HF Hotels

GASPAR LIMA
GASPAR LIMA apresentou a reclamação
10 de maio 2016

Motivo da Reclamação:
Dúvidas quanto a classificação (em estrelas) 4 ostentada e publicitada por esta unidade hoteleira.
Factos:
Em viagem de lazer, em 24 Abril 2016, por reserva online nº 794.828.708, código PIN: 2192, tive a oportunidade de conhecer a unidade referenciada tendo por uma noite alojado no quarto 904.
À chegada, o Serviço de paquete talvez, sobre "reserva" ou "à pedido".
O alojamento dado como já disponível, cheirava a mofo e no WC, estendido sobre o resguardo da banheira, qual estendal, dispunha-se um retalho de pano sujo e envelhecido pelo uso, supostamente um pano em uso na limpeza. As toalhas expostas facilmente retratavam muitos anos de uso e desgaste. Estavam ríspidas e "encardidas" pelo tempo ou e deficiente higienização.
O frigobar estava desligado e sujo no seu interior e nele depositada uma garrafa de água, aparentemente deixada há algum tempo e a necessitar de substituição.
Cedo me apercebi do enorme calor que se fazia sentir no interior do quarto, mais agravado pelo forte cheiro a mofo, e não havendo outra solução de arejamento, decidi pelo ar condicionado.
Surpresa minha, a primeira vista, o ruído, muito ruído e uma lufada de ar pareceu emergir da grelha de ventilação. Pelo calor, e também porque estava preste a abandonar o quarto, valeria o sacrifício do desconforto sonoro em beneficio do conforto térmico. Pensei.
Cerca de quatro horas depois, já de regresso ao quarto, tudo estava na mesma, bafo a "mofo" e o calor, o calor sobretudo que pensava ter sido dissipado pela corrente fria do "ar condicionado" que propositadamente deixara ligado para o efeito.
Indignado contactei o serviço de receção que sem saber como se "desembrulhar" do imbróglio foi tentando soluções cada vez mais incoerentes a medida que o diálogo se adensava. Disse o rececionista:
1º- "...Reinicie o aparelho".
Já reiniciei, mas continua na mesma.
"...Bem, sei que houve um problema com o "ar condicionado", mas não sei se o seu quarto -904- foi afetado". "Eu até mandava-lhe um técnico para ver, mas abra as janelas que ficará mais fresco"
Olhe que já vi muitas gaivotas a rasarem a minha janela e não faz sentido sequer esta solução.
"...Eu até mudava-lhe de quarto, mas estamos cheios e já não temos hipóteses. Mas deixe o aparelho ligado por umas horas. Só temos uma central para os 140 quartos e pode levar algum tempo até que a coluna de ar frio chegue ao seu quarto"
Olhe que o aparelho esteve ligado mais do que este tempo e não funcionou, disse-lhe.
"...Sim? Agora lembro-me que estiveram a proceder a mudança de controlo de temperatura para o clima de verão e pode ser uma questão de umas horas".
Bem o que você me está a propor é que saia e me deite pelas 07h. São quase duas horas da madrugada e ainda vou ter de esperar pelo "ar condicionado"? Além do mais os decibéis emitidos pela suposta conduta de "ventilação" são em absoluto, contra todas as normas de poluição sonora, disse.
"...Lamento, mas não posso fazer mais nada".
Mas, a inexistência de ar condicionado, e as tentativas fraudulentas de uma justificação, as toalhas velhas e impróprias, o cheiro a bafio, o enorme desconforto sonoro do aparelho de tv com o som completamente desajustado e ruidoso, junta-se uma dificuldade enorme na gestão do espaço dedicado à garagem com saídas mal sinalizadas, sobretudo para um único e estreito acesso em plano inclinado para entradas e saídas de viaturas.
Como era de esperar o check-out foi como se podia prever. Por falta de um envelope ou deszelo a fatura foi cruamente entregue e em momento algum, alguém se distanciou para qualquer satisfação ou mesmo pedido de desculpas sobre a ocorrência grave supostamente registada pelo rececionista.
É pois interessante notar que os sectores mais importantes e consequentemente de maior peso na atribuição da categoria, duma unidade hoteleira, penso: higiene, segurança, insonorização, foram de longe os mais notados em pouco mais de 12h que passei por esta unidade hoteleira.
Para um cliente atento, que outros segredos esconderá o HF Fenix Porto?

Pretensão:
Revisão da qualificação do HF Fenix Porto
Reflexão sobre os serviços à disposição do cliente.

Lisboa, 10 Maio 2016

gasparlima