7.3
Gest - Opção - Gestão, Administração e Serviços Lda

Forum Condomínios - Cobrança da emissão de declaração de não dívida ao condomínio

jose aragonez
jose aragonez apresentou a reclamação
9 de outubro 2022
Ao pedir uma declaração de não divida á administração de condomínio foi-me cobrado o valor de 55.35€. Isto é uma autentica vergonha, tanto mais que este valor não é para as contas do proprio condominio mas para quem as administra.
Nem a AT ou a S Social cobram para a emissão de uma declaração de não divida, isto é uma autentica apropriação de alguma lacuna da lei que estes senhores estão a aproveitar e assim explorar os seus clientes.
Onde já se viu um fornecedor cobrar ao cliente por um documento que prova que nada lhe deve?
ao fazer a reclamação ao chamado Grupo Forum ainda por cima me disseram que várias vezes já o fizeram e só eu é que reclamei. Ora é normal pois as pessoas têm a escritura marcada e vê-se na contingência de pagar pelo documento caso contrário não podem fazer a escritura. Vejam o poder que deram a estes senhores apenas para emitirem um documento que deveria estar disponível na hora quando o condômino o necessitasse.
Abaixo transcrevo a resposta que tive dessa empresa quando me indignei com este assunto:

Bom dia Sr. Aragonez,
E verdade que tem direito ao documento, mas nos tambem temos direito em cobrar, lamento imenso. Penso que nao ha necessidade de haver esse problema, na lei esta sim que temos que fazer o trabalho, mas nao diz que devera ser a borla. Pode ir se informar.

Cumprimentos

8700 - 473 Olhão

VEJAM A POUCA VERGONHA
Data de ocorrência: 3 de outubro 2022
24 de outubro 2022
A reclamação continua sem resposta, tal como a postura dessa entidade de condominios.
Fecham-se e nada respondem pois quem deve teme.
8 de novembro 2022
Logicamente a Forum Condomínios não tem justificação para a cobrança que fez e não se justifica.
Vou então recorrer a meios oficiais para que tenham a autoridades de fiscalização conhecimento destes abusos.
30 de dezembro 2022
Vou continuar a denunciar os abusos destes senhores Forum Condminios
3 de outubro 2023
Senhor proprietário

A emissão da declaração de não divida é uma competência da administração passar, mas gera custos e responsabilidades para o administrador que é quem emite a declaração e tem que a autenticar, não é um custo do condomínio mas sim do condómino que a solicita e por isso a deve pagar.
Esperamos ter sido claros
18 de outubro 2023
Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita.
Vou deixar este assunto.
Espero que o uso do dinheiro que ganham injustificadamente só lhe traga prloblemas
jose aragonez
jose aragonez avaliou a marca
4 de março 2023

não saõ de confiança

6 de novembro 2022

Caro Sr.
Antes de mais uma declaração: Não tenho rigorosamente/absolutamente nada a haver com essa empresa e respondo apenas porque me move a vontade de o esclarecer e de esclarecer quem lê esta reclamação, a saber:

1º - O cliente dessa empresa não é o Senhor de forma individual. O cliente dessa empresa é o condomínio.
2º - Na eventualidade de haver dívidas suas, estas nunca serão devidas à empresa, mas sim ao condomínio
2º - A declaração em causa não é uma declaração de não dívida. É uma declaração mais abrangente com fortes consequências para a empresa caso esta se engane na sua redação
3º - A declaração é feita com assinatura reconhecida e, nessa medida, tem custos extra que, naturalmente, não serão suportados nem pelo condomínio, nem pela empresa que o emite, mas sim por quem a requer/ quem dela necessita

Por último deixo-lhe duas questões para sua reflexão:
1º - Quando fizer a escritura da sua nova casa e pedir uma certidão comprovativa desse acto, o registo vai-lhe cobrar por esse documento e aí sim, aplica-se o que o senhor mencionou: O fornecedor (registo notarial) vai-lhe cobrar a si (cliente) por um documento a provar que o imóvel é seu

2º - Se o Sr.º for ao seu Banco e lhes pedir um extracto da sua conta bancária o Banco (Fornecedor) vai-lhe cobrar a si (Cliente) por esse acto apesar de nesse acto não estar envolvida qualquer assinatura reconhecida

Boa tarde, eu também pedi hoje a declaração de não dívida há empresa de administração do condomínio, e também me querem cobrar 40€ + iva. Eu informei me com a deco proteste e o que consta no código civil no artigo 1436 funções da administração, alínea q) que podemos pedir a declaração a ser entregue no prazo máximo de 10 dias úteis.
Ora se a empresa (administrador) já está a ser renumerada pelo serviço prestado ao condomínio, o porquê de se pagar outra vez... São funções do administrador passar a declaração, não é cobrar pelo serviço que já está a ser cobrado mensalmente nos honorários que são pagos.

Cumprimentos

Joel Maia Silva