalhar sem perturbar a fluidez de trânsito que, a partir de determinada hora, começa a ser mais intenso;
III. No caso em concreto, a recolha de resíduos urbanos indiferenciados no local é efectuada no seguimento de Circuito pré definido, tendo início às 04h30m; devido às suas características, já é, na realidade, um dos últimos locais a ser recolhido pelo que não nos é possível, presentemente, alterar o horário;
IV. Não obstante o referido, quanto ao ruído produzido na actividade de Recolha, os Colaboradores foram já instruídos para o restringir ao máximo, dentro de limites razoáveis (técnicos e humanos), apesar de todas as nossas equipas estarem previamente instruídas e formadas no sentido de minimizarem o ruído ao estritamente necessário, ou seja, apenas ao ruído provocado pela operação em si.
Por último, assumimos que procuraremos minimizar alguns inconvenientes que possam advir do trabalho desenvolvido, mas devemos fazê-lo em moldes que não atenuem a eficácia dos serviços a que nos comprometemos perante o Concelho.
Mais uma vez, lamentamos a situação mas estamos certos de que será sensível às explicações que agora prestamos.
Nota: Relativamente ao ruído causado na manutenção dos jardins, informamos que os espaços verdes da Quinta do Barão não estão sob gestão da Cascais Ambiente, pelo que o assunto foi remetido para a DGEV – Divião de Gestão de Estrutura verde da Câmara Municipal de Cascais.
Para mais informações, poderá contactar a referida divisão através:

E-mail: dgev@cm-cascais.pt
Telefone: 21 481 53 22

Creia-nos absolutamente disponíveis.
Aceite os nossos melhores cumprimentos,

Paulo Leal
Diretor Técnico e Operacional
Chief Operating Officer – COO
Mónica Nunes
15 de maio 2014

Obrigada pela resposta ao meu email. Fico desiludida pelo facto de não poderem alterar o horário, pois se vivesse no bairro não pensaria da mesma forma! Até ao sábado e ao Domingo esta situação acontece, não acredito que não haja uma solução, pois antigamente este serviço era feito e sempre foi feito à noite com menos prejuízo para todos. O barulho não é feito pelos funcionários mas pela remoção do lixo que torna o ruído inevitável!

Informo que irei continuar a lutar para a alteração esta situação, contatando outras entidades que possam compreender melhor a situação.

Melhores cumprimentos.

Mónica Vieira
2 de junho 2014

Acusamos a V/ comunicação, que agradecemos e informamos que a reclamação em causa, averbada nos N/ serviços sob os nºs PHC376902/376903, foi alvo de resposta à Sra. Munícipe Mónica Vieira no passado dia 15 de Maio (em anexo) com publicação no Vosso portal da troca de comunicações entre a Cascais Ambiente e a Sra. Munícipe.

Como tal, entendemos que o presente assunto está devidamente tratado e concluído.

Disponíveis para algum esclarecimento adicional.
Melhores cumprimentos,

Att.,