Emov Portugal
  • Rua Professor Sousa da Câmara 191 A
  • atencao.lisboa@emov.pt

EMOV - Engana clientes para se descatar das multas da EMEL

Antonio apresentou a reclamação
26 de julho 2018 (editada a 3 de abril 2020)

Usei uma viatura da Emov, empresa de carsharing, para me deslocar. Estacionei numa zona de residentes, mas como o carro tinha um selo da EMEL para estacionar em todos os locais, não liguei.

Mesmo assim tentei ligar para o apoio ao cliente para saber se por ser residentes, existia uma excepção. Depois de quatro tentativas a ouvir musica e com a chamada a ser desligada por excesso de tempo à espera, segui a minha vida.

Uma hora depois verifiquei que a viatura ainda estava no local, sem nenhuma multa. mesmo assim voltei a tentar ligar para o apoio ao cliente. O resultado foi igual.

Uns dias mais tarde recebo uma mensagem a dizer que me tinha sido debitado um valor de vinte euros por causa de uma multa.

No apoio ao cliente não sabiam qual era a multa, nem que tipo de multa. Pediram para enviar um e-mail.

A resposta ao meu e-mail veio dois dias depois a dizer que tinha uma multa de sessenta euros por estacionamento. O motivo era por ter estacionado numa zona não autorizada.

Fui consultar as regras da empresa e verifico que não menciona a proibição de estacionar em "zona de residentes", apenas em parques fechados, garagens, reservado a embaixadas e corpo diplomático.

Ligo para o apoio ao cliente e respondem que nada podem fazer, pois não era da competência deles. Para eu enviar um e-mail. Assim o fiz e dois dias depois tinha a resposta de que a "Zona de residentes" também está proibida, sem mais explicação.

Paguei 20€ à Emov e vou ter de pagar 60€ à EMEL sem ter culpa de nada.

Data de ocorrência: 26 de julho 2018
24 de outubro 2018
Até hoje ainda não recebi qualquer contacto da empresa.
É lamentável tal situação.
Antonio avaliou a marca
15 de dezembro 2020

Mesmo com novas viaturas e uma "nova cara", não é de todo recomendável. Retiram-nos os dinheiro, mas nem sequer assumem os erros por eles causados.

Exatamente a mesma situação ocorreu comigo. Com a agravante de a Emov ter deixado a viatura 3 dias no mesmo sítio, no centro de Lisboa, e me ter cobrado 2 comissões de 20 euros cada .
Tendo em conta a informação que disponibilizam na secção “perguntas e Respostas”, cujas respostas tive o cuidado de ler antes da contratualizaco do serviço, é dada como resposta à questão “Onde posso finalizar o aluguer.” a seguinte resposta: “Pode terminar o aluguer em qualquer zona de estacionamentos pública dentro da zona de serviço. Não é permitido terminar o aluguer fora da zona de serviço, parques privados regulados por barreiras, descampados ou em estacionamentos reservados a mobilidade reduzida, nem em praças com limite de horário ( ex. Carga e descarga, estacionamento para carregamento de carros elétricos”
Como podem constar não é referida a proibição de estacionamento em zonas de residentes.
Face a resposta que me deram e não tendo tido,em consideração os factos que apresentei, cancelei serviço e não utilizarei mais.