7.8
1 Soltráfego 38.5
2 Redpark 37.9
3 EMEL 37.5
EPorto7.8
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua de Júlio Dinis 247, 4º piso E13
    4050-324 Porto
  • eporto@eporto.pt

EPorto - Aviso para pagamento indevido devido a incorreta sinalização

Pedro Rodrigues
Pedro Rodrigues apresentou a reclamação
31 de janeiro 2020
No passado dia 25/01/2020, sábado, estacionei a minha viatura na Av. da Boavista, zona Z51, pelas 11h52, utilizando a app da ViaVerde "Estacionar" para pagar o estacionamento (tal como indica o anexo), tendo verificado que a zona era efetivamente a Z51.
No entanto, quando regressei à viatura, tinha uma multa da EPORTO, emitida às 12h19, indicando que a viatura não tem título de estacionamento válido.
Este facto não está correto, como poderá ser constatado através do anexo enviado.
Mas a efetiva razão apresentada pelo controlador é de que a zona não é só a Z51, mas a Z51 vermelha.
Inicialmente nem percebi se estaria a falar a sério ou a brincar, mas depois explicou que existe uma cor em cima da zona que assim o indica.
Ora, considerando-me uma pessoa minimamente inteligente e informada, tendo-me o gps da app localizado corretamente na zona Z51 onde acionei o estacionamento e não vislumbrando qualquer dúvida acerca desta localização, julgo que não transgredi, sendo o aviso emitido indevido.
A aludida identificação na sinalética não permite uma identificação capaz que permita identificar corretamente a zona de estacionamento.
Pior fiquei quando me transmitiram a informação que esta minha situação é bastante comum e já foi reportada por diversas vezes, não só por utentes como por controladores que obtiveram como resposta de seus superiores: “depois eles que reclamem”.
Esta situação não é aceitável, não sendo tolerável num Estado de direito em que vivemos.
No limite poderei considerar que o sinal não é esclarecedor para induzir em erro os condutores que querem efetivamente identificar a zona onde estacionaram e pagar o de direito.
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2020