Fornecimento de Água
3 SMA Abrantes 80.2
EMARP, EM, SA38.1
Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão
  • Rua José António Marques, 17.
    Apartado 318
    8501-953 Portimão
  • geral@emarp.pt

EMARP, EM, SA - Erros cálculo valor a facturar

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2020 (editada a 13 de fevereiro 2020)
Exmos Senhores,
Relativamente à facturação e ao modo pouco claro, chamemos-lhe assim:
A EMARP criou vários escalões de consumo com valores por m3 diferentes e que também se repercutem nas taxas a aplicar. A titulo de exemplo o primeiro escalão vai até aos 5 m3
A aplicação destes escalões tem por base um período de consumo e facturação de 30 dias.
Acontece que muitas vezes,a EMARP decide a seu belo prazer qual o período de facturação como é o caso da factura anexa e que reporta a um período de 54 dias.
Até não haveria problema de maior desde que não existissem os ditos escalões de consumo......pois como pode ser observado a EMARP aplica a regra de 3 simples e decide qual o número de m3 que considera para o 1º escalão. No caso da factura em anexo consideraram 9 m3 ! , só que não pode ser assim pois ao fim de cada ciclo de 30 d, a facturação inicia sempre com 5m3 no primeiro escalão, quer estejamos a dia 1, 2, 3....ou 24 d.
Nunca deveriam ser considerados 9m3 no 1º escalão mas sim 10 m3. Se a facturação for feita considerando os 30 dias, no dia imediatamente a seguir começa novo ciclo com 5m3 no 1º escalão e não 4.ou 0,35 e por aí......
Milhares de consumidores estão a ser lesados por esta empresa com a sua matemática criativa lesa terceiros.
Só se passa para o 2º escalão depois de esgotados os 5 m3. em cada período, logo se a EMARP define períodos de facturação diferentes o cliente não pode ser penalizado !
1º Dia................................................30 dias..............................................54 dias
5 m3 1º escalão/depois 2º 5 m3 1º escalão/depois 2º

5 + 5 = 10 e não 9
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2020
27 de fevereiro 2020
Acusamos a receção da sua exposição a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que a situação está a ser analisada pelo setor competente e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.
1 de abril 2020
Informamos que a resposta à sua exposição foi enviada para o seu e-mail no dia 30-03-2020.
Esta resposta tem um anexo privado
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira avaliou a marca
1 de abril 2020

Andaram a "enrolar" com a resposta que continua a não convencer,referem que facturam de acordo com o regulador, regulador este que nem sequer respondeu à minha reclamação prévia....etc.....etc..... Uma vez que o mercado da água não está liberalizado resta-me comer e calar e não me chatear mais! Não é por acaso que a EMARP dá lucro.