6.9
1 Soltráfego 38.5
2 Redpark 37.9
3 EMEL 37.5
ESSE6.9
E.S.S.E. - Estacionamento À Superfície e Subterrâneo, S.A.
  • Rua de Bretas, nº 10
    4715-351 Fraião - Braga
  • geral@esse.pt

ESSE - Roubalheira de parquimetro Algarve

Marina Alexandra Gomes Graça
Marina Graça apresentou a reclamação
10 de agosto 2016

Na semana passada, estive de férias em Vila Real de Santo Antonio, e na rua em que estava ( Benemérito ) a maquina de ticket's mais próxima da casa estava fora de serviço .

Passo a explicar que durante a hora de almoço de domingo dia 07 de Agosto de 2016 fui almoçar numa das pontas da cidade e a máquina encontrava-se em funcionamento , logo tirei ticket para o tempo previsto de hora de almoço .

Segui em direção a rua Benemérito e a maquina como estava fora de serviço não retirei ticket ( todos os carros na rua tinham uma folha A4 com a informação de que a maquina estava fora de serviço ) . Pelas 17:25 passa um "fiscal" e deixa-me um aviso de pagamento com a situação de " Tempo sup estabelecido ", dirigi-me ao colaborador para que me pudesse justificar tal, aviso , e a justificação que foi dada , foi a seguinte :
- " A rua foi aberta agora por mim e não verifiquei se a máquina se encontrava em funcionamento ." , pelo que mostrei desagrado no trabalho que estava a ser feito , não faz sentido abrir uma rua sem verificar a maquina e começar a distribuir (ou não) avisos a torto e a direito .
- " Se se encontra um ticket na viatura , é porque a máquina está a funcionar ." Expliquei que o ticket tinha sido retirado na hora de almoço noutra ponta da cidade e como a maquina estava avariada a mais próxima de mim já seria a 1/2 km .

O "fiscal" cismou de que apenas estava a fazer o trabalho dele e que não tinha que verificar a maquina se estava ou não avariada , e de que o aviso apenas tinha sido como tal estava mencionado, que tinha ultrapassado o tempo pago.
Não consegui resolver nada na presença do colaborador , que não quis fazer a verificação da mesma .
Apenas referia que tinha de andar a procurar uma maquina para pagar o parquimetro , desse por onde desse .
Contactei a empresa via telefone e parecia que do outro lado estavam em casa e não num local de trabalho pela forma como me trataram , contactei via email e ai sim começou a brincadeira //

Após análise do conteúdo da sua exposição, cumpre informar e referir o seguinte:

. O estacionamento em ruas concessionadas, de acordo com o Regulamento de Utilização de Zona de Estacionamento de Duração Limitada, controladas por meios mecânicos (parquímetros) obriga ao pagamento da correspondente taxa, procurando usar-se da adequada tolerância; - // RESPOSTA : Obriga ao pagamento aquando o parcometro está funcional , quando não está não deve o colaborador fazer uma vistoria aos equipamentos de forma a ajuizar de forma correcta o seu trabalho ?!

· A ESSE, através dos seus fiscais usa de imparcialidade nas suas intervenções, em cumprimento da Lei e do Regulamento; -// RESPOSTA : Cumprimento da lei ?! Deixar um aviso na viatura que foi a que usei na hora de almoço para me deslocar e que o ticket que se encontrava dentro era de uma maquina do lado contrario da cidade, sou obrigado a retirar o ticket ?! Posso ate ter 100 tickets no tablier do carro, desde que a maquina esteja em funcionamento e o ticket tenha um código de forma verificar de que máquina saiu isso sim é imparcialidade !

. No caso concreto, no momento da fiscalização da viatura em causa, constatou-se a ocupação de um lugar de estacionamento a ultrapassar a referida taxa de estacionamento; -// RESPOSTA: O ticket que estava no meu carro foi retirado quando estive noutra zona da cidade , por esquecimento, não o retirei do tablier . Como referi e comprovei o parcometro estava fora de serviço na rua onde estava a habitar .

. Em relação à avaria do parcómetro, tem dois relativamente pertos desse e todos eles indicam em caso de avaria “deve-se deslocar ao mais próxima”; - // RESPOSTA : Tal como referi o parcometro funcional pelo que consegui encontrar ( na hora de almoço ) , encontrava-se na outra ponta da cidade !! Faz algum sentido dirigir-me a outra ponta da cidade para retirar um ticket ?! Creio que não e isso não é funcional , já para não falar de que retirei fotos ao parquimetro que apenas refere em caso de avaria isto " Em caso de avaria ou reclamação contactar : 253304060; 938690070;938690073 " . Convem e que atendam os telefones e registem a informação dada .

Analisem pf a situação tal e qual como ela é .

A resposta da empresa foi a seguinte :

Nada mais temos a acrescentar sobre este assunto.

Atentamente,

ESSE, SA

Data de ocorrência: 10 de agosto 2016
ESSE
17 de agosto 2017
Exmos. Senhores,

Após a análise da reclamação apresentada, somos a informar que a atuação do controlador da ESSE, SA, foi desencadeada num quadro legal, não nos parecendo haver argumentos que possam indiciar a existência de irregularidades, de acordo com o que consta no regulamento municipal, aprovado pela Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e na informação que consta nas máquinas, que em caso de avaria se deve deslocar à máquina mais próxima e neste caso a máquina mais próxima não está a 1/2 km do lugar ocupado, mas sim a cerca de 100m.

ESSE, SA