Goldenergy Marca Recomendada
86.5
Goldenergy - Empresa Comercializadora de Energia, S.A.
  • A GOLDENERGY nasceu com uma visão!
    A Visão de fornecer eletricidade e gás natural a toda a gente e em todos os locais, mesmo os mais distantes de Portugal.
    Oferecer os melhores preços de sempre, com os preços transparentes e uma fatura clara e simplificada. Tratar o Cliente como se fosse o mais especial, com uma equipa motivada, competente e sempre disponível para si.
    Na GOLDENERGY queremos os Clientes mais satisfeitos, o melhor serviço com uma equipa dedicada a conseguir a sua satisfação, o melhor preço com a certeza de que a nossa visão será também a sua realidade!

• Quinta do Almor, Fraga de Almotelia, Loja 4, R/C B
    5000-061 Vila Real

Goldenergy - Paineis solares a afectar quadro elétrico quando chove, e à sombra no verão

Em tratamento
Diogo Almeida apresentou a reclamação
27 de março 2024
Há cerca de 1 ano (início de 2023) contactei a Goldenergy para a colocação de paineis solares. Os mesmos foram colocados rapidamente. Durate os meses iniciais tive alguns problemas elétricos no quadra, que desligava, embora nunca tivesse associado os mesmos aos paineis, visto que o quadro elétrico desligava por completo. Talvez por não ter havido muita chuva, aconteceu poucas vezes. Depois do verão, voltou a acontecer quando voltou o mau tempo, e uma vez reparei que acontecia assim que começava a chover. Durante um dia de chuva intensa aconteceu várias vezes. Verifiquei toda a iluminação externa e não havia nada exposto. Decidi desligar o disjuntor dos paineis solares de forma a despistar se seria essa a origem. O problema deixou de existir durante horas. Assim que voltei a ligar o mesmo disjuntor, aconteceu novamente. Contactei a Goldenergy e, embora tenha sido um processo que demorou bastante, lá apareceu a equipa técnica para fazer uma intervenção. A equipa que veio disse que o problema era relacionado com os paineis, mas que não devia ser nada junto dos mesmos, mas sim no quadro, porque faltava uma protecção. De referir que essa mesma equipa não se dirigiu aos paineis, apenas viu o quadro. Seria de esperar que verificassem junto dos paineis, visto que o problema ocorre poucos segundos de começar chuva intensa. Modificaram todo o quadro elétrico, deixando inclusivamente os disjuntores todos trocados e não identificados. Fez a intervenção e seguiu caminho. É certo que durante uns tempos não tive novamente o problema, mas agora, com nova semana de chuva intensa, o problema voltou, e tenho novamente cortes de luz consecutivos em que o quadro desliga por completo. Mais uma vez, desligando o disjuntor dos paineis, o problema desaparece. Estou impossibilitado de usar os paineis, embora os esteja a pagar mensalmente. Sou prejudicado de duas formas: pago algo que não uso, e pago mais energia à mesma empresa a que pago os paineis. Embora já tenho feito reclamação, a verdade é que não fui ainda contactado de volta, e não se perspectiva que o problema seja intervencionado durante semanas, como aconteceu da última vez.

Para além desta situação, verifica que 2 dos 6 painéis instalados estão à sombra da chaminé durante uma parte do ano (verão). Talvez não tenham reparado no momento da instalação por ter sido feita de inverno, e as posições do sol serem ligeiramente diferentes. O facto é que perdo bastante produção de energia durante os meses com suposta maior produção. O lado do telhado em que foi feita a instalação tem 6 paineis e tem espaço suficiente para mais 10, pelo menos, pelo que o espaço disponível não terá sido entrave.
Data de ocorrência: 25 de março 2024
27 de março 2024
Exmo(a). Sr(a). Diogo Almeida

Acusamos a receção da sua exposição com o nº 110083224, datada de 2024-03-27.

Aguarde pela nossa resposta.
Prometemos ser breves.

Com os melhores cumprimentos
Relação com o Consumidor
15 de abril 2024
Fui contactado pela Goldenergy. Disseram-me que seria contactado pela assistência técnica. Até agora, nada.
Exmo(a). Sr (a). Diogo Almeida

Informamos que foram prestados todos os esclarecimentos à exposição nº 110083224 ao dia de hoje para o email enunciado na mesma.

Para mais esclarecimentos:
- https://contacto.goldenergy.pt/
- Telefone: 808 205 005 ou 259 348 634

Obrigado pela sua preferência.

Mariana Coutinho
18 de abril 2024
A situação não se encontra resolvida. Continuo a aguardar agendamento da equipa técnica. Quanto ao posicionamento dos painéis, apesar de o documento estar assinado por mim, essa informação não constava no campo de observações no momento da assinatura. Nem fazia sentido, visto que o telhado não tem 1/3 da sua área ocupada. O posicionamento dos painéis foi escolhido pelos técnicos, sem nenhum impedimento da minha parte nem de ordem técnica para escolher outro local mais favorável.

Resposta da GoldEnergy por email:
Caro Diogo Almeida,

Nas suas exposições enviadas através do Portal da Queixa indica problemas técnicos relacionados com a instalação de paineis solares.

Departamento especializado

Agendamento de Verificação Técnica dos Painéis Solares

Relativamente à sua observação de que os painéis solares não estão a funcionar devidamente, informamos que a situação encontra-se atualmente em processo de agendamento.

Os nossos técnicos especializados irão deslocar-se ao local para proceder à verificação técnica das instalações. Solicitamos que aguarde um contacto da nossa parte para a confirmação do agendamento da visita.

Esclarecimento sobre a Instalação e Funcionamento dos Painéis Solares
Em relação à sua observação acerca da instalação dos painéis solares, que menciona estarem posicionados à sombra e, consequentemente, não produzirem a energia esperada, cumpre-nos informar que esta condição foi devidamente esclarecida no momento da instalação.

Em anexo, enviamos o documento assinado que contém esta informação, confirmando que foi devidamente informado acerca das condições de instalação dos painéis.

Estamos disponíveis para esclarecimentos adicionais.
18 de abril 2024
Como se pode verificar pela imagem de satélite anexada, o telhado tem espaço para mais 2 filas de 6 paineis. Este espaço livre não tem nenhum impedimento para a instalação dos mesmos, nem é afectado por nenhuma sombra. Desta forma, nem faria qualquer sentido eu ter concordado com esta situação que só me prejudicaria, sendo que pago exactamente o mesmo valor que pagaria se a instalação fosse distribuída pelo espaço livre. A única vantagem de a instalação ter sido feita desta forma terá sido para a equipa de instalação, que terá tido uma instalação mais rápida e possivelmente com menos custos associados.
18 de abril 2024
Nesta imagem será até mais fácil perceber a área de telhado livre, e até comparar com as instalações feitas em casas vizinhas, com áreas de telhado iguais.
Diogo Almeida
Diogo Almeida está a aguardar resolução da marca