The Growing Company Portugal
  • Rua da Argila, 620/624
    Zona Industrial de Alfena
    4445-027 Alfena
  • geral@growing.pt

Growing - Recusa de reparação de telemóvel ao abrigo da garantia

Victor Manuel Fernandes
Victor Fernandes apresentou a reclamação
2 de junho 2015

Após uma má experiência com aparelhos da Marca Growing nomeadamente um telemóvel GROWING WOLF adquirido em Junho 2014 pelo valor de 129€ venho por este meio manifestar o meu total descontentamento em relação a esta entidade. Anexo a reclamação enviada à Marca que nem se deram ao trabalho de responder. Esta reclamação foi enviada no dia 15 de Maio de 2015, sem qualquer resposta da mesma.

""Assunto: reparação ao abrigo da garantia com numero: OR 1A/1376

Exmo. Senhores,

Sendo detentor de alguns equipamentos da marca Growing venho por este meio manifestar o meu total desagrado sobre um caso recentemente passado com uma compra efectuada na Rádio Popular de Ovar.
Adquiri um telemóvel na Rádio Popular no dia 8/5/2014, cuja marca é Growing Wolf, modelo GMQ5012B com IMEI: 359786041560310, pelo valor de €129.90, pago pronto pagamento, este equipamento deixou de aceitar carga através da entrada USB devido a um desgaste do receptor do USB no aparelho, cujo desgaste atribui-se claramente a uma utilização normal do cabo USB para proceder ao carregamento da bateria do aparelho, além desta situação o aparelho apresentava uma não conformidade no bom funcionamento do mesmo, uns dias após aquisição o telemóvel encravou e sem meios de o desligar tive de lhe retirar e colocar a bateria de modo que o sistema pudesse arrancar novamente, sem estar totalmente familiarizado com o aparelho fiquei com a percepção que pudesse ter sido alguma função por mim mal aplicada, esta situação não tornou a acontecer nos próximos meses mas a partir de outubro de 2014 este sintoma tornou-se mais frequente, uma ou duas vezes por mês surgia este encravamento do software e para resolver a situação seria sempre retirar e recolocar a bateria e aguardar que o sistema do aparelho arrancasse novamente, consegui viver com esta situação, mas a partir do momento que o receptor USB do aparelho começou também a dar problemas achei melhor deslocar-me à Rádio Popular de Ovar no dia 12 de Abril 2015 e apresentei o equipamento conforme o comprei, apresentei fatura e a minha reclamação para a eventual reparação ao abrigo da garantia de 2 anos estipulado por lei. Expliquei claramente quais os sintomas da não conformidade no qual o assistente apontou e informou que dentro do prazo de 30 dias o assunto ficaria resolvido. De facto no dia 5 de Maio 2015 recebi na minha caixa de correio uma carta emitida pela Rádio Popular datada de 30 de Abril 2015 informando que o aparelho não reunia as condições necessárias para ser considerado ao abrigo da garantia.
Informação enviada pela Rádio Popular, CITO “Vimos por este meio informar segundo indicação da marca, o equipamento acima indicado não reúne as condições necessárias para ser considerado ao abrigo da garantia conforme relatório técnico que anexamos” relatório Técnico, CITO “com falhas de tinta na moldura, tem o cover partido” (Técnico não refere a dimensão do partido)
Esta constatação pela Marca não justifica a recusa da reparação, tudo isto despoletou um orçamento associado com valor de €61.38 para pagamento por mim, caso aceitasse o valor do orçamento, é óbvio que jamais poderia aceitar este tipo de tratamento e informação enganosa emitida pelo técnico que chegou a esta conclusão, 1º, apenas solicitei a substituição da entrada do USB do aparelho para poder proceder ao carregamento da bateria, 2º o facto do telemóvel apresentar falhas na tinta da moldura ou cover partido não justifica a recusa da reparação, estas constatações são defeitos de uso diário que não tem rigorosamente nada haver com o que foi pedido para reparar.
Não posso aceitar este desfecho, solicito a reparação do aparelho ao abrigo da garantia no prazo máximo de 8 dias, de acordo com o Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio, é também a responsabilidade do Vendedor/Marca provar que as constatações do vosso técnico são suficientemente justificáveis e claras para que o aparelho não reúna as condições para ser reparado ao abrigo da garantia, cuja evidência não foi apresentada pelos vossos serviços técnicos nem o relatório técnico por vós enviado consta qualquer detalhe que possa ser fundamental para a recusa da reparação do aparelho ao abrigo da garantia.
Aguardo resposta da vossa decisão no sentido de poder ou não deslocar-me à Rádio Popular de Ovar para recolher a minha propriedade.
Sem mais de momento.

Os meus melhores cumprimentos
Victor Manuel Fernandes ""

Data de ocorrência: 2 de junho 2015