• (+351) 253 811 523
  • Rua D. Diogo Pinheiro, 25,
    4750-282 Barcelos
  • geral@gilvicentefc.pt

Gil Vicente Futebol Clube - Reclamação sobre logística de entrada – sporting vs. gil vicente, 12 de abril de 2024

Anabela Ribeiro
Anabela Ribeiro apresentou a reclamação
13 de abril 2024
Escrevo para expressar meu descontentamento com a organização e a gestão de acesso aos setores no Estádio Cidade de Barcelos, durante o jogo entre Sporting e Gil Vicente, que ocorreu na sexta-feira, 12 de abril de 2024, pela 29ª jornada da Liga Portugal Betclic 2023/24.

Conforme indicado em meu bilhete, o acesso aos setores S2 da bancada sul inferior deveria ser realizado através da porta principal 13. No entanto, uma vez dentro do estádio, enfrentamos dificuldades significativas devido ao fecho da porta interna destinada ao setor S2. Fomos forçados a utilizar a porta interna do setor S4, que era a única aberta, para chegar aos nossos lugares.

Este situação resultou numa grande confusão e desconforto, visto que muitos espectadores, assim como eu, tiveram que atravessar a multidão para chegar aos seus lugares. A situação foi agravada pelo fato da entrada do setor S4 estar extremamente congestionada, com frequentes empurrões entre os adeptos.

Além dos transtornos mencionados, a existência de apenas uma porta interna aberta para dois setores aumenta consideravelmente os riscos para a segurança dos presentes, especialmente em uma situação de emergência que necessite de evacuação rápida.

Importa ainda referir que a porta relativa ao setor S2 foi apenas aberta no final do jogo para facilitar a saída dos adeptos. Tal situação, deveria ter sido registada no início e durante o jogo pelos motivos já mencionados.

Diante do exposto, solicito que medidas sejam tomadas para rever e melhorar a gestão das entradas e saída dos setores, garantindo que todas as portas designadas estejam acessíveis para facilitar o fluxo de pessoas e aumentar a segurança de todos os torcedores.

Agradeço antecipadamente pela atenção a esta questão e aguardo um retorno sobre as ações que serão implementadas para corrigir esses problemas graves.

Atenciosamente,
Anabela Ribeiro
Data de ocorrência: 13 de abril 2024
17 de abril 2024

Naturalmente, o GVFC, reconhece que este tipo de jogos com os chamados "3 ou 4 grandes" trazem um grande número de adeptos e não é fácil gerir os acessos sem que haja acumulação de pessoas.

Relativamente à questão concreta da porta interna destinada ao setor 2 estar fechada, tal ficou a dever-se ao facto de tal porta dar acesso à bancada superior sul e não à bancada sul inferior, para onde a D. Anabela Ribeiro tinha bilhete. No final do jogo, abrem-se todas as portas e já não há necessidade de direcionar para o piso superior ou inferior, pois o que interessa é escoar o mais rapidamente possível os espectadores.

O congestionamento ficou a dever-se a um grande volume de adeptos e ao facto de os membros da claque da equipa visitante se concentrarem nas zonas de passagem, dificultando o acesso aos demais espectadores.

Esperamos ter dado resposta cabal aos factos relatados e sugerimos que, em situações semelhantes, os adeptos tentem chegar mais cedo ao estádio por forma a poderem ter uma experiência de dia de jogo mais proveitosa e aprazível.