12.4

Aguarda resposta
Erika Barbieri apresentou a reclamação
13 de janeiro 2024
Senhores GNR,
Enviei emails a denunciar 3 empresas que não estão registadas no portal online do Livro de Reclamações porque, segundo o que me foi dito, a empresa tem de estar registada no portal online do Livro de Reclamações.
No dia 23 de outubro de 2023 recebi uma resposta por email (email em anexo) dizendo-me que tinha de formalizar a queixa presencialmente num posto da GNR ou da PSP.
No dia 10 de janeiro de 2024 desloquei-me ao Comando Territorial da GNR - Porto, na Rua do Carmo, por volta das 11h30 da manhã.
Abaixo estão as informações que eu tinha comigo para fazer as denúncias:
Señores GNR,
Max Village
R. Pinto de Araújo nº 22. 4450-774. Leça da Palmeira
229967363
AMIN 18676
geral@maxvillage.pt

Urbenco Green (José Carlos Costa)
912467301
info@urbenco.com
Rua do Grilo nº119, Fornos. Castelo de Paiva.

Rocha Automóveis (Arthur e Raphael Rocha Lda)
NIPC: 510354963
Stands:
• Av. Menéres 735, 4450-120. Matosinhos.Portugal
• Av. Principal 5895, 4535-014. Lourosa. Portugal
• R. Meia légua. 1191, 4520-025. Santa Maria de Feira. Portugal
• Av. Gen. Humberto Delgado 136, 2705-887. Terrugem, Portugal.
• R. São Pedro 65, 4775-177. Monte de Fralães. Portugal.
• Av Principal 5895,4535-014. Lourosa. Portugal
• Tv. Da Telheira 246, 4465-663. Perafita. Portugal.
(ESTAS 3 EMPRESAS NÃO ESTÃO REGISTADAS NO LIVRO DE RECLAMAÇÕES E, POR ISSO, NÃO POSSO FAZER A RECLAMAÇÃO ATRAVÉS DO SITE).
A pessoa que me atendeu me disse que isso era com a PSP e eu respondi que me tinham dito por email que era uma das duas.
Desde o primeiro momento ficou claro que este homem não tinha vontade de trabalhar e começou a inventar todas as desculpas possíveis para não receber as reclamações.
"Não se trata de uma queixa, mas de três". A minha resposta: "Ótimo, vamos fazer 3 reclamações.
Disse-me que eu tinha de ir pessoalmente à empresa e que se eles se recusassem a dar-me o livro de reclamações, eu deveria ligar para a GNR e receberiam a coima.
Eu disse-lhe que tinha passado uma hora à espera na Rocha Automóveis para que mo dessem e fui-me embora.
Lá me respondeu "que não era por se terem recusado a dar-me.".
Quantas horas é que têm de me fazer esperar para eu perceber que não me vão dar?
E no caso da Urbenco Green, que não tem um escritório físico, o que acontece? Vou a casa do arquiteto e bato-lhe à porta?
Depois disse-me porque é que eu não deixava as queixas no Portal Queixa porque "a marca é obrigada a responder".
Disse-lhe que estava enganado porque, na maioria dos casos, a empresa nunca responde e, passado algum tempo, a reclamação é encerrada por inatividade.
Disse-me então que com o NIF eu podia fazer a reclamação online no Livro de Reclamações.
Respondi-lhe que isso não era verdade. Se a empresa não estiver registada no portal online do Livro de Reclamações, não é possível apresentar uma reclamação.
Este senhor pegou no computador e tentou mostrar-me como fazer uma reclamação no livro de reclamações (que eu sei perfeitamente como fazer) e ele próprio não fazia ideia do que fazer.
Para além disso, eu só tinha o NIF de duas das empresas.
Este homem não fazia ideia de como funciona o portal da queixa, como funciona o livro de reclamações ou qualquer outra coisa.
A minha pergunta era repetidamente: a empresa é obrigada a estar registada no portal do livro de reclamações online ou não?
O homem também não sabia a resposta.
Depois de me ter feito perder uma hora com desculpas e mais desculpas por não fazer o seu trabalho, decidi ir-me embora.
Considero vergonhosa a incompetência da pessoa que me atendeu e a falta de vontade de ajudar os cidadãos e de fazer com que a lei seja cumprida.
Com esta forma de trabalhar, é perfeitamente compreensível que no Porto as empresas se dediquem à burla a torto e a direito, porque os funcionários públicos que deveriam estar lá para fazer justiça, não têm interesse em fazer o seu trabalho.
Espero que este email chegue a alguém que me possa ajudar.
Obrigado pela vossa ajuda
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2024
6 de fevereiro 2024
Resposta da GNR
6 de fevereiro 2024
Excelentíssimo Senhor,

Muito obrigado pela sua resposta, mas infelizmente só serve para lavar as suas mãos do serviço medíocre e incompetente do funcionário que me atendeu na GNR do Porto.

Em primeiro lugar, a reclamação não era sobre um stand de automóveis mas sim sobre "3 empresas". Dizer que só fui fazer uma reclamação sobre um stand de automóveis faz-me pensar que ninguém se deu ao trabalho de ler e perceber o email que enviei, e que está simplesmente a repetir a história que lhe foi contada pelo agente que me atendeu.

Para uma melhor compreensão, volto a colocar aqui as 3 empresas com os dados que tenho:

Max Village
R. Pinto de Araújo nº 22. 4450-774. Leça da Palmeira
229967363
AMIN 18676
geral@maxvillage.pt
Urbenco Green (José Carlos Costa)
912467301
info@urbenco.com
Rua do Grilo nº119, Fornos. Castelo de Paiva.
Rocha Automóveis (Arthur e Raphael Rocha Lda)
NIPC: 510354963
Stands:
• Av. Menéres 735, 4450-120. Matosinhos.Portugal
• Av. Principal 5895, 4535-014. Lourosa. Portugal
• R. Meia légua. 1191, 4520-025. Santa Maria de Feira. Portugal
• Av. Gen. Humberto Delgado 136, 2705-887. Terrugem, Portugal.
• R. São Pedro 65, 4775-177. Monte de Fralães. Portugal.
• Av Principal 5895,4535-014. Lourosa. Portugal
• Tv. Da Telheira 246, 4465-663. Perafita. Portugal.

Relativamente à rocha automóveis, tal como informei o funcionário, pedi o livro de reclamações no stand da rocha automóveis aeroporto (STAND QUE JÁ NÃO EXISTE POR TER FECHADO) e, nessa altura, estive quase uma hora à espera que o Alexandre Ferreira, a única pessoa que me podia dar o livro, terminasse um telefonema. Logicamente, fui-me embora.

Depois, a Urbenco Green não tem escritório físico, o que é que acontece neste caso?

A MaxVillage fechou o escritório físico, o que é que acontece neste caso?

Para além de lavar as mãos, seria conveniente dar a informação que está a ser pedida.

“Foi a mesma informada dos procedimentos relativos á apresentação do libro de reclamações, bem sobre a queixa electrónica”

Esta afirmação leva-me a pensar, mais uma vez, que a pessoa que escreveu a carta que me foi enviada não leu nem compreendeu o e-mail que enviei.

A pessoa que me atendeu nem sequer sabia como colocar a queixa no livro de reclamações ou como funciona a página Web. Por outras palavras, esse funcionário não estava em condições de explicar nada porque não fazia ideia de nada.

“Foi ainda informada do direito de queixa e seus prazos, sendo lhe dito que naquele momento teria que aguardar debido ao facto do informante não dispor de meios para receber a suposta denuncia, bem como o militar da Secção Policial, que se encontraba á hora dos factos a elaborar uma denuncia por crime de ofensas a integridade física voluntaria simples”

Mais uma vez, acho que não se deu ao trabalho de ler o meu e-mail. Em nenhum momento o "informante" disse que a pessoa que tinha a função de receber as queixas não estava lá. Se tivesse dito, eu teria esperado ou voltado mais tarde.

Como expliquei no e-mail que parece não ter sido lido, este "informante" estava a tentar que eu fosse à PSP fazer a denúncia para ele não ter de fazer nada. Volto a referir o email que enviei.

Depois começou a ensinar-me a fazer uma queixa no portal da queixa e no livro de reclamações quando nem sequer sabia como funcionavam esses sites e quando eu já lhe tinha dito várias vezes que sabia perfeitamente como fazer uma queixa no portal da queixa e no livro de reclamações.

“Que após esta informação, a referida cidadã, virou-me as costas e abandonoua as instalações”.

Parece-me normal que, quando passo uma hora a ver uma pessoa que não ajuda nem faz o seu trabalho e que finge explicar algo que ele próprio não sabe fazer, é normal que o cidadão se canse de perder tempo e se vá embora.

“Cabe.me ainda informar, que desde a sua chegada á porta de quartel até á sua saida passou cerca de quince minutos”.

Espero que esta declaração muito exacta do tempo que estive no quartel não venha apenas da palavra do "informante" que se distinguiu pela sua incompetência e falta de vontade de trabalhar. Espero que esta declaração tenha sido feita depois de ter verificado as câmaras de segurança e confirmado exatamente a que horas entrei e saí do quartel.

Seria muito grave afirmar isto sem ter verificado as câmaras de segurança.

Infelizmente, o documento que me enviaram foi apenas para lavar as mãos da incompetência do "informante" que me atendeu.

Resta a questão mais importante, à qual o "informante" respondeu "que não sabia": como é que eu denuncio estas 3 empresas que não estão inscritas no livro de reclamações? As empresas são obrigadas a estar inscritas no livro de reclamações para que nós, cidadãos, possamos fazer uma denúncia online?

Repito: são 3 empresas, não um stand de automóveis.

Há alguém que saiba esta informação?

Além disso, penso que seria importante recordar ao "informante" que o seu trabalho e o de todos os funcionários públicos é pago com os nossos impostos e que, por isso, deve melhorar o seu desempenho e fazer o seu trabalho corretamente.

Em vez de me enviar uma carta a chamar-me mentirosa, teria sido mais correto e mais consentâneo com a profissão de um funcionário público, que existe para zelar pelo bem-estar do cidadão, pedir desculpa pelo mau serviço prestado e fornecer as informações solicitadas.
20 de fevereiro 2024
aguardo resposta
Erika Barbieri
Erika Barbieri está a aguardar resolução da marca