Eurocupon

apoioclienteeurocupon@gmail.com

Eurocupon - Falta de transparência/publicidade enganosa

Antonio Silva apresentou a reclamação

É simples.
No 3º trimestre de 2016, contactei a Master Idea para adquirir um Robot de Cozinha, que se anunciava custar 99 Euros ou em alternativa 10x9.90 Euros. Foram-me lidas as condições do contrato em hiper velocidade e anunciado que conjuntamente com 2 gadgets receberia O dito Robot e um contrato para assinar.
Escolhi a modalidade 10x9.90 por motivos obvios - não sentiria quase esse débito.
Recebi o artigo, muito mal acomodado, com um só gadget. Telefonei a indicar o mau estado da encomenda e a recepção de um só. Mandariam o outro, como fizeram. Sinceramente já nem sei o que eram.
Recebi depois o contrato que li. Mas antes de assinar e devolver - creio que não devolvi, mas o presente estado de alma não ajuda a encontrar todo o processo - recordei-me que naquela descrição louca do contrato, tinha havido referencias a numeros que não constavam do "10x9.90". Mais contactos e informaram-me que havia de facto o tal pagamento de perto de 5 euros por cada uma das prestações. Não faz sentido, disse, uma vez que esse montante não só não está publicitado - como encargo (não seriam 9.90 mas sim 14.80 salvo erro, elevando em 50% o custo do aparelho) - como certamente seria dissuasor pelo menos para mim.
Vários contactos, com vários funcionários, que prometiam respostas e resoluçoes que nunca davam, e mesmo quando eu ligava, ou estavam no armazem, ou ligariam de tarde, mais tarde, de manhã.
Nunca. Uma vez - não sei com quem - propus ir aonde a firma quisesse pagar em mão os 99 Euros por inteiro ou que me dessem a referencia MB para eu efectuar o pagamento integral. QUe me dariam uma resposta.
Nunca.
Já o ano de 2017 ia a meio quando recebi o que me pareceu ser a chave da questão - uma senhora muito agradavel, de nome D. Manuela Martins (salvo erro) que por duas vezes me assegurou que iria resolver o problema e que aguardasse resposta dela.
Nunca. Ainda tentei várias vezes mas não a consegui encontrar ou então nem o telefone era atendido. Como sou pessoa de bem, aguardei e - note-se - neste momento, agora, hoje, o ROBOT ENCONTRA-SE TAL COMO VEIO, mas sem caixa, porque vinha em misero estado. Isto no caso de alguma vez quererem exigir a devolução do equipamento em bom estado.
Por motivos de oncologia, a seguir despoletados e a decorrer, virei-me para a saude de minha mulher a que me encontro dedicado quase por inteiro. Mas nunca enjeitei a possibilidade de cumprir os meus compromissos, viessem de viva voz ou por escrito, algo extremamente fácil para uma empresa.
Não aconteceu.
Aconteceu, sim, há dias, na caixa de correio, uma singularidade - pelo menos unica na minha vida! - chamada INTRUM, uma carta de uma cobradora de dívidas, com um conteudo que oferecia muito poucas dúvidas: Está em dívida para com a MASTER IDEA por 418,30 EUROS e tem que pagar HOJE.
Não dormi nessa noite, quer pela violencia do contacto, quer pela injustiça, quer pelo facto de, a acrescer ao problema que me consome, ter que do pé para a mão, disponibilizar de metade da minha reforma para ....o que vim a saber no dia seguinte, através de um causidico sindical: ou paga, ou isso monta e será bem pior. E rematou: O senhor já tem uma certa idade e devia estar mais precavido - estas vendas à distância requerem muita cautela.

E tive que dar razão ao homem. Fui ingénuo, desprevenido e não sei que mais. Há termos para isso. Falei com uma senhora da firma INTRUM a quem expliquei parte do problema - sem sucesso - e a quem disse também que não poderia pagar HOJE. Teve a benevolencia de me conceder até ao dia 18.
Pedi emprestado e JÁ PAGUEI o correspondente a mais do QUADRUPLO DO ANUNCIADO VALOR DO ROBOT.
Sinceramente, tinha vontade de enumerar, ou nomear, todos aqueles com quem contactei na MASTER IDEA, mas, é a tal coisa, se calhar até iria prejudicá-los gratuitamente e eu já resolvi este assunto.
Por definição, as empresas são impessoais, o que vale por dizer que não tem alma. Mas por detrás das empresas há pessoas, que essas sim, devem ter alma, sensibilidade, compreensão e a tal latitude de comportamento que faz de nós humanos.
Uma simples carta da Master Idea a propor um acordo, um pagamento diferente como eu queria para evitar os tais 50 por cento de acrescimo, ou até um simples aviso, seria - a meu ver - um sinal disso mesmo, de inteligência, de comportamento comercial correcto.
Ao invés, silêncio, fuga, desculpas esfarrapadas e o vazio.
Não sou nada, apenas um ser que lida com a sua vidinha e outros problemas, que, ingenuamente....acreditou num panfleto que aliás era entregue com a revista do meu Sindicato, o que lhe conferia autenticidade e honestidade. E que também pesou na minha decisão.
A bem dizer, o que acima descrevo - além de pecar por defeito de pormenores, nomes, datas e outras coisas - é uma não- reclamação. Chamem-lhe um desabafo. Pode ser também um Mea Culpa pela ingenuidade, pela leveza, por acreditar que somos todos honestos, correctos e etc.
E, no entanto, também é um agradecimento à MASTER IDEIA/EUROCOUPON por me ter acordado deste torpor que já não se usa.
No fim de contas, fico feliz por ainda estar agarrado aos velhos valores que - a não ser nessa noite - me deixam dormir tranquilo.
25 Out2019
Eurocupon adicionou uma resposta

Estimado Cliente,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Após análise junto do nosso departamento financeiro, verificamos que antes do envio do seu processo para a entidade externa de cobranças foram efetuadas várias tentativas de contactos a fim de chegar a acordo de pagamento.
A saber: chamada telefónica, sms informativa de valor em abeto com dados para regularização via MB e por fim carta de resolução de cobranças enviada a 02/02/2018 para a morada que dispomos na nossa base de dados.
Visto que todas as acções desenvolvidas internamente com vista à boa cobrança fracassaram em Setembro de 2019 o processo foi entregue a uma entidade externa de cobranças. A partir do momento que o processo sai da nossa alçada o cliente fica responsável pelo pagamento de todas as custas e juros de mora, conforme convencionado no contrato de compra e venda a prestações que assinou.

A Equipa Eurocupon

30 Out2019
Eurocupon alterou o estado para Resolvida